O que é classificação de despesa?

Perguntado por: Clara Ariana de Lopes  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

Agrupamento da despesa por categorias. Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.

Quais são as classificações da despesa orçamentária?

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: planejamento; execução; e controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange, de modo geral, a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

Quais são os grupos de despesas?

2. Grupo de Natureza de Despesa – GND
  • 1 – Pessoal e Encargos Sociais. ...
  • 2 – Juros e Encargos da Dívida. ...
  • 3 – Outras Despesas Correntes. ...
  • 4 – Investimentos. ...
  • 5 – Inversões Financeiras. ...
  • 6 – Amortização da Dívida.

Como funciona a classificação institucional da despesa?

A segunda classificação da despesa pública é a institucional. Desse modo, a classificação institucional reflete as estruturas organizacional e administrativa e compreende dois níveis HIERÁRQUICOS: Órgão Orçamentário. Unidade Orçamentária.

O que é classificação institucional?

A classificação institucional permite identificar o programa de trabalho do governo segundo os Poderes, Órgãos e Unidades Orçamentárias (UO's). A ideia principal do classificador é identificar a responsabilidade institucional pelo gasto.

Classificações da Despesa: Visão Geral

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de classificação da despesa pública?

  • 3 - DESPESAS CORRENTES. Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, dire- ...
  • 4 - DESPESAS DE CAPITAL. ...
  • 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS. ...
  • 2 - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA. ...
  • 3 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES. ...
  • 4 - INVESTIMENTOS. ...
  • 5 - INVERSÕES FINANCEIRAS. ...
  • 6 - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA.

Quais são as despesas correntes?

São exemplos: vencimentos e encargos com pessoal, juros da dívida, compra de matérias-primas e bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, subvenções a entidades (para gastos de custeio) e transferência a entes públicos (para gastos de custeio).

Como são classificadas as receitas e as despesas orçamentárias?

As receitas quanto à previsão orçamentária podem ser classificadas em orçamentárias ou extraorçamentárias a depender se constam ou não no respectivo orçamento. São orçamentárias as receitas que estiverem previstas no orçamento de modo que serão consideradas quando da fixação das despesas públicas.

O que é uma receita orçamentária?

Receita é a soma de ingressos orçamentários (impostos, taxas, contribuições, etc.) arrecadados para atender a necessária Prestação de Serviços Públicos, permitindo ao Estado cumprir com seus compromissos, objetivos e metas.

Quais são as etapas da receita orçamentária?

Para ser realizada, a receita orçamentária passa por quatro etapas: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
  • Previsão. A previsão é o estágio em que a receita é estimada e passará a constar na lei orçamentária. ...
  • Lançamento. ...
  • Arrecadação. ...
  • Recolhimento.

Quais são as despesas correntes e de Capital?

Insere-se nas despesas de Capital, de forma geral, as contas de aquisições de bens patrimoniais (desapropriações, veículos, equipamentos de informática e outros) e nas despesas correntes inserem-se, de forma geral, as despesas de custeio e as despesas com pessoal.

O que entra em outras despesas correntes?

Por fim, outras despesas correntes são despesas orçamentárias com aquisição de material de consumo, pagamento de diárias, contribuições, subvenções, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, além de outras despesas da categoria econômica “Despesas Correntes” não classificáveis nos demais grupos de natureza de despesa.

O que é uma despesa financeira?

Despesas financeiras podem ser consideradas todas aquelas necessárias para captar recursos financeiros, sendo que as principais são os juros (sempre faço uma relação com o aluguel: Pagamos aluguel para utilizar um imóvel; pagamos juros para utilizar o dinheiro dos outros, é o quanto pagamos para utilizar um dinheiro ...

Quais são as fases da despesa pública?

Significa realizar as despesas previstas no orçamento público, seguindo os três estágios presentes na Lei nº 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento.

Quais são as fases da despesa?

Para ser realizada a despesa orçamentária, ela precisa passar por quatro etapas: previsão, empenho, liquidação e pagamento.
  • Previsão. A previsão é o estágio em que a despesa é fixada e passará a constar na lei orçamentária.
  • Empenho. ...
  • Liquidação. ...
  • Pagamento.

O que é despesa pública e qual a classificação quanto à periodicidade explique?

Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos.

O que é despesas financeiras na DRE?

As Despesas Financeiras são as despesas que não são vinculadas à operação da firma. Vale destacar que as despesas financeiras, diferentes de outras despesas, ficam isoladas no DRE (demonstrativo de resultado).

O que são receitas e despesas financeiras?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Qual a diferença entre despesas administrativas e financeiras?

As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc. As despesas administrativas são os salários, impostos, benefícios (como plano de saúde, vale-refeição, etc.), contabilidade, contas de água, luz, seguros, etc.

O que compõe outras despesas acessórias?

No campo "Outras Despesas acessórias" deverá constar as despesas aduaneiras que não possuem campo específico e que fazem parte da base de cálculo do ICMS na operação de importação, isso é, as demais despesas aduaneiras efetivamente pagas à repartição alfandegária até o momento do desembaraço da mercadoria, tais como a ...

O que não entra na DRE?

Receita operacional bruta

É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

O que são as transferências correntes?

Transferências Correntes: Dotações destinadas a terceiros sem a correspondente prestação de serviços incluindo as subvenções sociais, os juros da dívida, a contribuição de previdência social, etc.

Quais são as despesas de capital?

Despesas relacionadas com aquisição de máquinas equipamentos, realização de obras, aquisição de participações acionárias de empresas, aquisição de imóveis, concessão de empréstimos para investimento.

O que são despesas de custeio e capital?

O que são despesas de capital? As despesas de custeio, ou custos de manutenção, referem-se à aquisição de bens de consumo ou à contratação de serviços necessários à melhoria do desempenho da escola (ver Quadro de Classificação das Despesas - Anexo III).

Quais os três grupos em que estão subdivididas as despesas de capital?

De fato, existem três grandes categorias quanto à função:
  • Despesas Comerciais.
  • Despesas Gerais e Administrativas.
  • Outras despesas.

Artigo anterior
Qual o tempo de Reciclagem da NR10?
Artigo seguinte
O que é gamificação do trabalho?