O que é cisto periodontal lateral?

Perguntado por: Hugo Carlos Branco de Matos  |  Última atualização: 30. November 2024
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

Introdução: O cisto periodontal lateral é um tipo de cisto odontogênico, de etiologia desconhecida, cuja prevalência na população não é frequente. Essa lesão ocorre geralmente na região de pré-molares inferiores, é assintomática e, em alguns casos, ocasiona expansão da cortical óssea.

Como tratar cisto periodontal lateral?

O cisto periodontal lateral é um cisto de desenvolvimento não inflamatório que está relacionado ou localizado adjacente ou lateralmente à raiz de um dente vital. O tratamento inclui a remoção cirúrgica completa por enucleação sem a necessidade de tratamento endodôntico.

Qual a característica de imagem do cisto periodontal lateral?

Na maior parte dos casos, o cisto periodontal lateral é diagnosticado como um achado ocasional em exames radiográficos, se apresentando como uma lesão radiolúcida, bem delimitada, arredondada e unilocular.

O que é cisto periodontal?

O Cisto Periodontal Lateral é um tipo raro de cisto odontogênico de desenvolvimento, não ceratinizado, que ocorre adjacente ou lateral a uma raiz dentária de dente vital e corresponde a 1,5% dos cistos dos maxilares. É encontrado principalmente em adultos entre a 5ª e a 7ª décadas de vida, sem distinção quanto ao sexo.

Qual o principal diagnóstico diferencial do cisto radicular lateral?

Na presença de resposta negativa para o teste de sensibilidade pulpar, indicativo de necrose pulpar, faz-se o diagnóstico diferencial, tendo- se como diagnóstico final cisto radicular lateral de origem inflamatória5,11,14,15.

cisto periodontal lateral

23 questões relacionadas encontradas

O que um cisto no dente pode causar?

Isso pode acontecer durante a formação dos dentes, quando os resíduos não são absorvidos pelo corpo. Contudo, o mais comum é que seja uma resposta do corpo à necrose pulpar de um dente não tratado. Sendo assim, o cisto na boca geralmente está associado a alguma inflamação ou trauma na região.

Qual o tratamento para cisto radicular?

Uma vez confirmados, os cistos radiculares podem ser tratados não cirurgicamente, como costuma ser a abordagem, com terapia do canal radicular, ou podem ser tratados cirurgicamente.

O que acontece se eu não tirar o cisto?

Risco alto de infecção e abscesso.

Como é feita a cirurgia de cisto na gengiva?

O procedimento é feito por meio de anestesia local, com remoção total ou parcial do cisto, dependendo do caso. Pode ser necessária sessões extra de limpeza da região do cisto, para um melhor resultado.

É normal ter cisto no dente?

Na maior parte dos casos, esses cistos são lesões benignas em que o dentista se observa por meio de consultas de rotina, ou quando a erupção prevista de um dente permanente não ocorre. Sendo assim, são normalmente observadas as ocorrências desses cistos durante as três primeiras décadas de vida.

Como se forma cisto no dente?

De forma geral, sua formação se dá a partir de restos de tecidos que se aglomeram, o que pode acontecer durante a formação dos dentes, quando os resíduos não são absorvidos pelo corpo. Contudo, o mais comum é que seja uma resposta do corpo à necrose pulpar de um dente não tratado.

Onde fica o cisto no dente?

Cisto de erupção

Geralmente essa lesão está localizada entre o epitélio reduzido do esmalte do dente e a coroa do dente, tem característica hemorrágica, o que deixa a gengiva com coloração arroxeada.

Como identificar um cisto na gengiva?

O diagnóstico do cisto dentígero é feito através do raio X, mas esse exame nem sempre é suficiente para concluir o diagnóstico, pois na radiografia as características do cisto são semelhantes a outras doenças, como o ceratocisto e o ameloblastoma, por exemplo, que é um tumor que cresce nos ossos e da boca e provoca ...

Como tirar um cisto do maxilar?

Tem que ser removido cirurgicamente,procure um buco maxilo facial. O cisto maxilar normalmente deve ser removido cirurgicamente, porém além da lesão em si, deve-se avaliar se há um agente causador, ou elemento dental envolvido. Nesse caso avaliar a necessidade de remoção ou tratamento do mesmo.

O que fazer com cisto no maxilar?

O tratamento é a remoção do epitélio, sendo recomendada a enucleação cirúrgica do cisto. Raramente é relatado recorrências da lesão. Objetivo: relatar um caso clínico e a conduta adotada para resolução do caso de cisto maxilar pós-operatório.

O que é cisto periodontal apical?

O cisto periodontal apical representa a patologia de natureza inflamatória mais comum entre os cistos odontogênicos, correspondendo a cerca de 60% dos cistos da maxila e mandíbula. Está associado ao ápice de um dente desvitalizado e geralmente é assintomático, acometendo com mais frequência a região anterior da maxila.

Qual o valor de uma cirurgia de cisto no dente?

EXÉRESE DE PEQUENOS CISTOS DE MANDÍBULA/MAXILA 82000786 10.00.604-0 R$ 179,66 Cirurgia para remoção de pequenos cistos da mandíbula.

É perigoso cisto na boca?

Esse é um problema considerado benigno. Ele também não tem relação com infecções, vírus ou bactérias e nem é contagioso. Sendo assim, pode relaxar! Porém, ao perceber uma bolha ou cisto na boca, é muito importante procurar um dentista.

Pode extrair dente com cisto?

É prudente avaliar melhor que tipo de cisto é, suas dimensões, riscos e benefícios de sua remoção por meio de cirurgia. Esclareça isso melhor com o colega que te atendeu ou procure um especialista em cirurgia bucomaxilofacial próximo de você.

Quando um cisto pode virar câncer?

Em situações em que o cisto exibe crescimento anormal e maior rigidez, existe a possibilidade de que ele evolua para um potencial tumor. A identificação dessa transformação pode ser realizada por meio de exames laboratoriais como ultrassonografia e, em determinadas situações, por meio de biópsia.

Tem como remover cisto sem cirurgia?

Em hipótese nenhuma deve-se espremer o cisto, pois pode favorecer a ocorrência de infecção e provocar lesão nos tecidos, o que pode tornar o tratamento mais complicado. No caso de inflamação ou infecção no cisto, o dermatologista pode fazer uma drenagem e indicar o uso de antibióticos.

Tem como retirar cisto sem cirurgia?

Também é possível realizar a remoção do cisto através da aplicação de laser ou drenagem, para casos onde o cisto se rompe sob a pele e a secreção precisa ser retirada. Antibióticos também podem ser administrados em alguns casos.

O que é cisto no canal?

O cisto vaginal é uma pequena bolsa de ar, líquido ou pus que se desenvolve no revestimento do interior da vagina, sendo causado por pequenos traumatismos no local, acúmulo de líquido dentro de uma glândula ou desenvolvimento de um tumor, por exemplo.

O que é um cisto inflamatório?

Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.

Como diagnosticar um cisto periapical?

As lesões periapicais assemelham-se na radiografia, e embora os exames de imagem sejam importantes na detecção de patologias periapicais, apresentam apenas uma hipótese de diagnóstico, juntamente com o exame clínico. Portanto, a análise histopatológica é um exame necessário para o diagnóstico de cistos radiculares.

Artigo anterior
Quando dá boleto não registrado?
Artigo seguinte
Quanto de vitamina K2 devo tomar por dia?