O que é conectivo exemplos?

Perguntado por: Mara Ana Nogueira de Barbosa  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

Tratam-se dos conectivos para redação mais comuns, que possuem a função de indicar soma entre as orações, ideias ou argumentos. Alguns conectivos aditivos são: e, mais, que, mas também, como também, além disso, também, a propósito, em adição, some-se a isto. Exemplos: a) Os rapazes venceram a partida e foram comemorar.

Como identificar um conectivo?

CONECTIVOS coordenativos são as seguintes conjunções coordenadas: ADITIVAS (adicionam, acrescentam): e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também... Ela estuda e trabalha. CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).

Onde é um conectivo?

O uso do Onde na Redação

Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Como se usa aonde?

Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar.
  • Não sei onde fica a cidade de Araguari.
  • Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.

Como usar de onde?

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”.

Conectivos textuais - Brasil Escola

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os conectores de um texto?

Os conectores pertencem a diversas classes de palavras - conjunções (ou locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas, advérbios (ou locuções adverbiais), preposições (ou locuções prepositivas), expressões adjetivas ou até orações completas.

Quais são os conectivos em português?

Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.

Quantos tipos de conectores existem?

Existem alguns tipos diferentes de conectores, como o conector de conexão automática, o conector split bolt, o conector de porcelana, o conector múltiplo sindal e o conector de torção.

Quando é conectivo?

Conectivos de relação temporal

Esses conectivos indicam o tempo de desenvolvimento da ação mencionada. Conectivos: Quando, antes que, depois que, até que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, ao mesmo tempo que.

O que é conectivo sujeito?

Na língua portuguesa, chamamos de conectivos as conjunções que ligam orações, que estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos, assim como as preposições que ligam os vocábulos. São eles que nos ajudam a dar mais sentido, além da coesão, às frases, principalmente as mais extensas.

Pode-se dizer conectivo?

Pode-se dizer que os conectivos são termos que unem as orações em um período ou ligam termos que exercem a mesma função sintática na oração.

Como se classificam os conectivos?

Os conectivos são utilizados para associar ideias e estabelecer ligações entre elas. Podem pertencer a classes gramaticais diferentes, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas. Na gramática, articuladores de um discurso ou conectores são termos que, em um texto, ligam palavras e frases.

Quais os conectivos mais usados em redações?

Os conectivos para redação são os grandes responsáveis pela chamada coesão, um tópico fundamental para que o leitor compreenda bem a relação de sentido entre as partes do seu texto.
...
Alguns exemplos são:
  • enfim;
  • por isso;
  • por conseguinte;
  • de modo que;
  • dessa forma;
  • em resumo;
  • em síntese;
  • assim sendo.

Como começar o desenvolvimento conectivos?

Conectivos que indicam introdução e relevância
  1. primeiramente.
  2. em primeiro lugar.
  3. antes de mais nada.
  4. antes de tudo.
  5. acima de tudo.
  6. para começar.
  7. sobretudo.
  8. principalmente.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Como amarrar um texto?

Termos de Ligação para construir um texto melhor!
  1. Adição. E…, mais…, Além disso…, Também…, Em adição…, Some-se a isto…, Somando…, Acrescenta-se também…, A propósito…, etc.
  2. Conclusão ou consequência. ...
  3. Semelhança ou ênfase. ...
  4. Tempo. ...
  5. Exemplificação. ...
  6. Reafirmação ou resumo. ...
  7. Contraste ou concessão. ...
  8. Espaço.

Como identificar conjunções no texto?

Conjunções Conformativas: conforme, como, segundo, consoante, etc.; Conjunções Consecutivas: que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que, etc.; Conjunções Finais: para que, a fim de que, porque (=para que);

Por que não usar onde?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Artigo anterior
Como pegar EA Play?
Artigo seguinte
Como recuperar a sensibilidade da pele?