O que é bom para pelos encravados?

Perguntado por: André Cruz de Nunes  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)

Algumas opções de tratamento para pelo encravado são:
  • Lavar a pele com água morna. ...
  • Usar pomada, creme ou gel. ...
  • Esfoliar a pele. ...
  • Usar hidratante corporal. ...
  • Fazer depilação a laser. ...
  • Tomar remédio.

Como curar pelo encravado rápido?

Em casos leves, você pode aplicar compressas quentes na área afetada para ajudar abrir os poros e facilitar a liberação do pelo encravado. Utilize também um esfoliante suave para remover células mortas da pele, auxiliando na liberação do pelo encravado. Mas nunca esprema ou cutuque o pelo encravado!

O que fazer para desinflamar pelo encravado?

O pelo encravado parecido com um nódulo duro na pele pode melhorar ao se aplicar compressas mornas por 10 a 15 minutos ao dia e/ou realizar a esfoliação suave do local. Em caso de inflamação, pode também ser indicado o tratamento com antibióticos, de acordo com a orientação do médico.

Qual pomada é boa para pelo encravado?

Neste caso, a Pomada Minancora pode ser uma opção para você! Ela tem as propriedades certas para tratar esses casos efetivamente. Isso porque sua fórmula possui ativos que funcionam perfeitamente para tratar a pele ao redor do pelo. E você pode utilizá-la de 1 a 2 vezes por dia.

Como remover pelos encravados em casa?

A principal dica de prática que pode ser feita em casa, sem acompanhamento de dermatologista, de como desinflamar pelo encravado é o uso de compressas de água morna ou soro em cima do local inflamado³. Isso vai ajudar a atenuar as lesões existentes.

Dica: como evitar e como se livrar de pelos encravados - Vida Melhor - 21/06/2018

24 questões relacionadas encontradas

O que é bom para pelo encravado nas partes íntimas?

Alguns de seus pacientes gostam de fazer compressa usando água morna e sal. Remédios para dor que não precisam de receita também podem ser bastante úteis. Tente Advil para dor e creme de hidrocortisona para inchaço e vermelhidão. E se um cisto se formar em cima dos pelos encravados, tente passar peróxido de benzoíla.

Quando o pelo encravado vira caroço?

O cisto pilonidal é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em homens jovens, entre 15 e 30 anos de idade. Ele ocorre quando um pelo encravado causa uma infecção e/ou inflamação na região localizada entre as nádegas, formando um cisto que pode se tornar dolorido e incapacitante.

Pode furar pelo encravado?

Não retire o pelo encravado com pinça

Tentar retirar o fio com a pinça ou a unha pode piorar o quadro e ferir ainda mais a pele. Para facilitar a saída do fio, a sugestão é aplicar uma compressa com água morna durante alguns minutos por dia para abrir os poros.

Como Desinflamar Pelos após depilação?

Produtos com aloe vera ajudam a acalmar áreas irritadas depois da depilação. Cremes e géis calmantes podem ser ótimos aliados para diminuir a irritação e a coceira no pós-depilação, viu? Procure sempre por fórmulas à base de aloe vera, substância superconhecida por suas propriedades curativas, hidratantes e calmantes.

O que causa o pelo encravado?

Vão desde a falta de higiene e o atrito provocado por roupas muito justas ao acúmulo de células mortas ou a pequenas lesões cutâneas, ocorrências que podem obstruir os poros impedindo sua passagem.

Quanto tempo pode durar um pelo encravado?

Não há um prazo definido para quanto tempo os pelos encravados somem. Seu tipo de pele e a irritação da sua pele são fatores fundamentais na longevidade dos pelos encravados. Da mesma forma, quanto mais você coçar ou perturbar a área, mais tempo levará para sarar.

O que fazer para não encravar os pelos?

Uma boa forma de evitar os pelos encravados é esfoliar as áreas alguns dias antes da depilação. "A esfoliação elimina as células mortas e afinam a pele, uma vez que a pele 'mais grossa' pode impedir os pelos de nascerem. Ela também remove impurezas da derme e, assim, diminui os riscos do encravamento.

