O que é concertação social?

Perguntado por: Cátia Carneiro  |  Última atualização: 18. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

A concertação social corresponde a um mecanismo de participação na elaboração da legislação do trabalho, através da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) – artigo 471.º do Código do Trabalho, artigo 9.º da Lei n.º 108/91, de 17 de agosto (com a redação que lhe foi dada pela Lei n.º 12/2003, de 20 de maio) e ...

O que são os parceiros sociais?

A expressão “parceiros sociais” é amplamente utilizada em toda a Europa para designar os representantes da direcção e dos trabalhadores (organizações patronais e sindicatos).

Como se escreve concertação?

1. ato ou efeito de concertar; combinação ou harmonização (de atitudes, interesses, etc.)

O que é uma concertação?

De acordo com os principais dicionários do país, a palavra quer dizer: "Ato ou efeito de concertar; acordo entre duas ou mais pessoas ou entidades para conseguir determinado objetivo; pacto; convenção; união".

Qual é o significado da palavra concertar?

Concertar com “c”

O verbo concertar nada mais é do que estar de acordo com determinado assunto. Além disso, ele também é utilizado para designar a ação de harmonizar vozes e instrumentos.

É à Concertação Social que cabe a decisão de aumento do Salário Mínimo

31 questões relacionadas encontradas

O que é uma relação de parceria?

Parcerias são acordos mutuamente benéficos entre duas ou mais partes, com responsabilidades partilhadas aos mais diversos níveis. São relações de colaboração entre entidades para trabalhar em conjunto com vista ao alcançar de objectivos comuns através de um acordo entre as partes sobre a divisão de tarefas.

Quem são os parceiros de uma empresa?

De forma bem simplista, o parceiro comercial é aquele que age em nome da empresa que o contrata. Por exemplo: intermediários, revendedores, distribuidores, despachantes, advogados, consorciados, entre outras entidades podem ser considerados nessa classe.

O que são parceiros de um negócio?

As funções do parceiro de negócios permitem endereçar ao departamento e ao contato corretos para cada parte de uma transação de negócios. Por exemplo, o departamento de vendas do cliente, departamento de contas a pagar e armazém podem todos estar em locais diferentes ou mesmo em países diferentes.

Quais os dois tipos de parceria?

Existem três tipos de parceria que você precisa conhecer ao desenvolver sua empresa:
  1. Parceria de produto/serviço. Esse tipo de parceria se dá na relação com outras empresas para usar seus recursos e conhecimento para construir um novo produto ou serviço para sua empresa. ...
  2. Parceria de marca. ...
  3. Parceria de distribuição.

Quais são os tipos de parcerias que existem?

A seguir, conheça melhor quais são os tipos de parceria no mundo corporativo e como elas funcionam!
  • Parceria de marca. ...
  • Parceria de distribuição. ...
  • Parceria de produto/serviço. ...
  • Defina o objetivo da parceria. ...
  • Pesquise sobre os possíveis parceiros. ...
  • Tenha um bom networking. ...
  • Veja como gerar valor.

Quais as vantagens de uma parceria?

Dentre as vantagens da parceria comercial, estão:
  • Diminuição de burocracias;
  • Diminuição do CAC;
  • Melhor capacidade competitiva;
  • Aumento de clientes;
  • Menos gastos com fornecedores;
  • Melhora da gestão empresarial.

Qual a diferença entre parceiros e patrocinadores?

Existem duas diferenças muito básicas entre eles: no apoio (ou parceria), você geralmente recebe uma permuta, ou seja, não vai receber um salário em dinheiro, mas pode receber produtos da marca, por exemplo. Já um patrocínio você, de fato, recebe dinheiro por isso. Não existe um certo ou um errado.

Como montar um projeto de parceria?

Proposta de parceria: 5 passos para construir uma proposta...
  1. Principais aprendizados deste artigo: ...
  2. Expansão de mercado. ...
  3. Aumenta a vantagem competitiva. ...
  4. Reconhecimento de marca. ...
  5. Redução de custos. ...
  6. Entenda qual o objetivo dessa parceria. ...
  7. Apresentação. ...
  8. Conteúdo da proposta de parceria.

