Como é feito o procedimento cirúrgico de Histerectomia laparoscópica?

Perguntado por: Artur Lourenço Loureiro de Domingues  |  Última atualização: 18. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

Histerectomia laparoscópica: este procedimento pode ser realizado com a histerectomia vaginal e consiste na remoção do útero através da inserção de instrumentos inseridos através de pequenos cortes no abdômen, enquanto médico realiza o procedimento com a ajuda de uma câmera acoplada a um telescópio.

Quanto tempo dura uma histerectomia por laparoscopia?

Os procedimentos levam, em média, de 2 a 3 horas. Quando a via escolhida é a abdominal, pode ser feita uma laparotomia (técnica invasiva, com incisão no abdômen) ou uma laparoscopia (técnica minimamente invasiva, na qual insere-se um laparoscópio por pequenas incisões no abdômen).

Como é feita a histerectomia por videolaparoscopia?

“Usamos um material específico para cirurgia laparoscópica: pinças de 5mm, uma câmera de 10mm e um manipulador uterino que auxilia retirada do útero “por baixo” via vaginal, como no parto normal. Os pequenos orifícios cicatrizam bem mais rápido que a cirurgia convencional.”, explica o cirurgião oncológico Dr.

Qual anestesia para histerectomia por videolaparoscopia?

Qual anestesia é feita para a histerectomia por laparoscopia? Semelhante a outros procedimentos realizados por videolaparoscopia (como a laqueadura, miomectomia), a anestesia realizada para retirada do útero por laparoscopia é a anestesia geral.

Como fica por dentro depois de uma cirurgia de histerectomia?

A distenção abdominal (“barriga inchada”) pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia. O intestino geralmente demora 12 a 24 horas a restabelecer o seu normal funcionamento, podendo acumular alguns gases. Com o início da hidratação, alimentação e a deambulação (andar) este tipo de sintomas diminui.

COMO É FEITO A HISTERECTOMIA - A CIRURGIA DA RETIRADA DO UTERO

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as sequelas da retirada do útero?

A retirada do útero, também chamada de histerectomia, além de interromper a menstruação, pode ter consequências, como diminuição da libido, dor durante o contato íntimo, menor lubrificação vaginal e sentimentos negativos, em algumas mulheres.

Porque a cirurgia de histerectomia dói tanto?

Olá, a dor de pós -operatório ocorre com frequência, pois há uma manipulação muito grande no decorrer da cirurgia, principalmente em histerectomia abdominal!

O que acontece com a bexiga depois da retirada do útero?

Após realizar a histerectomia, o mecanismo de ligamentos e músculos da região perianal (assoalho pélvico) são modificados. Assim, o suporte da uretra e da bexiga alterados acarretam o mau funcionamento do esfíncter urinário, músculo que impede a perda de urina.

Quantos pontos leva para retirada do útero?

É muito individual de cada técnica utilizada em cada cirurgia. Porém usualmente não se utilizam pontos na retirada dos ovários, mas cerca de 5 pontos no fechamento da vagina, e um ponto na parede abdominal.

Precisa Intubar para fazer histerectomia?

Geralmente é realizada uma leve sedação para que a paciente durma durante o procedimento. A anestesia geral exige intubação e um controle muito mais rigoroso dos sinais vitais, tendo mais contra indicações dependendo dos problemas de saúde.

Qual o valor de uma histerectomia por videolaparoscopia?

O custo hospitalar varia entre R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00 a depender da técnica recomendada. Além disso, ainda terá que arcar com os custos da equipe médica, composta por dois ginecologistas, instrumentadora e anestesista; e este valor varia bastante de acordo com a experiência do profissional.

Quais os exames Pré-operatórios para cirurgia de histerectomia?

Exames Diagnósticos: Ultrassonografia Transvaginal, Ultrassonografia Pélvico. Exames Pré-Operatórios: Hemograma, Coagulograma, Tipagem Sanguínea, Urina I, Urocultura; Para pacientes com idade >50anos: Raio X de tórax, ECG, Função renal (Ureia e Creatinina).

