O que é concordância verbal e exemplos?

Perguntado por: Carlota Alves Anjos  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Quais são os tipos de concordância verbal?

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é concordância verbal explique?

A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Ex: As crianças comeram muito chocolate.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

O que é concordância verbal e nominal exemplos?

A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.

Concordância Verbal - Aula 01 [Prof Noslen]

29 questões relacionadas encontradas

O que é complemento nominal exemplo?

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Como identificar uma concordância nominal e verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

É ou são?

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

É SA ou são?

[Gramática] O plural sãos e o feminino sã só correspondem nas acepções em que esta palavra é usada como substantivo: saíram do acidente sãos e salvos; mente sã.

Como usar o é ou é?

Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.

O que é concordância verbal 4 ano?

A concordância verbal é a concordância que se dá entre o verbo e o sujeito, em número e pessoa. ... Dessa forma, para que você não pense que esse assunto é muito complicado, saiba que se trata apenas da concordância em pessoa (eu, tu, ele...) e número (singular ou plural) entre o verbo e seu respectivo sujeito.

Quais são as principais regras de concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.

Que quem concordância verbal?

Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é 1 2 e 3 pessoa?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Quando ocorre a concordância nominal?

Ocorre quando as classes de palavras (nomes) concordam entre si em gênero e número. Concordância nominal é a relação morfológica entre os vários nomes de uma oração.

O que significa estar são?

Significado de Sã

adjetivo Que está saudável; em ótima condição de saúde; sadia: paciente sã. [Figurado] Em conformidade com a razão; sensata: sempre estive sã de minhas responsabilidades.

Como substituir a palavra são?

Sinônimo de são
  1. sadio, forte, bom, valido. ...
  2. equilibrado, estável, sensato, prudente, criterioso, judicioso. ...
  3. curado, recuperado, restabelecido, cicatrizado. ...
  4. ileso, incólume, salvo, inatingido, íntegro, indene. ...
  5. santo, canonizado, beatificado. ...
  6. saudável, salutar, salubre, higiênico.

São ou Sam?

A forma correta de escrita é são de acordo com a Língua Portuguesa. São, como forma verbal, é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ser. ... Sam não existe na Língua Portuguesa. Advém do latim sanus.

É 100 reais ou são 100 reais?

As duas formas existem e estão corretas. É importante, contudo, diferenciar o numeral cem da preposição sem. Cem reais indica que há 100 reais.

É ou são oito horas?

O correto é"São" porq não existe apenas uma hora, e sim várias horas. São 8 horas. se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural.

SÃO é um verbo?

Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito. Exemplos: O choro são as mágoas deixadas pela separação.

Como identificar a concordância nominal?

Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.

Como acertar questões de concordância verbal e nominal?

Quando o sujeito apresentar uma porcentagem mais um substantivo, deve-se concordar o verbo com o substantivo. Exemplo: 1% do time concorda com a regra. 1% dos estudantes chegaram atrasados. Se não houver substantivo após a porcentagem, concordamos verbo e número.

Como entender a concordância nominal?

Como se dá a concordância nominal? Em uma sentença, quando o substantivo é acompanhado por outros termos, é necessário que haja concordância entre eles, isto é, os termos que acompanham o substantivo devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).

Artigo anterior
É possível a composição dos danos civis em sede de Juizado Especial Criminal e quando é possível ocorrer a transação penal?
Artigo seguinte
Como potencializar o efeito da enzima?