O que é considerado loteamento?

Perguntado por: Carlota Guerreiro Pereira  |  Última atualização: 2. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

§ 1o Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

Quais são os tipos de loteamentos?

5 tipos de loteamento que você precisa conhecer
  • Loteamento fechado. Empreendimento com acesso controlado, geralmente, por meio de portarias e sistemas de segurança. ...
  • Loteamento aberto. ...
  • Loteamento residencial. ...
  • Loteamento comercial. ...
  • Loteamento misto. ...
  • Segurança. ...
  • Valorização. ...
  • Economia.

Qual a diferença entre terreno e loteamento?

Sendo assim, um terreno pode ser dividido em várias partes, às quais chamamos de lotes. Portanto, dentro de um terreno podem existir centenas de lotes. Além disso, quando uma pessoa ou empresa compra um terreno e divide em vários lotes, que geralmente são do mesmo tamanho, ela estará fazendo um loteamento.

O que é um loteamento residencial?

Loteamento residencial

Por isso, esses loteamentos estão em bairros considerados zonas residenciais pela Prefeitura. Se um loteamento for estritamente residencial, ele não poderá ter lojas e comércios no seu interior, apenas residências.

Qual é a diferença entre desmembramento e loteamento?

O loteamento é caracterizado pela divisão do terreno com a abertura de novas ruas ou o prolongamento de ruas existentes. Já o desmembramento não resultará na abertura de qualquer rua, pois deverá aproveitar o sistema viário existente.

CONDOMÍNIO e LOTEAMENTO FECHADO, entenda as DIFERENÇAS

29 questões relacionadas encontradas

Como funciona loteamento de terreno?

O loteamento é o parcelamento do solo de uma gleba (terra no estado original) com a finalidade de vender lotes menores para construção de casas e edifícios, implicando na abertura de novas ruas de circulação e logradouros públicos ou prolongamento, ampliação ou modificação das vias existentes, tendo que ser efetuada ...

O que é um loteamento fechado?

O loteamento fechado nada mais é que o resultado da subdivisão de uma gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação e de logradouros públicos, cujo perímetro da gleba original, ao final, é cercado ou murado de modo a manter acesso controlado.

Como saber se é loteamento ou condomínio?

A principal diferença entre loteamento e condomínio está relacionada à privacidade. Enquanto todo o terreno no condomínio pertence aos moradores, nos loteamentos, apenas a área do lote é de quem mora, pois o restante é subordinado à prefeitura do município em questão.

O que é um loteamento irregular?

O loteamento é tecnicamente irregular se: a) executado sem aprovação da prefeitura municipal; b) executado sem aprovação da prefeitura municipal, mas em desacordo com o projeto; e c) executado de acordo com o projeto aprovado, mas sem obediência ao cronograma de obras.

O que é necessário para se fazer um loteamento?

Quais as etapas para fazer um loteamento
  1. Levantamento do terreno (financeiro, jurídico, ambiental e topográfico) Primeiramente, é importante avaliar a fundo a área de terras que passaria pelo loteamento. ...
  2. Apresentação e análise do projeto. ...
  3. Aprovação dos documentos. ...
  4. Registro do loteamento. ...
  5. Etapa opcional: fazer um cercamento.

Como saber se o loteamento é legal?

Você deve procurar imediatamente a Prefeitura e informa a situação. Pode ser que esse terreno esteja em áreas em que é proibida qualquer tipo de intervenção, como por exemplo, área de APP – Áreas de Preservação Permanente (topo e encostas de morros, margem de rios, e áreas próximas de nascentes).

O que têm em um loteamento?

O que é um loteamento? O loteamento é uma grande área de terra que será dividida em lotes menores, contando com vias públicas e outras facilidades que permitam a construção de imóveis.

Para que serve o loteamento?

O loteamento é definido como a divisão de uma área de terra em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, implantação de infraestrutura básica e, quando necessário, reserva de áreas para uso público.

Quem fiscaliza os loteamentos?

O Município é o ente público responsável pela fiscalização do parcelamento, uso e ocupação do solo urbano e, portanto, pela regularização de loteamento irregular, conforme previsão dos arts. 13 e 40 , da Lei n. 6.766 /79, o que configura um poder-dever.

Qual a diferença entre loteamento e bairro?

A diferença entre bairro planejado e loteamento está na abordagem e na visão de desenvolvimento urbano. Enquanto os bairros planejados oferecem uma experiência de moradia completa e integrada, os loteamentos podem variar em termos de infraestrutura e qualidade de vida.

Como ganhar dinheiro com loteamentos?

Use estratégias diferentes. Embora o mais comum seja investir em loteamentos para depois vender os lotes unitários, você também pode usar o investimento para ganhar dinheiro de outra forma: comprar um lote maior, dividir em lotes menores e construir várias casas ou comércios para locação.

Quando um loteamento é considerado finalizado?

Concluídas as obras e expedido o TVO, integra-se o loteamento à cidade. Até então, a responsabilidade pela execução e implantação definitiva das obras era apenas do loteador. Após a integração, passa ao Poder Público, podendo ser considerado o loteamento como finalizado em termos urbanísticos.

Como saber se o loteamento é irregular?

O loteamento irregular é aquele empreendimento que tem projeto aprovado na prefeitura, porém não está registrado na matrícula ou que está sendo feito em desacordo com o projeto que foi aprovado.

O que configura loteamento clandestino?

São os chamados “loteamentos clandestinos”, empreendimentos realizados à margem da legislação urbanística, ambiental, civil, penal e registrária, em que se abrem ruas e demarcam lotes sem qualquer controle do Poder Público. Estes são em seguida alienados a terceiros, que rapidamente iniciam a construção de suas casas.

É possível transformar um loteamento em condomínio?

Condomínio fechado e loteamento fechado são muito diferentes. E é por isso que não é possível transformar um bairro em condomínio fechado.

Pode fechar um loteamento?

A Lei Municipal no 8.739, de 09 de janeiro de 1996, autoriza expressamente o fechamento de loteamentos aprovados de acordo com a Lei de Loteamentos, impondo ao empreendedor, entretanto, determinadas obrigações, dentre as quais, a de manter as áreas públicas que tenham sido objeto de permissão.

Qual a diferença de condomínio de lotes e loteamento?

A diferença básica é que, no loteamento, compra-se apenas a área referente ao lote, enquanto no condomínio será a fração ideal, que engloba não apenas a área de uso privativo, como também a de uso comum, como as ruas de acesso, a área verde e o espaço de lazer.

Quem fiscaliza loteamento irregular?

Na avaliação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os municípios são os legítimos responsáveis pela regularização de loteamentos urbanos irregulares, em virtude de serem os entes encarregados de disciplinar o uso, ocupação e parcelamento do solo.

Qual a diferença de loteamento aberto e fechado?

O loteamento aberto assemelha-se ao fechado, com a diferença de que não há restrições quanto ao acesso de pessoas ao local. Outra característica é que o loteamento aberto deve se localizar próximo dos serviços e dos produtos essenciais para os moradores.

O que acontece com loteamento irregular?

A Prefeitura alerta que loteamento irregular é crime. De acordo com a Lei Federal nº 6766/79, a pena é de reclusão de um a quatro anos e multa de cinco a cinquenta vezes o maior salário mínimo vigente no país, a ser aplicada ao loteador.

Artigo anterior
Quem é o arconte mais forte?
Artigo seguinte
Qual o conceito de filosofia para Dermeval Saviani?