Como podem interagir os fármacos estruturalmente específicos?

Perguntado por: Valentim Antunes Santos  |  Última atualização: 13. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

Os fármacos estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação se- letiva com uma determinada biomacromolécula-alvo que, na maior parte dos casos, são enzimas, receptores metabotrópicos (acoplados a proteína G), receptores ionotrópicos (acoplados a canais iônicos), receptores ligados a quinases, ...

O que são fármacos estruturalmente específicos?

Os fármacos estruturalmente específicos são aqueles que exercem seu efeito biológico pela interação seletiva com uma determinada biomacromolécula-alvo. Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles capazes de se ligar à diversos receptores e desencadear diversos efeitos terapêuticos e colaterais.

Quais características definem um fármaco como estruturalmente específicos?

b-) Fármacos estruturalmente específicos, cuja atividade resulta da interação com sítios bem definidos apresentam, portanto, um alto grau de seletividade. As drogas desse grupo também apresentam uma relação definida entre sua estrutura e a atividade exercida.

Como os medicamentos interagem com o corpo humano?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

O que são fármacos receptores específicos?

Os medicamentos que têm receptores-alvo se classificam como agonistas ou antagonistas. Os medicamentos agonistas ativam ou estimulam seus receptores específicos, desencadeando uma resposta que aumenta ou diminui a atividade da célula.

FARMACODINÂMICA - RESUMO COMPLETO - FARMACOLOGIA 9

23 questões relacionadas encontradas

O que são fármacos específicos e inespecíficos?

A princípio, os medicamentos se dividem em dois grandes grupos, classificados de acordo de como eles agem no nosso corpo: os específicos que são a maior classe e os inespecíficos, que são minoria na classe farmacêutica.

Quais são os tipos de interação fármaco receptor?

A ligação pode ser específica e reversível. Um ligante pode ativar ou inativar um receptor, podendo a ativação aumentar ou diminuir uma função celular particular.

O que são interações entre medicamentos?

o que são interações medicamentosas? Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. Constitui causa comum de efeitos adversos.

Quais são os três principais exemplos de interações medicamentosas?

Exemplos de interação medicamentosa
  • Varfarina + anti-inflamatório não esteroide (AINE, como diclofenaco, ibuprofeno, nimesulida): risco aumentado para sangramentos.
  • Aspirina + varfarina: maior concentração sérica do anticoagulante e potencial hemorrágico.
  • Fenilbutazona + varfarina: aumento do potencial hemorrágico.

O que é interação medicamentosa e quais os tipos?

A interação medicamentosa acontece quando uma pessoa faz o uso de mais de um medicamento — que é a interação medicamento-medicamento, ou quando existe uma interação com algum alimento (medicamento-alimento) ou pode acontecer ainda a interação de álcool e medicamentos (medicamento-drogas).

Qual é o papel dos receptores farmacológicos no corpo humano?

Receptores farmacológicos são proteínas que funcionam como elementos de percepção do sistema de comunicação química que coordenam a função de todas as diferentes células do corpo.

Quais os principais mecanismos de ação dos fármacos?

fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem como dos diferentes fatores que influenciam na quantidade de fármaco a atingir o seu sítio. Basicamente, estuda os processos metabólicos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação das drogas.

Como ocorre o processo de absorção dos fármacos?

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

Quais são os fármacos específicos?

Medicamento específico: são considerados medicamentos específicos os produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa ou paliativa não enquadrados nas categorias de medicamento novo, genérico, similar, biológico, fitoterápico ou notificado e cuja (s) substância (s) ativa ...

Quais são os medicamentos específicos?

Na categoria medicamentos específicos são enquadrados, por exemplo, os produtos para prevenção da desidratação e os medicamentos à base de vitaminas, minerais e aminoácidos que são isentos de prescrição médica.

Quais são as classificações dos fármacos?

Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.

Quais os tipos de interações medicamentosas mais comuns?

“As interações medicamentosas mais comuns são as que ocorrem quando um fármaco, que é a substância ativa do medicamento, interfere na ação de outro, aumentando ou diminuindo seu efeito.

Como são classificadas as interações medicamentosas de acordo com sua origem?

As IM podem ser classificadas de acordo com a origem (far macocinética e farmacodinâmica) e gravidade (menor, mode rada e grave).

Quais as características dos medicamentos com maior predisposição a interações?

As características do paciente podem favorecer a ocorrência das interações. Por exemplo, nos idosos ocorre diminuição de função renal e hepático; por esse motivo, é provável que a incidência de interações seja maior nos idosos, pela lenta eliminação dos fármacos.

Quanto às interações medicamentosas é correto afirmar que?

No que tange às interações medicamentosas, é correto afirmar que. interações farmacocinéticas são aquelas em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença do outro no seu sítio de ação ou no mesmo sistema fisiológico; induzem mudança na resposta do paciente a outro fármaco.

O que acontece quando há interação medicamentosa entre medicamentos?

Embora nem toda interação medicamentosa seja ruim, é preciso estar atento aos riscos de reunir, sem intenção prévia, dois ou mais efeitos terapêuticos. As consequências variam de dores pelo corpo, sangramentos e até problemas cardíacos, podendo, no extremo, ser fatal.

Quais são os fármacos que podem ser associados?

Combinações perigosas
  1. Antibiótico e Anticoncepcional. A ação dos antibióticos no corpo leva a uma diminuição da microbiota da flora intestinal. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

Como funciona a interação fármaco receptor?

INTERAÇÃO FÁRMACO-RECEPTOR

A tendência de um fármaco de se ligar aos receptores é governada por sua afinidade, ao passo que a tendência de um fármaco, uma vez ligado, ativar o receptor é indicada pela sua eficiência.

Quais os 4 principais alvos farmacológicos da ação de fármacos?

▪ Principais alvos farmacológicos:
  • 1) Receptores.
  • 4) Canais iônicos.
  • 5) Ácidos nucleicos.
  • 6) Outros.

O que é afinidade em relação a interação fármaco receptor?

A afinidade de um fármaco para seu receptor determina a estabilidade do complexo fármaco-receptor: quanto maior a afinidade, mais estável o complexo.

Artigo anterior
Como reter o que se estuda?
Artigo seguinte
O que não pode ser patenteado segundo INPI?