O que é conjunção subordinativa exemplos?
Perguntado por: Irina Anna Nascimento de Lourenço | Última atualização: 14. März 2022Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)
São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
O que é conjunção de 5 Exemplos?
São conjunções que exprimem uma razão ou um motivo de algo.
Que; Porque; Assim; Pois (antes do verbo);
O que é conjunção de 3 exemplos?
Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva. ... Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc.
Como identificar conjunções subordinativas?
- • integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; ...
- • causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.; ...
- • concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;
Quais são os tipos de conjunções subordinadas?
- Conjunções subordinativas integrantes. ...
- Conjunções subordinativas causais. ...
- Conjunções subordinativas comparativas. ...
- Conjunções subordinativas concessivas. ...
- Conjunções subordinativas condicionais. ...
- Conjunções subordinativas conformativas. ...
- Conjunções subordinativas consecutivas.
CONJUNÇÃO: CONJUNÇÕES SUBORDINADAS - CONECTIVOS - Profa. Pamba
Quais as conjunções coordenativas?
Tipos de conjunções coordenativas
E, nem, não só, mas também. ... Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção). Explicativa. Porque, que, porquanto, pois (antes do verbo).
Como identificar uma conjunção coordenativa?
É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta. Ela pinta e borda.
Como é que tipo de conjunção?
2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.
Quando é que conjunção?
Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);
Que conjunção?
Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.
Como utilizar a conjunção?
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
O que é conjunção em uma frase?
Conjunções são conectivos que fazem o papel de unir termos em uma oração, orações em uma frase e frases em um texto. São elas que estabelecem uma relação lógica de sentido e coesão.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
São conjunções concessivas?
Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.
Para que servem as conjunções Quais são elas?
A conjunção estabelece a relação entre duas orações ou duas palavras que possuem o mesmo valor gramatical. Ela conecta termos que exercem a mesma função sintática e permite que a oração faça sentido e tenha fluidez. As conjunções podem ser oordenativas ou subordinativas.
Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?
Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.
Quando é conjunção subordinativa?
Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc. Exemplos: Desde que você foi morar longe, sua mãe não para de chorar.
Quais as 9 conjunções subordinativas?
- Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) causais;
- condicionais;
- conformativas;
- concessivas;
- comparativas;
- consecutivas;
- proporcionais;
- temporais;
Como classificar o quê?
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
O que substitui o pronome que?
- Como pronome interrogativo: 1 qual. ...
- Como pronome relativo: 2 o qual, a qual, os quais, as quais. ...
- Como pronome relativo: 3 o que, aquilo que, tudo o que. ...
- Como advérbio: 4 quão, quanto, como, a que ponto. ...
- Como preposição: 5 de. ...
- Como preposição: ...
- Como conjunção causal: ...
- Como conjunção comparativa:
Que como advérbio?
A palavra que será advérbio quando intensificar adjetivos e advérbios. Nesse caso, pode ser substituída por quão ou muito; em geral, é usada em frases exclamativas. – Que linda é essa garota! – Que estranha essa atitude!
Qual é a classificação de quando?
Significado de Quando
advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando. ... advérbio Em que (advérbio interrogativo): era na quadra quando as cerejeiras floriam. conjunção Logo que, assim que: irei quando puder.
Quando é um advérbio de tempo?
Advérbio de Tempo
Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, entrementes, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente. Exemplos: Ontem estivemos numa reunião de trabalho.
Qual a melhor argila para queimar gordura localizada?
É normal um lado do corpo ser maior?