O que é Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica?

Perguntado por: Francisco Henrique Teixeira Matos  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) engloba um conjunto de medicamentos utilizados para o tratamento de patologias contempladas em programas específicos do Ministério da Saúde para controle de doenças e agravos com potencial impacto endêmico.

O que é o Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica?

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, ...

Quais são os medicamentos do componente estratégico?

Segundo o Ministério da Saúde (MS), são considerados como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas e que possuam impacto sócio-econômico.

O que é Componente Básico da Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica está relacionado aos medicamentos e insumos da Assistência Farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde. O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica - CBAF é de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O que são medicamentos estratégicos?

O Ministério da Saúde considera como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento de um grupo de agravos específicos, agudos ou crônicos, sendo doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico, tais como tuberculose, hanseníase, diabetes entre outras.

Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - EducarSUS

30 questões relacionadas encontradas

O que são os medicamentos essenciais?

Medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades prioritárias de cuidados da saúde da população.

Quais são os objetivos do estágio supervisionado em programas estratégicos?

Os objetivos específicos são: conter a sistemática de procedimentos que envolvem a atividade como um todo; esclarecer o papel dos envolvidos no processo à luz das diretrizes internas e da legislação federal; contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem; auxiliar os envolvidos na compreensão do estágio; e ...

Qual o componente mais importante da Assistência Farmacêutica?

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica é financiado, adquirido e repassado pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, conforme acordado. Cabe aos estados e municípios o recebimento, armazenamento e distribuição (Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2011).

Quais os programas que fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica?

Navegação Principal SESA
  • Atenção Primária à Saúde. Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. Financiamento Federal da APS. ...
  • Linha de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. Triagem Neonatal. Aleitamento Materno. ...
  • Linha de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Saúde da Pessoa com Deficiência.

Qual o objetivo do Educafarma básico?

Educafarma. Prepara os times de Operações e Digital em fundamentos e técnicas farmacêuticas para impulsionar produtos e serviços.

Quais as patologias fazem parte do elenco de programas estratégicos no país?

PROGRAMAS DO COMPONENTE ESTRATÉGICO

Os principais programas estratégicos são: tuberculose, hanseníase, meningite, malária, leishmaniose, tracoma, esquistossomose, filariose, doença de Chagas, DST/Aids, imunobiológicos, sangue e hemoderivados.

O que é o remume?

A REMUME- é um dos marcos da instituição do Sistema Municipal de Assistência Farmacêutica, que engloba ações desde a seleção de produtos farmacêuticos até o momento de sua utilização pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, e serve como base para orientar a aquisição de produtos eficazes e seguros, a ...

Quais são as etapas do ciclo de Assistência Farmacêutica?

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

Quais são os componentes de um medicamento?

A COMPOSIÇÃO DOS MEDICAMENTOS

O componente responsável pelo principal efeito é denominado fármaco, droga, princípio ativo, substância ativa ou medicamento. Além do componente responsável pelo principal efeito, outros são necessários para facilitar a administração (ver "formas de apresentação dos medicamentos").

Como se dá o financiamento de medicamentos do componente básico?

O financiamento se dá por meio da transferência de recursos federais destinados à aquisição de mobiliários e equipamentos necessários à estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Farmácias no âmbito da atenção básica, além da manutenção dos serviços farmacêuticos.

O que é o Rename?

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename — Português (Brasil)

Quais são os 3 componentes da Assistência Farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica constitui um desses blocos e se divide em três Componentes: Componente Básico, Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica e Componente Especializado.

Quais são os componentes da Assistência Farmacêutica no SUS diferencie e explique?

As responsabilidades das instâncias gestoras do SUS (Federal, Estadual e Municipal), em relação aos medicamentos, estão definidas em três Componentes: Básico, Estratégico e Especializado. As características de cada Componente e as atribuições de cada ente são apresentadas a seguir.

Quais os três pilares da Assistência Farmacêutica?

Reorientação da Assistência Farmacêutica. Promoção do uso racional de medicamentos. Desenvolvimento científico e tecnológico. Promoção da produção de medicamentos.

Qual a importância do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social?

O Estágio Supervisionado em Serviço Social é essencial para formação do Assistente Social, complementa o processo de ensino e aprendizagem, e possibilita que o aluno(a)/estagiário(a) do curso de Serviço Social, inserido no Campo de Estágio, vivencie na prática, as situações reais do cotidiano do profissional.

O que quer dizer estágio supervisionado?

A finalidade do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional. O Estágio Supervisionado deve proporcionar ao aluno a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação.

Qual o objetivo do estágio de farmácia?

- O estágio terá como objetivo proporcionar ao aluno a vivência profissional dentro das áreas abrangidas pela farmácia. - O aluno deverá ser capaz de prestar atenção farmacêutica ao paciente, aviar fórmulas oficiais, magistrais, homeopáticas e outras que estejam dentro das possibilidades técnicas da Farmácia.

O que são medicamentos essenciais OMS?

Os medicamentos essenciais são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como aqueles que satisfazem as necessidades prioritárias de cuidado de saúde da população. Sua seleção busca refletir necessidades coletivas, recomendando-se, para tanto, a utilização dos estudos de carga global de doença.

Quais os principais objetivos da seleção de medicamentos essenciais?

O processo de seleção de medicamentos deve ser fundamentado em critérios técnico- científicos e baseado em processos de busca de evidências de eficácia, segurança, conveniência para o paciente, qualidade e custo favorável.

Como a OMS classifica os fármacos?

Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.

Artigo anterior
Quais são as teorias não-críticas?
Artigo seguinte
O que significa o símbolo R $?