Quantos dias fica no hospital depois da retirada do útero?

Histerectomia vaginal: há corte na vagina, com tempo de internação de um a dois dias e de recuperação de duas a três semanas; Histerectomia laparoscópica: são feitos pequenos cortes no umbigo ou na vagina, com tempo de internação de um a dois dias e de recuperação de duas a três semanas.

O que é uma histerectomia total laparoscópica?

Histerectomia Total Laparoscópica (TLH).

Esta é uma técnica onde o útero é separado por completo dos vasos sanguíneos e das estruturas que o sustentam, exclusivamente por via laparoscópica. Geralmente são necessário três a quatro orifícios no abdómen. A remoção do útero ocorre de seguida pela vagina.

Como se preparar para uma cirurgia de histerectomia?

Cuidados antes da histerectomia
  1. Exames de sangue e urina – a paciente deve realizar exames de sangue e urina antes da cirurgia;
  2. Jejum – a paciente deve ficar em jejum absoluto por algumas horas antes do procedimento;
  3. Antibióticos ou laxantes – o médico poderá indicar antibióticos ou laxantes;

Como é a primeira relação depois da histerectomia?

Na maioria dos casos após a cirurgia de Histerectomia total com retirada de todo útero com o colo, a relação sexual ocorrerá de modo normal sem problemas.

Quantas camadas são cortadas para fazer uma histerectomia?

É a técnica cirúrgica que acessamos o útero por corte pela via abdominal, pela abertura das 5 camadas (pele, subcutâneo, aponeurose, músculo, peritônio).

O que não pode fazer depois de uma histerectomia?

A via abdominal exige um repouso mais rigoroso do que a via vaginal e laparoscópica de 30 a 60 dias. Durante este repouso, as tarefas domésticas não poderão ser realizadas, você não poderá trabalhar, não poderá dirigir, não poderá andar de moto e não poderá ter relações sexuais.

Quanto tempo a barriga fica inchada depois da retirada do útero?

Com 8 meses de histerectomia é normal a paciente persistir com alguma dor e edema no tecido subcutâneo, principalmente nas cirurgias abertas, devido ao processo de cicatrização.

Quem fez histerectomia fica com a bexiga baixa?

O prolapso de cúpula vaginal é uma condição que afeta mulheres que já fizeram histerectomia, ou seja, que já tiveram o útero retirado, principalmente quando o motivo da histerectomia foi prolapso genital.

Quem tira o útero sente muito calor?

Uma outra consequência da histerectomia é a menopausa precoce, pois ao retirar o útero a mulher deixa de menstruar e passa a sentir ondas de calor e presença excessiva de suor.

Porque engordei depois da histerectomia?

A Histerectomia n]não retira os ovários, por isto, não altera o metabolismo do corpo, e não faz engordar. A barriga pode ficar um pouco inchada no primeiro mês, por causa da cirurgia, mas depois não mais. Importante lembrar, que com a idade, a tendencia é acumular mais gordura.

Quem faz histerectomia total corre risco de ter câncer de mama?

Por ter feito histerectomia é um fator de risco? O Câncer de mama não causa dor, e por isso a importância em realizar exames de rotina. A histerectomia(retirada do útero) sem retirada dos ovários não interfere no risco do câncer na mama.

O que o homem tem no lugar do útero?

Lembre-se que os homens não tem útero e não existe nenhum espaço vazio na pelve masculina por este motivo. Malhação pesada não interfere em absolutamente nada na posição dos órgãos abdominais. Abraços. Olá, assim como útero e ovários, outros órgãos ocupam a pelve (parte inferior do abdome), como a bexiga.

Como fica o corpo sem o útero?

As principais complicações são hemorragia, infecção, complicações urinárias e intestinais. As mulheres com várias comorbidades associadas terão um maior risco de complicações durante e após a cirurgia, devendo ser tomadas as medidas preventivas pré-operatórias recomendadas.

Artigo anterior
Qual site vende mais no Brasil?
Artigo seguinte
Quais são os 5 tipos danças de salão mais praticados no Brasil?