O que é condicional de pena?

Perguntado por: Sérgio Mateus Pinheiro Ferreira Tavares  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

A suspensão condicional da pena, ou sursis, consiste na suspensão da execução da pena privativa de liberdade aplicada pelo juiz na sentença condenatória, desde que presentes os requisitos legais, ficando o condenado sujeito ao cumprimento de certas condições durante o período de prova determinado também na sentença, de ...

O que é condicional da pena?

Denomina-se condicional porque o seu implemento vincula-se ao cumprimento, pelo condenado, no período fixado pelo juiz, das obrigações que lhe são impostas, que serão adequadas ao fato e à situação pessoal do condenado.

O que é estar preso em condicional?

Livramento ou liberdade condicional é o benefício que pode ser concedido a um condenado, que permite o cumprimento da pena em liberdade até total de sua pena, desde que preencha as condições e requisitos definidos no artigo 83 do Código Penal e 131 a 146 da LEP. Art. 131.

O que é condicional no processo penal?

Suspensão condicional do processo – benefício oferecido pelo Ministério Público, no qual o acusado cumpre as condições fixadas pelo magistrado e a punibilidade é extinta. Acordo firmado entre MP e acusado para antecipar a aplicação de pena ( multa ou restrição de direitos) e o processo ser arquivado.

Quanto tempo a pessoa fica na condicional?

O tempo do benefício será de 7 anos. É possível que o condenado possua penas fracionadas, nenhuma igual ou superior a dois anos, de modo que lhe seria impossível obter o livramento condicional, conforme disposição do art. 83, caput.

Suspensão condicional da pena (SURSIS) | Letícia Vilela Simões

26 questões relacionadas encontradas

O que uma pessoa em condicional não pode fazer?

Não fazer uso de entorpecentes, álcool ou substancias ilícitas; Pagar multa e custas processuais (se houver), ficando desde já intimado a efetuar o pagamento da pena de multa; trazer comprovante de endereço na primeira apresentação (conta de luz, telefone ou declaração de duas pessoas idôneas).

Qual a diferença de regime aberto e liberdade condicional?

O réu só estará em liberdade de direito quando cumprir toda a pena ou ela ser extinta pelo juiz. Enquanto isso não acontece ele estará, depois de cumprir um certo tempo no regime aberto, apto a pedir sua LIBERDADE CONDICIONAL que obedece determinadas regras.

O que acontece depois da liberdade condicional?

Ultrapassado o período de prova, ou seja, se o livramento condicional não for revogado, encerra-se seu período, sendo extinta a pena privativa de liberdade, conforme o CP e a LEP.

O que vem depois da liberdade condicional?

Uma vez concedido o livramento condicional, sua duração deve corresponder ao tempo restante da pena privativa de liberdade a ser cumprida. Esse período não pode exceder o limite de cumprimento de pena previsto no artigo 75 do Código Penal.

Quais são as regras da condicional?

Para ter direito ao Pedido de Liberdade Condicional, é necessário que o réu tenha cumprido, pelo menos, 1/6 da pena imposta. Se aprovado, o liberdade pode durar por até 3 anos, prorrogável por igual período, a critério do magistrado.

O que acontece se for preso na condicional?

É importante destacar que a liberdade condicional não extingue a pena, mas apenas antecipa a saída do preso do estabelecimento prisional.

Quem está em liberdade condicional usa tornozeleira?

Entenda que uma das principais diferenças entre o regime aberto e a condicional não é o uso da tornozeleira, mas sim os efeitos da falta grave. Caso o apenado cometa uma falta grave durante o regime aberto, o tempo de pena em que estava em liberdade com o uso da tornozeleira será contado como tempo de pena cumprida.

Quem tem direito a suspensão condicional da pena?

Para receber o benefício, a lei estabelece: que o condenado não pode ser reincidente em crime doloso; que os elementos referentes à prática do crime, tais como a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente e outros descritos na lei, permitam a concessão do benefício; e, por fim, que não ...

Qual o prazo da suspensão condicional da pena?

se, intimado pessoalmente ou por edital com prazo de 20 dias, o réu não comparecer à audiência admonitória, a suspensão ficará sem efeito e será executada imediatamente a pena”, salvo prova de justo impedimento.

Quais os efeitos da suspensão condicional da pena?

Entende-se por Suspensão Condicional da Pena (SURSIS) o benefício concedido ao sentenciado, no qual, mediante o cumprimento de algumas condições, tem-se a execução de sua pena suspensa pelo período de 02 (dois) a 04 (quatro) anos.

Quais crimes não cabe livramento condicional?

Livramento Condicional e crimes hediondos

A lei de execuções penais prevê que nos casos em que houver condenação pela prática de crime hediondo ou equiparado com resultado morte o apenado não terá direito ao livramento condicional.

Qual melhor livramento condicional ou regime aberto?

Por fim, o maior benefício assegurado pela Lei 7.210 é o livramento condicional. Previsto nos artigos 131 a 146 da LEP, é uma espécie de "antecipação" da liberdade do condenado, que retorna completamente ao convívio em sociedade mediante o cumprimento de condições estabelecidas pelo juiz da Vara de Execuções Criminais.

Quem está em liberdade condicional pode sair à noite?

Entre as restrições da liberdade condicional de Elize Matsunaga estão: sair à noite, não mudar de residência sem comunicar as autoridades e não frequentar bares, casas de jogos e estabelecimentos do tipo.

Quanto tempo demora para o juiz assinar a liberdade condicional?

Quando se trata do quanto demorará para sair o livramento condicional, totalmente depende da severidade do crime e do sistema de justiça de cada estado. Normalmente, o processo de apelação pode levar de dois meses a dois anos para o livramento condicional ser concedido.

Quais são os requisitos para liberdade condicional?

ter o réu comprovado comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria subsistência mediante trabalho honesto.

Quem está em liberdade condicional pode trabalhar?

Nenhum trabalhador pode ser impedido de exercer a profissão só porque já foi condenado criminalmente ou se encontra em liberdade provisória, pois tal conduta fere a dignidade da pessoa humana, fundamento do Estado Democrático de Direito, conforme o artigo 1º, inciso III, da Constituição da República.

O que vem primeiro regime aberto ou condicional?

O Regime aberto é a última etapa de cumprimento da. pena privativa de liberdade, portanto, eventualmente, só depois de passar pelos regimes fechado ou. semiaberto, é que se chega ao regime aberto.

Quem tem direito a liberdade condicional?

O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Quem está em livramento condicional pode progredir de regime?

Destarte, cabe livramento condicional antes da progressão de regime, considerando que o livramento condicional não é um regime prisional, mas sim um direito paralelo, além de não haver interrupção do prazo necessário para a concessão do livramento condicional, ao contrário da progressão de regime, que tem a data-base ...

Artigo anterior
Qual é a forma decimal de 1 2?
Artigo seguinte
Quais as etapas da construção de uma cadeia de valor?