O que é bom para desobstruir as trompas?

Perguntado por: Fernando Vasco Pires Silva  |  Última atualização: 10. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Como é o tratamento para trompas obstruídas?
  • Uma das opções é a cirurgia laparoscópica de desobstrução, mas com chances baixas de sucesso.
  • A outra é a fertilização in vitro e procedimentos de reprodução assistida, em que a fecundação ocorre artificialmente fora do útero!

O que fazer para desobstruir as trompas naturalmente?

Acupuntura e a desobstrução tubária

Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido.

Qual o remédio para desobstruir as trompas?

Infelizmente não existe medicação para desobstruir as trompas.

Tem como reverter trompas obstruidas?

A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia para remover a parte danificada ou retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do óvulo e a gravidez natural.

É possível ovular com as trompas obstruidas?

Mesmo com o diagnóstico de trompas obstruídas é possível engravidar, porém é necessária a avaliação médica para definir o melhor procedimento. As possibilidades vão desde cirurgias para desobstrução até tratamentos de Reprodução Assistida, através da Fertilização in vitro. Texto: Dra. Daiane Pagliarin – Ginecologista.

TROMPAS OBSTRUÍDAS, veja a solução | Boa Gravidez

18 questões relacionadas encontradas

É possível engravidar naturalmente com as trompas obstruidas?

De fato, a obstrução das trompas reduz drasticamente as chances de fecundação. Mas, em alguns casos, quando a obstrução não é com aderência, pode ocorrer a fecundação ou um fenômeno denominado gestação ectópica.

Como tratar obstrução nas trompas para engravidar?

Como tratar a obstrução nas trompas? Após descoberta, a obstrução nas trompas pode ser tratada por meio de cirurgia. Ela é realizada a fim de remover a parte danificada ou, até mesmo, retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do espermatozoide e a concepção natural.

Quais os sinais de quem tem as trompas entupida?

A obstrução das tubas uterinas não está associada a nenhum sintoma. Mesmo em casos em que existe um acúmulo de líquido nas tubas – hidrossalpinge –, não existem sintomas presentes.

Quais os sintomas de trompas obstruídas?

Na maior parte dos casos a obstrução não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico. Algumas mulheres só descobrem a situação quando apresentam dificuldades para engravidar. Essa alteração pode causar infertilidade feminina devido à impossibilidade da passagem do espermatozoide para a fecundação do óvulo.

Quem tem trompas obstruidas menstrua?

Quando se retira as trompas uni ou bilateral, e não mexendo em ovários ou útero, a menstruação permanece. A menstruação depende dos ovários que faz a parte hormonal e do útero onde acontece a descamação do endométrio formando o fluxo menstrual.

Quem engravidou com trompas obstruidas?

As chances de gravidez para quem possui alguma alteração nas trompas são menores, mas existentes. Com tratamento adequado e acompanhamento médico, é possível ter uma gestação saudável. E, com a ajuda da medicina reprodutiva, existem ótimas porcentagens de sucesso a cada ciclo.

Como entope as trompas?

Diversos motivos podem causar a obstrução. O principal são as infecções transmitidas sexualmente, como a clamídia. Essa doença é responsável pela criação de uma colônia de massa e líquidos no interior das trompas, obstruindo a passagem. Outro grande vilão é a endometriose, distorcendo sua anatomia e entupindo-as.

O que provoca a obstrução das trompas?

A obstrução nas trompas pode ser causada por infecções ginecológicas, como a clamídia ou gonococos; pela formação de cicatrizes após cirurgias, pela endometriose, ou quando a mulher decide fazer a laqueadura para não ter mais filhos. Em algumas situações, é possível realizar uma cirurgia para desobstrução.

Qual o remédio que se toma para acabar com hidrossalpinge?

Tratamento medicamentoso para hidrossalpinge não existe. O tratamento é sempre cirúrgico. A medicação é usada em casos de salpingite (inflamação das trompas por inúmeras causas), que pode estar associada à hidrossalpinge.

Qual o valor de um exame de histerossalpingografia?

R$ 425,00. Este preço considera todas as ofertas disponíveis no Brasil. Consulte preço para a sua localização.

Como melhorar o funcionamento das trompas?

Tratamento
  1. Antibióticos, caso uma infecção pélvica seja diagnosticada.
  2. Laparoscopia e/ou histeroscopia para deslocar ou remover algum tecido anômalo.
  3. Fertilização in vitro ou, às vezes, cirurgia, no caso de mulheres mais jovens.

Como saber se as trompas estão se regenerando?

A confirmação de que o procedimento foi eficaz deverá ser feito pelo médico que realizou a sua cirurgia. Nenhum exame deverá ser feito periodicamente para avaliar a regeneração da trompa.

O que é trompas entupida?

Se a trompa estiver obstruída, ela não conseguirá conduzir o óvulo até o útero, impedindo a fecundação e a gravidez. O bloqueio nas trompas pode ser causado por vários fatores, como infecções ginecológicas, endometriose ou quando a mulher decide fazer a laqueadura para não ter mais filhos.

Como é a menstruação de quem tem hidrossalpinge?

Os sintomas podem ser dores abdominais – dor pélvica ou no abdômen inferior, que piora durante a menstruação ou logo a seguir; inchaço e corrimento vaginal constante de aspecto e cores diferenciadas das habituais para um muco saudável.

Qual ultrassom dá para ver as trompas?

A histerossalpingografia é uma forma de raio-x utilizada para visualizar as trompas e a cavidade uterina. Nesse exame, é possível que o médico conheça a forma e a estrutura do útero e saber se existe qualquer malformação ou cicatriz uterina que possa atrapalhar a aderência do óvulo fecundado.

Qual o tratamento para inflamação nas trompas?

Os analgésicos mais usados para alívio da dor são paracetamol e dipirona. Nos casos em que a inflamação é crônica ou muito grave, acometendo as tubas, é necessário administrar medicamentos por via venosa. Em casos ainda mais extremos, pode ser preciso realizar uma cirurgia para retirar os ovários.

Quais são as chances de engravidar com uma trompa?

Gravidez com apenas uma trompa e um ovário é possível

Considerando que o ovário e a trompa existentes são do mesmo lado, as chances de gravidez natural serão praticamente as mesmas, pois a cada mês o ovário seleciona entre os dois ovários qual deles possui o melhor óvulo para a ovulação.

Quanto tempo leva para as trompas se regenerar?

Mas, a recanalização pode demorar mais de 30 dias para acontecer completamente, e pode ser necessário aguardar até um ano para descobrir se o resultado será o esperado.

Quais as chances de engravidar depois do exame de histerossalpingografia?

A histerossalpingografia não dificulta e não facilita uma gravidez. Converse com o seu médico.

Porque a histerossalpingografia ajuda a engravidar?

Portanto, com o exame histerossalpingografia, o médico pode saber se existe qualquer malformação ou cicatriz uterina que possa atrapalhar a aderência do óvulo fecundado. Da mesma maneira, o procedimento permite verificar se as trompas estão bloqueadas, dificultando o caminho do óvulo.

Artigo anterior
Como rastrear com o número do pedido?
Artigo seguinte
Quem manda na Inglaterra a rainha ou o Ministro?