O que é conjunção coordenada aditiva?

Perguntado por: Filipe Mateus Guerreiro de Pacheco  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

Conjunções coordenativas aditivas
São as que estabelecem relação de adição entre os elementos conectados, ou seja, um é o acréscimo do outro. Esse acréscimo pode ser tanto em sentido positivo quanto negativo. Veja os exemplos: Eu fui à praia e tomei bastante sol.

O que é uma conjunção coordenada aditiva?

As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

Quais são as conjunções coordenadas aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Quais são as frases aditivas?

Exemplos de frases com conjunções aditivas
  • Maria Luísa caiu no recreio e foi levada para o hospital.
  • Minha vizinha não foi à festa nem avisou que não ia.
  • Gosto muito dele, bem como gosto muito de você.
  • Não só visitei a Torre Eiffel, como também visitei o Museu do Louvre.

Qual o significado de conjunção aditiva?

Conjunções aditivas exprimem a ideia de soma: e, nem, bem como, não só... como também, não só... mas também.

Orações Coordenadas: Aditiva e Adversativa

43 questões relacionadas encontradas

Como é aditiva?

a) Aditivas

Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não).

O que é conjunção exemplos em frases?

Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

O que é alternativa exemplos?

substantivo feminino Escolha entre duas possibilidades; opção: encontro-me diante desta alternativa: ficar ou partir. Sucessão de coisas que se repetem com alternação, umas após outras: alternativas de calor e de frio. O que pode ser usado no lugar de outro: temos outra alternativa para seu tapete.

Como também em frases?

como «exprimem um nexo aditivo» (idem, p. 567) entre as orações de uma frase, estabelecendo uma estrutura de coordenação copulativa: O João não só viu o livro como (também) o comprou. Ele leu não só o livro mas também a revista.

Quais são os tipos de conjunções coordenadas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Quantas são as conjunções coordenadas e quais são?

Aditivas - expressam soma. Adversativas - expressam oposição. Alternativas - expressam alternância. Conclusivas - expressam conclusão.

Quais são os tipos de conjunção?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

O que é uma frase conclusiva?

substantivo feminino Conjunção utilizada para ligar uma oração que expressa conclusão, consequência ou inferência, à frase ou oração anterior; pois, portanto, assim, logo.

O que é conjunção subordinativa causal?

São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

Como identificar uma conjunção coordenativa?

Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa. A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo: Ele venderá brinquedos ou revistas.

O que é ser alternativa?

Ser Alternativo é ser diferente. ser único,ter seu estilo próprio, fazer o que der vontade..

O que é ser uma pessoa alternativa?

- Membros de uma subcultura como já citado acima (pode durar uma fase ou a vida toda). - Pessoas que são parte de uma minoria com hábitos diferenciados (pessoas que praticam nudismo, medicina natural, veganos, poligâmicos, pessoas que moram em eco-villages etc).

Quando pode ser conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Como usar o como também?

como também. Exemplos: “A blusa é bonita e barata.” “Ele não só escreveu a revista como também editou.” – Adversativas: Ligam orações indicando oposição.

Como também usa vírgula?

A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.

Como também quando usar?

Indicam uma relação de adição à frase: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como etc.

São exemplos de conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.

Como fazer conjunção?

Conjunções Conformativas: conforme, como, segundo, consoante, etc.; Conjunções Consecutivas: que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que, etc.; Conjunções Finais: para que, a fim de que, porque (=para que);

O que é conjunção no texto?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Artigo anterior
Quantas vezes posso usar FGTS para comprar imóvel?
Artigo seguinte
O que quer dizer Val-de-Cans?