O que é complemento verbal e nominal exemplos?

Perguntado por: Ivan Amorim  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo. Exemplos: ... (“ao meu pai” é complemento verbal, pois é o objeto indireto do verbo “dar”: Dei ao meu pai. “O presente” é objeto direto)

O que é complemento nominal exemplo?

O que é o complemento nominal:

O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. ... Assim, “filme de terror” é um complemento nominal, introduzido pela preposição “de”.

O que é complemento verbal exemplos?

Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. ... Dentro dessa classificação, há o objeto direto preposicionado, objeto direto + indireto, objeto indireto pleonástico e objeto direto pleonástico.

Como identificar o complemento nominal na frase?

Complemento nominal ou adjunto adnominal?
  1. Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.
  2. Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.

Como identificar complemento verbal?

OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.

Complemento Verbal x Complemento Nominal - Professor Marcos Aguiar

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbos que pedem complemento?

Verbos transitivos e intransitivos
  • Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. ...
  • Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê.

Como saber se é predicativo ou complemento nominal?

Predicativo do Objeto x Complemento Nominal

A diferença entre os dois é que o predicativo do objeto dá uma característica ao objeto, do tipo “o objeto é + predicativo do objeto”. O complemento nominal completa o sentido do objeto. Exemplo 1: “Eu considero o curso excelente”.

Como diferenciar um complemento nominal de um adjunto adnominal?

Qual é a diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal?
  1. o adjunto adnominal:
  2. pode ou não ter preposição;
  3. pode indicar posse;
  4. tem valor ativo (que pratica a ação);
  5. completa o sentido de substantivos concretos ou abstratos.
  6. o complemento nominal:
  7. tem preposição;
  8. nunca é indicativo de posse;

Quando não é complemento nominal?

Complemento nominal e adjunto adnominal

É importante não confundir o complemento nominal com o adjunto adnominal. Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus.

Quais são os complementos do verbo escrever?

Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. ... Portanto, “a escrever” é o objeto direto, pois não tem preposição, sendo “a” um artigo. E “me” o objeto indireto, pois quando colocado depois do verbo ficaria “a mim”.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

São exemplos de verbos transitivos diretos?

Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido.
...
Lista de verbos transitivos diretos
  • ler;
  • fazer;
  • querer;
  • quebrar;
  • ter;
  • causar;
  • comprar;
  • derrubar;

O que é um complemento nominal no verso?

Complemento nominal é um termo integrante da oração, acompanhando e completando o sentido de substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios. É precedido de preposição. ... É acompanhado de preposição e não deve ser confundido com complementos verbais nem com adjuntos adnominais.

Como saber se é um adjunto adnominal?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Como identificar um adjunto adnominal exemplos?

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que especifica, explica ou determina um substantivo.
...
Exemplos de adjunto adnominal representado por pronome
  1. Meu avô era um grande fazendeiro.
  2. Aquela loja está sempre em promoção.
  3. O livro dele é um dos melhores que já li.

Como identificar um predicado verbo-nominal?

Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

Como é o predicado nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

Como identificar o predicativo do sujeito e do objeto?

Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto). Exemplo com predicativo do sujeito: Ele é insuportável.

O que é complemento do sujeito?

O complemento nominal é o termo da oração que é ligado ao sujeito, predicativo, objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o adjunto adverbial, o aposto ou ao vocativo.

Como identificar o sujeito de uma frase?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Como se classifica o sujeito?

Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado. Antes de partirmos para a explicação sobre cada um deles, vamos falar um pouco sobre o núcleo do sujeito.

Quais são os tipos de complemento?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

Tem é um verbo transitivo direto?

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

São exemplos de verbos Intransitivos?

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr. Exploramos como a transitividade se relaciona com a completude em seguida.

Artigo anterior
Como ver histórico apagado no celular?
Artigo seguinte
Para que serve o CAL Max?