O que é capacitismo artigo?

Perguntado por: Sandro Wilson Pinheiro Ribeiro Castro  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

Os estudos recentes sobre o tema definem como capacitismo a forma como pessoas com deficiência são tratadas como “incapazes”, aproximando as demandas dos movimentos de pessoas com deficiência a outras discriminações sociais como o racismo, o sexismo e a homofobia.

O que é o capacitismo?

Falar que alguém é cego por não te cumprimentar na rua ou que deu mancada por cometer um erro são exemplos clássicos de capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência. O termo, que vem da tradução do inglês 'Ableism', significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência.

Qual a lei do capacitismo?

A discriminação das pessoas com deficiência, ou seja, o capacitismo, é, inclusive punida por lei. A Lei Brasileira de Inclusão, instituída em 2016, define no art. 4 que “toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

O que é capacitismo Scielo?

Desse modo, o capacitismo “é um neologismo que sugere um afastamento da capacidade, da aptidão, pela deficiência” 14. Dias A. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal à narrativa capacitista social. In: Anais do II Simpósio Internacional de Estudos sobre Deficiência; 2013; São Paulo.

O que é capacitismo PDF?

O conceito de capacitismo se refere ao grupo das pessoas com deficiência, que ao longo da história vem tendo suas capacidades subjugadas, o que envolve exclusão, preconceito e discriminação vivenciado por essas pessoas. Isso se dá, geralmente, por meio de atitudes veladas e, por isso mesmo, imperceptíveis. deficiência.

Você sabe o que é CAPACITISMO?

28 questões relacionadas encontradas

Qual a origem da palavra capacitismo?

A palavra tem origem no inglês ableism – em português, able significa capaz. O termo ganhou popularidade, segundo a BBC, nos Estados Unidos da década de 1980, nos movimentos pelos direitos pelas pessoas com deficiência. Não há registro do termo capacitismo na legislação brasileira.

O que diz a lei LBI?

A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um conjunto de normas destinadas a assegurar e a promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania.

O que diz o artigo 88 da lei brasileira de inclusão?

88. Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

O que o governo pode fazer para diminuir o capacitismo?

Em resumo. Ainda há muito para avançar em inclusão e o capacitismo não deve ser empregado em nossas vidas. Para isso é importante buscar conhecer ações e palavras que não o promovam. O respeito e a escuta devem ser o guia, e as leis estão à disposição para serem utilizadas.

O que é capacitismo e como ele se manifesta?

O capacitismo significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão perfeito denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

Quem são os capacitistas?

É comum vermos pessoas se referindo às pessoas com deficiência, inclusive aos atletas com deficiência, como um exemplo de superação. Esse termo é capacitista por considerar a deficiência da pessoa como algo que a define por completo e a impede de viver em sociedade, algo que precisa ser superado.

Porque o capacitismo é algo ruim para a sociedade?

O capacitismo, assim, é uma manifestação de preconceito para com as pessoas com deficiência ao pressupor que existe um padrão corporal ideal e a fuga desses padrões torna as pessoas inaptas para as atividades na sociedade. ... O Capacitismo nega a cidadania ao enfatizar a deficiência e não a pessoa humana.

O que é capacitismo e como combatê lo?

De acordo com Luciana Maia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, "o capacitismo é um preconceito dirigido a qualquer pessoa que apresenta uma deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial (...)

Como combater o capacitismo nas empresas?

Entenda como eliminar comportamentos capacitistas a pessoas com deficiência no ambiente de trabalho
  1. Para combater o preconceito é preciso oferecer conhecimento. ...
  2. Evite o protecionismo e alinhe as expectativas e responsabilidades com o funcionário. ...
  3. Revise os planos de carreira para pessoas com deficiência.

Quais Cid são considerados deficiência?

As deficiências enquadradas na Lei de Cotas são:
  • 1 – Deficiência Auditiva. ...
  • 2 – Deficiência Visual. ...
  • 3 – Deficiência Física. ...
  • 4 – Deficiência Intelectual. ...
  • 5 – Deficiência Múltipla: ...
  • 6 – Autismo na Lei de Cotas.

Quais os tipos de deficiências consideradas pela Lei?

Como se enquadram as deficiências?
  • Alteração de força. ...
  • Alterações Articulares. ...
  • Ostomias. ...
  • Nanismo. ...
  • Paralisia Cerebral. ...
  • Amputações. ...
  • Deformidades estéticas. ...
  • Deficiência Auditiva.

O que mudou com a Lei 13146?

Também foi alterado o caput do comando, passando a estabelecer que “são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos”. Em suma, não existe mais, no sistema privado brasileiro, pessoa absolutamente incapaz que seja maior de idade.

O que diz a lei brasileira sobre o início da vida?

Devidamente prevista na Constituição Federal de 1988 o artigo 2° do Código Civil dita que: “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.”

Qual o nome do preconceito contra deficientes?

O capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência, que envolve uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.

O que é capacitismo Como podemos combater o capacitismo e como mudar a sociedade capacitista?

O capacitismo é a forma de discriminação ideológica e material dirigida contra as pessoas com alguma deficiência. ... Ele parte da premissa da capacidade, da sujeição dos corpos deficientes e sem razão dos sem deficiência”.

Por que o capacitismo é um problema?

Isso ocorre principalmente porque muita gente não entende ou não aceita que aqueles que têm deficiência podem atuar profissionalmente como qualquer outra pessoa. Pessoas com deficiência sabem bem do que estamos falando, ainda que não tenham familiaridade com o termo capacitismo.

Quais as consequências do capacitismo?

As consequências do capacitismo

É isto que ocorre quando se discrimina alguém por conta de uma deficiência. Assim, o capacitismo é uma prática que marginaliza a pessoa com deficiência e a impede de desenvolver seu potencial junto de outros grupos, ver e viver o mundo lá fora.

Porque os deficientes sofrem preconceito?

Além da falta de acessibilidade física, como rampas e elevadores, a ausência de uma cultura mais inclusiva (barreiras atitudinais) aumenta o preconceito com deficientes, colocando-os em situações de constrangimento.

Quais dessas perguntas e expressões são capacitistas?

8 expressões capacitistas para excluir do dia a dia
  1. Dar uma de João sem braço. Explicação: não ter um braço é uma condição física, não comportamental. ...
  2. Dar uma mancada. ...
  3. Está cego/surdo? ...
  4. Estar mal das pernas. ...
  5. Fingir demência. ...
  6. Não ter braço para alguma coisa. ...
  7. Retardado. ...
  8. Ceguinho/ Mudinho.

O que são as expressões capacitistas E qual a razão de precisarmos Tirá-las de nosso vocabulário?

Capacitismo é, por definição simplificada, o nome dado ao ato de discriminar pessoas com deficiência (PCD) - seja ela física ou mental - ao enxergá-las com um olhar de superioridade, como se fossem incapazes ou tivessem menos valor dentro da sociedade.

Artigo anterior
Qual a diferença entre cal hidratada e cal para pintura?
Artigo seguinte
Qual a importância de Karl Marx para a educação?