Como funciona uma parceria entre duas pessoas?

Uma parceria pode ser definida como a colaboração entre duas ou mais pessoas que se auxiliam mutuamente e buscam, juntas, alcançar um mesmo objetivo, seja ele qual for.

O que não pode faltar em um contrato de parceria?

Alguns elementos essenciais que não podem faltar em um contrato de parceria incluem a identificação completa das partes envolvidas, a descrição clara do objeto da parceria, os direitos e obrigações de cada parte, as condições de pagamento e os procedimentos para resolução de conflitos.

Qual é o objetivo da parceria?

Numa parceria os indivíduos ou empresas se unem em prol de um objetivo que têm em comum. E esse objetivo pode ser, por exemplo, alcançar mais clientes ao aliarem seus recursos e conhecimentos na realização de campanhas ou na criação de produtos ou se novos serviços.

Como funciona o regime de parceria?

Diferente de um vínculo trabalhista ou de uma sociedade, o contrato de parceria estabelece uma relação horizontal entre as partes. Quer dizer, nesse tipo de contrato, todas as partes têm direitos e obrigações na mesma medida, de forma igualitária.

O que falar para fechar uma parceria?

O que falar para fechar parceria?
  1. Apresente-se, conte sobre o seu negócio, mostre a sua paixão. ...
  2. Fale sobre a sua proposta de parceria, e TENHA uma proposta de parceria. ...
  3. Mostre o seu valor. ...
  4. Deixe claros os termos do negócio. ...
  5. Agradeça o tempo do seu candidato a parceiro em ler sua mensagem.

O que falar em uma proposta de parceria?

Conteúdo
  1. objetivo: breve apresentação sobre o propósito da parceria e a razão do contato;
  2. ações: explicar como a parceria acontecerá e atividades que serão feitas por cada parte;
  3. benefícios: deixar claro as vantagens da parceria em diferentes aspectos;
  4. período: tempo de duração da parceria;

Como oferecer parcerias para empresas?

9 Dicas para encontrar bons parceiros de negócios
  1. Conheça seu público-alvo e sua persona. ...
  2. Saiba que produtos e serviços atende seu público. ...
  3. Faça uma lista de potenciais parceiros. ...
  4. Defina tudo que pode oferecer aos parceiros. ...
  5. Busque fechar parcerias com empresas de sucesso. ...
  6. Estabeleça regras claras e com benefícios mútuos.

O que ganha um patrocinador?

Qual é o salário de Patrocinador? O salário médio nacional de Patrocinador é de R$1.145 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Patrocinador na sua região. As estimativas de salários têm como base os 1 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Patrocinador.

O que posso oferecer a um patrocinador?

Então, explicite tudo o que você pode oferecer ao patrocinador, como: mais visibilidade, aparecimento na mídia, promoção da marca, aumento de vendas, ganho de clientes e divulgação de produtos. Depois de apresentadas as vantagens do patrocinador, mostre objetivamente como ele pode contribuir com o evento.

O que precisa para ser um patrocinador?

12 passos para conseguir patrocinadores
  1. Seja organizado. ...
  2. Construa um planejamento completo e possível. ...
  3. Pesquise e prepare uma lista. ...
  4. Conheça os seus possíveis patrocinadores. ...
  5. Trabalhe com foco e agilidade. ...
  6. Avalie relacionamento, objetivos e concorrência. ...
  7. Entre em contato. ...
  8. Capriche nas contrapartidas.

Qual o sinônimo de parceria?

1 colaboração, cooperação, combinação, coadjuvação, coparticipação, comparticipação, concurso, aparceiramento, parceirada, parceiragem, sinergia. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

O que é parceria colaborativa?

Ser colaborativo, segundo Turnbull e Turnbull (1997), é partilhar recursos entre indivíduos, trabalhar em conjunto com outras pessoas e criar um contexto que intensifique a ação coletiva.

Artigo anterior
Qual a porcentagem de reprovação?
Artigo seguinte
Qual o sinônimo de hashtag?