O que é cárie dentária artigo?
Perguntado por: Hélder Melo de Matias | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)
A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais (lesões em esmalte) ou estágios mais tardios (cavitação em dentina e/ou necrose da polpa dentária, órgão onde se localizam terminações nervosas e capilares ...
Como é a cárie dentária?
Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.
Como surge a cárie artigo?
As cáries são produzidas como resultado de 4 fatores interligados: dentes, bactérias, resíduos alimentares e tempo para o alimento sofrer fermentação. Escovar sempre os dentes usando pastas dentais com flúor após as refeições; Escovar os dentes com a técnica correta, que além de limpar os dentes, massageia a gengiva.
Tem como tirar cárie escovando os dentes?
Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.
Quanto tempo dura um dente com cárie?
Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
Cárie dentária e sua influência sobre a saúde ©
Como saber se a cárie está grave?
A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. Se notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte seu dentista para avaliar que procedimentos podem ser realizados.
Como saber se uma cárie atingiu a raiz?
As causas mais comuns são laminados desadaptados ou com bordas espessas que impedem a remoção adequada de placa bacteriana junto às gengivas. Os sintomas do problema são dores e escurecimento das laminados; o tratamento requer a remoção da lâmina para que o dentista tenha acesso livre à lesão cariosa.
O que uma cárie profunda pode causar?
O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos. Pode evoluir também para processos infecciosos da polpa, podendo levar a uma contaminação da corrente sanguínea pelas bactérias presentes nessa infecção (bacteriemia).
Quando a cárie não tem mais jeito?
Os riscos da cárie não tratada
“Elas podem afetar o dente, de ordem local, como abscesso periapical (inchaço com pus que ocorre junto à raiz de um dente e que normalmente provoca dores), necrose pulpar (necrose localizada na polpa do elemento dentário) e em casos extremos, a perda do elemento dental”, explica.
O que acontece quando a cárie atinge o nervo?
Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.
Como eliminar cáries naturalmente?
Parte 1 de 3: Cuidando de uma cárie naturalmente. Consuma mais vitamina D. A vitamina D é benéfica para a saúde dos ossos, pois acelera o metabolismo do cálcio e induz a produção de catelicidina, um peptídeo antimicrobiano que ataca as bactérias causadoras das cáries.
Quais as doenças causadas por dentes estragados?
- Cárie. A cárie é uma das doenças dentárias mais comuns no mundo. ...
- Gengivite. ...
- Periodontite. ...
- Halitose. ...
- Endocardite bacteriana. ...
- Pneumonia e artrite reumática. ...
- Parto prematuro. ...
- Diabetes.
Quando a cárie chega no osso?
Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.
Quanto tempo leva para uma cárie virar canal?
Quando a cárie ultrapassou as camadas superficiais do dente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal, em que nervos são retirados e o conteúdo interno é substituído por um material inerte.
O que é cárie radicular?
Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente. Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.
Como se livrar da cárie?
Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.
Como se dá uma palestra?
Como se fala os números ordinais em inglês?