O que é concordância verbal exemplos?

Perguntado por: Valentim Valentim Vaz de Amaral  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Quais são as concordâncias verbais?

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

Como saber se a concordância verbal está correta?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

O que é concordância verbal e nominal exemplos?

A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.

Concordância Verbal - Aula 01 [Prof Noslen]

17 questões relacionadas encontradas

O que é complemento nominal exemplo?

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Como identificar uma concordância nominal e verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é um erro de concordância verbal?

Erro de concordância verbal

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Como melhorar a concordância verbal?

Ao utilizar o pronome relativo quem em uma oração, a construção verbal que o acompanha pode ser conjugada de duas maneiras. Pode-se optar por flexionar o verbo de acordo com a pessoa que antecede o pronome ou conjugá-lo na 3ª pessoa do singular.

E três quilômetros ou são três quilômetros?

O certo seria “De casa à escola são três quilômetros.”. Nesse caso, o verbo concorda com o plural dos substantivos.

É ou são?

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

É SA ou são?

[Gramática] O plural sãos e o feminino sã só correspondem nas acepções em que esta palavra é usada como substantivo: saíram do acidente sãos e salvos; mente sã.

Como usar o é ou é?

Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é 1 2 e 3 pessoa?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

É ele que ou é ele quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Como não errar na concordância verbal?

Quando o sujeito é simples, haverá concordância do verbo de acordo com o número e pessoa. Exemplo: Roberto foi ao estádio de futebol. Como “Roberto” está na terceira pessoa do singular (ele), o verbo deve estar conjugado na mesma pessoa. Exemplo: Os casais se reuniram na igreja.

Como é feita a concordância verbal?

A concordância verbal deverá ser feita com o infinitivo pessoal, havendo a flexão do verbo, sempre que houver um sujeito definido ou quando se quiser definir o sujeito. Também quando o sujeito da segunda oração for diferente do da primeira e para indicar indeterminação do sujeito na 3. ª pessoa do plural.

Como escrever com concordância verbal?

A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa.
...
Veja nos enunciados abaixo:
  1. Nós amamos muito esse filme. (Sujeito + verbo + complemento)
  2. Tu amas muito esse filme. (Sujeito + verbo + complemento)
  3. Elas amam muito esse filme. (Sujeito + verbo + complemento)

Em qual frase há um erro de concordância verbal Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso?

Questão 23. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso. b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.

O que é um erro de ortografia?

Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

Seria dois ou seriam dois?

A forma correta de escrita é seriam de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando na sílaba -am. Seriam é uma forma verbal do verbo ser, nomeadamente a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo.

Como entender a concordância nominal?

Como se dá a concordância nominal? Em uma sentença, quando o substantivo é acompanhado por outros termos, é necessário que haja concordância entre eles, isto é, os termos que acompanham o substantivo devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).

Quando ocorre a concordância nominal?

Ocorre quando as classes de palavras (nomes) concordam entre si em gênero e número. Concordância nominal é a relação morfológica entre os vários nomes de uma oração.

Como identificar o complemento em uma frase?

Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

Artigo anterior
O que é recessivo e dominante?
Artigo seguinte
Qual é o clã de Tsunade?