O que é chuva ácida e quais suas consequências?

Perguntado por: Leonor Maria Coelho  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

O que é chuva ácida e suas causas?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

O que foi a chuva ácida?

Chuva ácida corresponde à precipitação com elevado teor de acidez. É causada pela alta concentração de gases poluentes na atmosfera, geralmente em grandes centros urbanos.

Quais são os danos que a chuva ácida pode causar?

Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo. Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações.

Quais são os efeitos da chuva ácida para o meio ambiente e para o ser humano?

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

Chuva ácida - causas, consequências, como se forma

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais responsáveis pela chuva ácida?

A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

Quais são os componentes da chuva ácida?

Para a chuva ser ácida seu ph tem que ser menor que 5,6. O que faz a chuva atingir este pH é o aumento da concentração de óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos, juntamente com o óxido de carbono, são chamados de óxidos ácidos, por formarem ácidos quando em contato com a água da chuva.

Quais são os principais componentes da chuva ácida?

Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida, sendo liberados no solo através de combustíveis fósseis, que ao reagir a gotas de água, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).

Quais os componentes da chuva?

Tem mais depois da publicidade ;) Os ácidos presentes na chuva são o sulfúrico (H2SO4) e o nítrico (HNO3), formados a partir dos seguintes processos: Ácido sulfúrico: O dióxido de enxofre (SO2) interage com o oxigênio (O2), formando o trióxido de enxofre (SO3).

Quais são as principais atividades industriais que contribuem para a ocorrência de chuvas ácidas?

Ação antrópica: atividades industriais, queima de combustíveis fósseis por transportes, fábricas e usinas termoelétricas emitem grande quantidade de gases poluentes à atmosfera, os quais podem desencadear a formação de chuva ácida.

Qual é a relação entre a industrialização e a ocorrência de chuva ácida?

Está relacionada pois as industrias expelem muitos gases químicos no ar, e quando está acontecendo a formação da chuva,esse ar se mistura formando a chuva ácida.

Qual é o maior responsável pela acidez da chuva?

O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva.

Onde ocorrem as chuvas ácidas no Brasil?

Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas.

Onde ocorreu a primeira chuva ácida?

Esse termo “chuva ácida” foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith ao descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial.

Tem chuva ácida no Rio de Janeiro?

No Brasil, os trechos de mata atlântica que recobrem a Serra do Mar nas proximidades de Cubatão, no litoral de São Paulo, e a floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, já sofreram efeitos da chuva ácida.

Qual é o pH da água da chuva?

De acordo com a classificação do pH da água das chuvas em normal (igual ou maior que 5,6), levemente ácido (de 5 a 5,6) e ácido (menor que 5), o pH mensal oscilou entre ácido e normal (Tabela 1), o que indica grande variabilidade no período de estudo.

Porque não pode beber água de chuva?

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

Faz mal beber água da chuva?

Faz mal beber água da chuva? Não. Só há uma condição: é bom evitar a água que cai do céu em cidades grandes e poluídas. A concentração de indústrias e veículos torna ácida a chuva desses locais.

Quais as propriedades da água da chuva?

O estudo da água da chuva pode fornecer indícios sobre as características da atmosfera e também auxiliar a compreender os efeitos de sua deposição no ambiente como, por exemplo, saturação de nutrientes ou eutrofização, acidificação/alcalinização, contaminação por metais impactantes ou por substâncias tóxicas e ...

Quais são os efeitos da chuva ácida sobre o ambiente natural e sobre esses monumentos?

Química. Os efeitos da chuva ácida nos monumentos históricos estão relacionados a reações de dupla troca entre os ácidos presentes nela e os sais dos monumentos. Os efeitos da chuva ácida sobre os monumentos históricos são provocados pela ocorrência de reações inorgânicas, denominadas reações de dupla troca.

Qual o efeito da chuva ácida sobre os monumentos e os seres vivos por que isso acontece?

A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos, como efeitos na função pulmonar e dificuldades respiratórias em pessoas com asma e, em certos casos, pode levar à morte. Ao cair no solo, essa chuva provoca diversos danos em plantas, construções e seres vivos.

Quais são seus efeitos sobre o ambiente natural?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Artigo anterior
Como calcular a prazo?
Artigo seguinte
Quantos km dura o motor da Crosser 150?