O que é catáfora exemplos?

Perguntado por: Lourenço Renato Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

É uma expressão que se refere a algo que será dito no texto posteriormente. Exemplo de catáfora: O pássaro seguia-o pelo caminho. O pronome oblíquo "o" refere-se ao moço.

O que é catáfora e exemplos?

Já a catáfora faz referência a um termo que será citado posteriormente no texto. Fica mais fácil de entender visualizando os exemplos: “A reação da sociedade mediante a um possível novo aumento dos preços quer dizer isto: indignação.” — aqui, o pronome demonstrativo “isto” referencia o termo “indignação”.

O que é catáfora em português?

Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto. O professor do Colégio Anglo São Paulo Edy Carlos Leite da Silva explica que, ao redigir uma redação, a anáfora e a catáfora ajudam na fluidez e na coesão do texto.

O que é anáfora e catáfora exemplos?

Resposta: As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).

O que é um elemento catafórico?

Termos catafóricos

Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.

Anáfora x Catáfora [Prof. Noslen]

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os pronomes Cataforicos?

2) Pronomes catafóricos:

Os pronomes catafóricos são aqueles que anunciam um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, mas dependente.

Quais são os pronomes Catafóricos?

Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.

Como identificar anáfora?

Identificamos a Anáfora nos termos repetidos no começo dos versos. Se revelam através da repetição dos termos “ora” e “caranguejo”. Vale observar que esta figura de construção e sintaxe é caracterizada pela presença de repetição sempre no início dos versos. Anáfora é uma maneira de dar ênfase ao texto.

Quais os tipos de anáfora?

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição. Este último grupo será subdividido em pronominais e nominais.

O que é retomada textual?

A retomada textual por formas distintas além de ser uma estratégia para evitar a repetição, possibilita, em alguns casos, uma perspectivação distinta de um mesmo acontecimento. Essas alterações estão atreladas ao desenvolvimento do texto, aos diferentes encadeamentos condicionados pela estrutura textual.

O que é um pronome Deitico?

Na língua portuguesa, os dêiticos incluem os pronomes como “eu”, “lhe”, “isto”; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo, tais como “agora”, “hoje, “amanhã”; os artigos como “o”, “as”; as terminações verbais e outras categorias.

O que é função Anaforica?

A função anafórica é em que um pronome demonstrativo é usado para lembrar ao leitor algum termo que já foi mencionado. A função anafórica é muito usada para não deixar um texto muito repetitivo.

O que é coesão Catafórica?

Catáfora. A catáfora, diferente da anáfora, antecipa o referente, ou seja, o referente textual surge após o elemento coesivo. Geralmente, ela é empregada por meio de pronomes demonstrativos e indefinidos. No exemplo acima, o correferente antecede o referente por meio da expressão "três coisas".

O que é coesão sequencial exemplos?

A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão. As diversas flexões de tempo e de modo dos verbos, bem como as conjunções, são, de modo geral, os responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da coesão sequencial nos textos.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

O que é uma antítese exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Como identificar silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

Qual a diferença entre Polissíndeto e anáfora?

Polissíndeto e Anáfora

A anáfora é uma figura de sintaxe que também está relacionada com a repetição. O que a difere do polissíndeto é que essa repetição pode ser de palavras ou expressões, e não somente de elementos conectivos. Geralmente, a anáfora aparece no início das frases.

O que é metáfora exemplos de frases?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

Qual a intenção da anáfora?

A anáfora ocorre por meio da repetição de termos no começo das frases (ou dos versos). É um recurso estilístico muito utilizado pelos escritores na construção dos versos com o intuito de intensificar uma expressão.

Quais são os tipos de pronomes?

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.

O que é coesão Exofórica?

Coesão por Referência

Exofórica.: é aquela que se refere a um elemento fora do texto. Ex.: A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas. Endofórica.: pode se referir a algo mencionado anteriormente no texto à anáfora ou a algo mencionado posteriormente à catáfora.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre objeto e objetivo?
Artigo seguinte
Qual o piso salarial do professor em 2021?