Qual antibiótico para pelo encravado?

Como a maioria das foliculites é causada por S. aureus, o tratamento com mupirocina ou clindamicina tópica é geralmente eficaz. Alternativamente, lavagem com peróxido de benzoíla a 5% pode ser usada por 5 a 7 dias ao tomar banho.

Como tirar pelo encravado na hora?

Use pomadas e cremes específicos

Com a orientação de um especialista ou dermatologista, alguns cremes e pomadas de uso tópico podem ser utilizados. Em geral, esses produtos têm ativos como ácido glicólico, ácido retinóico e ácido salicílico, que auxiliam a combater o problema.

Pode passar nebacetin No pelo encravado?

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

O que fazer para não encravar os pelos da virilha?

Uma das formas de evitar os encravados é preparando bem a pele antes da depilação, de acordo com a dermatologista Thais Pepe. No entanto, evite a bucha e prefira esfoliantes específicos para a pele: a esponja pode agredir a pele e as fissurinhas da depilação, podem permitir a entrada de bactérias.

Como acabar com os caroços da depilação?

Para caroços, coloque uma toalha úmida na área afetada por alguns minutos para ajudar a incentivar a saída dos pelos encravados na pele. Para tratar queimaduras e caroços, mantenha a pele bem hidratada para ajudar a combater a vontade de coçar as áreas afetadas.

Estou com muitos pelos encravados?

Nesses casos, é recomendado buscar ajuda médica para evitar que a condição evolua para uma foliculite. Utilizar lâminas novas para fazer depilações e manter a pele sempre bem hidratada são coisas que ajudam a resolver o pelo encravado.

Como saber se é pelo encravado ou foliculite?

A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias. Embora sejam inflamações comuns, ambas ainda rendem muitas dúvidas.

O que acontece se não tirar pelo encravado?

Quem se depila frequentemente com cera ou lâmina já deve ter sofrido com os pelos encravados, aqueles fios que, ao invés de crescer normalmente, se curvam e penetram novamente na pele. Quando o problema se agrava, há risco da condição passar para uma infecção chamada foliculite.

Como tratar pelo encravado nos grandes lábios?

Pelo encravado ou foliculite

Como tratar: aplicar uma compressa morna na região e evitar usar calcinhas ou roupas apertadas. Caso a dor piore ou a região fique muito quente ou inchada, deve-se ir ao ginecologista para avaliar a necessidade de usar uma pomada antibiótica.

Como saber se é HPV ou pelo encravado?

Como posso saber se tenho HPV? Embora seja geralmente assintomático, há uma chance de apresentar verrugas genitais. O ginecologista também verifica alterações cervicais anormais desencadeadas pelo HPV como parte dos exames de rotina. Tenho algumas protuberâncias estranhas ao longo da linha da calcinha.

Porque os pelos encravam depois da depilação com cera?

Os pelos encravados são muito comuns em pessoas que fazem depilação, principalmente com cera, quente ou fria, de forma incorreta, devido ao fato de os poros, por onde saía o pelo, ficarem obstruídos.

Como tirar pelo encravado da parte íntima caseiro?

Polvilhe amido de milho sobre o local do pelo encravado e deixe por 20 minutos; Coloque pasta de amendoim sobre o cabelo encravado e deixe por 10 minutos. Deve ser feito todos os dias até que não seja mais necessário.

É normal ter pelo encravado nas partes íntimas?

Embora o pelo encravado seja comum nesta área, o aparecimento de verrugas, por outro lado, necessita de atenção. Embora o pelo encravado seja comum nesta área, o aparecimento de verrugas genitais, por outro lado, necessita de atenção. O cuidado com a saúde começa com uma boa observação do próprio corpo.

Artigo anterior
Quais os sintomas de quem está com câncer de próstata?
Artigo seguinte
Como saber o que se quer da vida?