O que é calor latente?

Perguntado por: Isabela Nogueira  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

Calor latente, também chamado de calor de formação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.

Qual é a definição de calor latente?

O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.

Como identificar o calor latente?

Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.

O que é calor latente e o que é calor específico?

Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente. ... Também chamado de calor específico, o calor sensível, determinado pela letra c (minúscula), é avaliado da seguinte forma:cal/g. °C.

Qual é o calor latente da água?

São necessárias 600 cal para converter 1 g de água para vapor d'água em 0° C ou 540 cal em 100° C. ... Esta energia, que é posteriormente liberada como calor quando o vapor volta a ser líquido, é denominada calor latente de vaporização. Condensação é o processo pelo qual o vapor d'água muda para o estado líquido.

Calorimetria - Aula 03 (Calor Latente)

29 questões relacionadas encontradas

Qual é o calor latente do gelo?

Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo. Observação: Durante a solidificação, a água cederá a mesma quantidade de calor que recebeu durante a fusão; portanto o calor latente de solidificação é igual ao da fusão.

O que é o calor específico?

Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.

Como calcular calor latente e sensível?

Trata-se aqui do denominado calor sensível. No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).

Qual das definições abaixo é a definição correta do calor específico de um objeto?

O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C.

Quais são os tipos de calor latente?

Assim, iremos estudar dois tipos de calor latente, o de fusão e o de vaporização.
  • Calor latente de fusão: é quando uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. ...
  • Calor latente de vaporização: ocorre quando uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.

Qual a definição de calor sensível?

Grandeza utilizada na transferência de energia

Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.

Qual a quantidade de calor sensível?

Uma caloria corresponde à quantidade de calor necessária para que 1 g de água sofra variação de temperatura de 14,5 °C para 15,5 °C. A correspondência entre calorias e joules é de que 1 cal equivale a aproximadamente 4,18 J.

Qual é o valor do calor específico da areia?

Observe na tabela anterior que o calor específico da areia é cinco vezes menor que o da água. Enquanto cada grama de areia precisa de apenas 0,2 cal para variar a sua temperatura em 1°C, a água precisa de 1 cal para executar a mesma tarefa.

Qual a quantidade de calor necessária para vaporizar 50 g de água a 100 C?

No caso da água, por exemplo, o calor latente de vaporização é de 540 cal/g, ou seja, cada grama de água a 100°C precisa de 540 cal de calor para sofrer a mudança do estado líquido para o estado gasoso.

O que é o calor latente de vaporização de exemplo nos seres vivos?

O calor latente de vaporização da água é 539,6 cal/g, e também é uma valor muito elevado, e isso é uma mecanismo muito importante para o seres vivos evitarem que suas células superaqueçam. ... A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio.

O que é o calor de vaporização?

A entalpia de vaporização ou calor de vaporização é a quantidade de energia necessária para que um mol de um elemento ou de uma substância que se encontra em equilíbrio com o seu próprio vapor, a pressão de uma atmosfera, passe completamente para o estado gasoso.

Qual é o calor específico do gelo?

Calor específico do gelo = 0,5 cal/g°C. Calor específico da água= 1,0 cal/g°C.

Que quantidade de calor?

Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (S.I) é o J / K, sendo que a mais usada é a cal / oC. Chamamos de Calor específico de uma substância ( c ) a razão entre a quantidade de calor que a substância troca e o produto entre a sua massa e a variação de temperatura sofrida.

Qual a fórmula equação que determina a quantidade de calor sensível de um corpo?

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.

Quais as características do calor sensível?

Calor sensível é o calor físico de um corpo em que há variação de temperatura, mas n]ao há variação de estado físico da matéria. Em outras palavras, é a quantidade de calor que faz variações de temperatura sem que mudanças de fase ocorram. ...

Quais são os tipos de calor?

É importante saber que existem dois “tipos” de calor: Calor Sensível e. Calor Latente.

Quais são as formas ou tipos de calor existentes?

Propagação de Calor
  • Condução Térmica.
  • Convecção Térmica.
  • Irradiação Térmica.

Quais são os tipos de calor é a principal diferença entre eles?

Vamos descobrir a diferença entre eles! Chamamos de Calor a energia térmica está sempre em movimento, sendo transferida de um corpo com maior temperatura para outro com uma temperatura menor. ... Sensível ou Latente: esses dois tipos de calor são as duas únicas formas de calor que podem existir em um corpo.

O que é indicado pela capacidade térmica de um objeto?

A capacidade térmica define a quantidade de calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade.

Artigo anterior
Quais são os fatores que interferem no clima de uma região?
Artigo seguinte
Quem participa de um Tribunal?