O que é cerclagem?

Perguntado por: Carolina Martins Silva  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

A cerclagem uterina é um procedimento realizado por meio de uma cirurgia, em que costura o colo uterino para evitar o nascimento antes da hora prevista, e é indicada para mulheres que possuem uma insuficiência do colo do útero, que se trata de uma dilatação que pode começar ainda no primeiro ou no segundo trimestre de ...

Como é feita a cirurgia de cerclagem?

Sobre o procedimento

A cerclagem é uma sutura cirúrgica em bolsa, realizada sob anestesia, geralmente indicada logo após o terceiro mês de gestação com objetivo de manter o colo uterino fechado até o final da gravidez. Os pontos são retirados com cerca de 37 semanas para que o parto possa ocorrer normalmente.

Quais são os riscos da cerclagem?

Quais são os riscos? Entre os principais riscos estão a ocorrência de infecções intrauterinas e, até mesmo, o rompimento da membrana do saco amniótico. O procedimento, também, pode causar irritabilidade uterina, deslocamento da sutura e cicatrização do colo do útero.

O que é uma cerclagem?

Conhecida como cerclagem, esse tipo de operação é feita para evitar que o bebê nasça prematuro e garanta uma gravidez mais segura. A cirurgia é um dos tratamentos para uma doença chamada Incompetência Istmo Cervical, que é quando o colo perde a capacidade de suportar o peso da gravidez.

Qual o valor de uma cirurgia de cerclagem?

Mas o procedimento custa em média R$ 15 mil e ela não tem condições de arcar com os custos, por isso, está tentando a cirurgia gratuita pelo Hospital das Clínicas, na capital paulista.

O que é cerclagem uterina?

22 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo certo para fazer a cerclagem?

A cerclagem uterina pode ser feita entre as 12 e as 16 semanas de gestação, através da anestesia epidural, sendo geralmente realizada por via vaginal, no entanto, em alguns casos, o médico pode decidir fazê-la por laparoscopia.

É possível entrar em trabalho de parto com cerclagem?

Sim. Como toda cirurgia, pode provocar sangramento, perda de líquido amniótico e até desencadear o trabalho de parto.

Qual o tempo de repouso após a cerclagem?

Após a cerclagem uterina é necessário permanecer em repouso relativo durante 30 dias e não ter relações sexuais durante esse período. O repouso relativo significa que a gestante pode voltar a trabalhar e realizar tarefas simples, mas deve evitar esforços como fazer exercício físico e levantar peso.

É normal sentir o fio da cerclagem?

O fio da cerclagem fica no fundo da vagina, próximo ao colo uterino. A vagina tem em média 9 cm de comprimento. Possivelmente você não está sentindo o fio ao introduzir o utrogestan. Esta medicação não precisa ser introduzida tão profundamente.

Qual mais seguro cerclagem ou Pessario?

É um procedimento simples, menos invasivo que não requer anestesia, sem gerar riscos e pode substituir a operação de Cerclagem Cervical. Até o momento, os estudos sugerem que a inserção de um Pessário Cervical é superior ao manejo expectante na prevenção do parto prematuro em mulheres entre 18 e 22 semanas de gravidez.

O que é fibrose na cerclagem?

Fibrose (tumor no útero) pode variar de tamanho, sintomas e a quantidade de estresse que produz. É extremamente comum afetando cerca de 60% das mulheres. Normalmente as fibroses uterinas não são cancerígenas e geralmente podem ser ignoradas a não ser que estejam incomodando ou interferindo com a saúde da mulher.

Quando o útero não aguenta o peso do bebê?

Resumindo, a incompetência istmo cervical acontece quando o colo do útero não suporta o peso do bebê e vai abrindo à medida que ele cresce. É uma condição que você só descobre quando fica grávida e, muitas vezes, após perder um bebê com a gestação mais avançada, geralmente após 20 semanas.

Como se retira os pontos da cerclagem?

A Cerclagem pode ser retirada com a maturidade fetal após as 37 semanas e aguardar o trabalho de parto, ou assim que a paciente entrar em trabalho de parto. Consulte seu obstetra que vai te explicar qual o melhor momento de realizar a retirada.

O que fazer para fechar o colo do útero?

O tratamento habitual consiste em manter o colo do útero unido com uma sutura (chamada cerclage). Esta pode ser realizada antes da conceção (no caso de antecedentes), no início da gravidez ou só depois do terceiro mês. O procedimento é simples, feito sob anestesia local.

Como saber se a cerclagem não deu certo?

A dor abdominal, contrações, perda de liquido, perda de sangue, dilatação do colo uterino, redução do tamanho do colo uterino no ultrassom pode ser sinal de falha da cerclagem.

Como saber se o cólo do útero está aberto ou fechado?

Como sentir o colo do útero

Depois, pode-se inserir delicadamente o dedo indicar na vagina, com a ajuda de um lubrificante se necessário, deixando-o deslizar até sentir o colo do útero. Chegando a essa região, é possível perceber se o orifício está aberto ou fechado, através do toque.

O que é incompetência do colo do útero?

Incompetência istmo-cervical (IIC) ou insuficiência cervical é a condição médica em que o colo uterino reduz de tamanho e se dilata antes do fim da gravidez, geralmente durante o segundo trimestre. Pode ser causado por defeitos anatômicos ou lesões locais.

Quem tem cerclagem a bolsa estoura?

Depois da cerclagem, parto normal

Porém, estudos científicos demonstram que o risco de estourar a bolsa amniótica é pequeno quando a cerclagem é feita antes 38º semana de gravidez.

Quem fez cerclagem pode fazer transvaginal?

Mesmo após a cerclagem, a recomendação é o seguimento do comprimento do colo uterino através do ultrassom transvaginal. Essa medida não deverá ser feita através do ultrassom abdominal.

Quem tem incompetência istmo cervical pode engravidar?

A Insuficiência Istmocervical (IIC) é a doença em que a falha no sistema oclusivo do útero determina abortos tardios e partos prematuros, tornando-se uma gravidez de alto risco.

Quando colocar Pessario?

De acordo com a ginecologista e obstetra Graciela Morgado, quando o diagnóstico de colo curto ou trabalho de parto prematuro é feito tardiamente, o pessário é a alternativa no lugar da cerclagem, procedimento cirúrgico que “costura” o colo do útero e é indicado a partir da 12ª semana.

Como retirar pessário?

O pessário também pode ser removido apenas em consultório: “Deve ser feita uma vigilância periódica pelo médico, para ver se pode ser dada continuidade ao uso.

Quando o colo do útero não dilata para curetagem?

Conforme já explicado, é necessário que o colo esteja pérvio para se proceder a uma curetagem convencional, ou, caso o colo esteja fechado, podemos fazer através de AMIU, que é um procedimento que não necessita dilatação com velas de Hegar ou que o colo esteja muito aberto.

Porque o colo do útero não dilata?

A cabeça do bebê trabalha para fazer a abertura do colo progressivamente. Cada mulher tem o seu tempo para parir, umas demoram mais outras menos. A historia de não ter dilatação não é real, o fato é que não houve espera para essa mulher dilatasse no tempo dela.

Artigo anterior
Quanto custa licenciamento?
Artigo seguinte
Qual a classe da tetraciclina?