O que é código Cest do produto?

Perguntado por: Lucas Cristiano Monteiro de Pinto  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

O que é CEST
CEST significa Código Especificador da Substituição Tributária: um código usado para identificar categorias de produtos passíveis à substituição tributária.

Como achar o código CEST de um produto?

Para descobrir o CEST de um produto basta pesquisar pelo NCM do produto nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17. Se um determinado NCM não está presente nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17, os produtos que se enquadram nesse NCM não estão sujeitos ao regime de substituição tributária de ICMS.

Qual o código CEST?

O Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) é um código utilizado para identificar as mercadorias e bens de serviços que estão sujeitos à Substituição Tributária e antecipação de ICMS.

O que é Cest na NF-E?

O que é CEST – NCM? O NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um código criado para identificar as mercadorias que transitam entre os países do Mercosul e definir as alíquotas de impostos de importação e exportação delas.

Quando um produto não tem CEST O que fazer?

Deve-se informar o CEST nas operações quando o item estiver listado no convênio 146 ou quando houver ICMS ST calculado. Não haverá CEST para produtos que não estejam enquadrados na substituição tributária.

Entenda tudo sobre código CEST

39 questões relacionadas encontradas

Como consultar NCM grátis?

Consultar Código NCM Grátis | Direto da Receita Federal
  1. Acesse o endereço do site da Pesquisa NCM da Receita Federal. ...
  2. Na página, selecione o tipo de pesquisa (por código ou descrição)
  3. Caso selecionar a opção NCM por código, selecione os filtros desejados para poder exibir os NCMs.

Quando não tem código CEST?

1º - Deixar o campo CEST em branco se for o seu caso: a) Quando NCM/SH retornar CEST e este não corresponder a descrição/segmento do item. b) Quando NCM/SH não retornar CEST.

É obrigatório CEST?

Todas as empresas que realizam operações com os produtos listados na Tabela CEST são obrigadas a incluir o código CEST na nota fiscal de cada transação, inclusive as pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional.

Quando Cest é obrigatório?

A partir do dia 1º de Abril será obrigatório a inserção do número CEST nos documentos fiscais para os contribuintes do ICMS em todo o país.

Como é usado o CEST?

O que define se a sua empresa deve ou não utilizar o CEST é o produto constar na tabela do convênio 142/18 e, se algum dos produtos comercializados estiver descrito na tabela do convênio e sua empresa emite NF-e ou NFC-e, então você precisa usar o CEST.

Como usar CEST?

O CEST é composto por sete dígitos. Os dois primeiros dígitos correspondem ao segmento da mercadoria. O terceiro ao quinto refere-se ao item de um segmento de mercadoria ou bem. Por fim, os dois últimos dígitos correspondem às especificações.

Qual o CEST para Simples Nacional?

Listagem de CSOSN cujo CEST será obrigatório:

202 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária. 203 - Isenção de ICMS do Simples Nacional para a faixa de receita, com cobrança do ICMS por substituição tributária. 900 - Outros, desde que com a TAG vICMSST.

Como saber se um produto tem ou não substituição tributária?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Como saber se a empresa e substituto ou substituído?

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS; 2) Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo diferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.

Quais são os produtos que estão sujeitos à substituição tributária?

Quando se aplica a substituição tributária?
  • Autopeças.
  • Bebidas alcoólicas, exceto cerveja e chope.
  • Refrigerantes, águas e outras bebidas.
  • Cigarros e outros produtos derivados do fumo.
  • Cimentos.
  • Combustíveis e lubrificantes.
  • Energia elétrica.
  • Ferramentas.

Quem é obrigado a usar o CEST?

Quem é obrigado a informar o CEST na NF-e

Todas as empresas que realizam operações com os produtos listados na Tabela CEST são obrigadas a incluir o código CEST na nota fiscal de cada transação — inclusive as pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional.

Qual NCM pão francês?

1. O Pão francês cru congelado, classificado na NCM 1901.20.00, aplica-se a mesma regra de tributação do pão francês assado, ou seja, com redução de base de cálculo do ICMS, conforme caderno II, item 11, ANEXO I AO DECRETO Nº 18.955 , DE 22 DE DEZEMBRO DE 1997 e não incidência da Substituição Tributária? 2.

Qual é o NCM do pão de queijo?

O NCM de pão de queijo é 1901.20.00.

Qual o NCM de pastel?

49, de 10 de junho de 2009, divulgada pela Receita Federal do Brasil, esclarece que massa para pastel se classifica na NCM 1902.19.00, nos seguintes termos: “Classificação de mercadorias. CÓDIGO TEC. Mercadoria 1902.19.00.

Qual o Cest do NCM 22021000?

NCM 22021000 - - Águas, incluindo as águas minerais e as águas gaseificadas, adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes ou aromatizadas.

Artigo anterior
Como as leveduras atuam no processo de fermentação?
Artigo seguinte
Porque a água do pote e fria?