O que é biodisponibilidade Como podemos definir tempo de meia vida?

Perguntado por: Miguel Cristiano Nascimento  |  Última atualização: 7. Dezember 2024
Pontuação: 5/5 (58 avaliações)

3) Meia-vida de eliminação: medida da taxa de remoção do fármaco do organismo; 4) Biodisponibilidade: medida da fração do fármaco absorvida pela circulação sistêmica. ) mais outras vias adicionais de eliminação (fezes, respiração etc.).

O que é o tempo de meia-vida de um fármaco?

A meia-vida de uma droga é o tempo necessário para a concentração inicial cair à metade. Dependen- do dos modelos farmacocinéticos, a meia-vida poderá se relacionar em diferentes fases, ou seja, distribui- ção e eliminação.

O que se entende por biodisponibilidade?

Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

O que é tempo de meia-vida Plasmatica?

Meia-vida - a meia-vida (T1/2) é o tempo necessário para que a concentração plasmática de determinado fármaco seja reduzida pela metade.

O que significa a palavra biodisponível?

Que pode ser absorvido pelo organismo (ex.: nutrientes biodisponíveis).

Farmacologia 2.0: Aula 13 - Biodisponibilidade e taxa de absorção de um fármaco

42 questões relacionadas encontradas

Como pode ser avaliada a biodisponibilidade dos nutrientes?

Para a determinação da biodisponibilidade absoluta ou verdadeira, é necessária a quantificação, que pode ser obtida por meio de um ensaio microbiológico ou físico-químico, do total de vitamina presente no alimento ou dieta.

Qual a importância dos estudos de biodisponibilidade?

A BIODISPONIBILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA

No momento de determinar quais serão as dosagens necessárias para que o fármaco faça afeito, a biodisponibilidade tem papel-chave. Seu estudo determina como cada medicamento deve ser consumido, aspectos de absorvência e meia-vida.

Como funciona a meia-vida?

A meia-vida de um elemento radioativo consiste no tempo em que uma amostra desse elemento leva para reduzir-se à metade. Ouça o texto abaixo! A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade.

Qual a importância do tempo de meia vida?

A análise meia vida é importante para a manipulação de dejetos radioativos, pois sabendo o tempo de desintegração destes, será possível prever o momento seguro para que tal material seja considerado de baixo risco.

Como se calcula o tempo de meia vida?

Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.

O que é biodisponibilidade exemplos?

A biodisponibilidade é definida como: a fração (percentagem) de uma dose administrada do medicamento inalterado que atinge a corrente sanguínea (circulação sistémica). Sempre que se utiliza um medicamento, pretende-se que a substância ativa (também denominada por “princípio ativo” (PA)) consiga entrar no organismo.

O que é absorção e biodisponibilidade?

Cada medicamento possui uma velocidade de absorção própria, de tal forma que o seu princípio ativo esteja à disposição no seu local de atuação (sítio de atuação). A isso chamamos de BIODISPONIBILIDADE.

Qual a diferença entre absorção e biodisponibilidade?

Quando fármacos de ação sistêmica são administrados por via extra vasculares, a absorção passa a ser um pré-requisito para o efeito terapêutico dos mesmos e a biodisponibilidade passa a ser associada diretamente à qualidade do medicamento (SHARGEL, YO, 2005).

Como calcular tempo de meia-vida do fármaco?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

Como calcular a biodisponibilidade de um fármaco?

Para os fármacos excretados primariamente inalterados na urina, pode-se estimar a biodisponibilidade pela avaliação da quantidade total de fármaco excretado após dose única. Idealmente, coleta-se a urina por um período de 7 a 10 meias-vidas de eliminação para a recuperação urinária completa do fármaco absorvido.

O que é meia-vida de um antibiótico?

O intervalo entre as doses é calculado de acordo com a chamada meia-vida do remédio (tempo em que a concentração dele cai pela metade na corrente sanguínea).

O que significa o tempo médio de vida?

VIDA – MÉDIA (VM)

É a média aritmética do tempo de vida dos átomos radioativos na amostra. Isso quer dizer que em uma amostra de átomos radioativos um átomo se desintegra , o próximo átomo se desintegra daqui a 30 minutos, o terceiro se desintegra daqui a 2 horas, o quarto se desintegra daqui a 10 dias.

Quanto maior o tempo de meia-vida?

O tempo de meia-vida é inversamente proporcional à constante de decaimento. É bastante simples de entender o motivo. Quanto maior for a constante de decaimento, mais rápida será a desintegração radioativa do isótopo e, portanto, menor será o tempo necessário para reduzir a sua massa à metade.

Qual é o maior tempo de meia-vida?

São muitos zeros: o isótopo xénon-124 tem uma meia-vida de 18.000.000.000.000.000.000.000 de anos, o tempo que a sua massa leva a desintegrar-se para metade.

O que é meia-vida exemplo?

Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se. A desintegração não está relacionada com a extinção do átomo, ou seja, o átomo não deixa de existir.

Quais são os tipos de meia-vida?

A meia vida pode ser classificada como biológica e efetiva. A primeira corresponde ao tempo que um certo elemento leva para ser eliminado de um determinado organismo. Já a segunda é o tempo em que a atividade de um elemento em determinado órgão é reduzida à metade.

Qual a diferença entre meia vida biológica e meia-vida efetiva?

Meia-vida física é o período necessário para que a amostra perca metade de sua massa inicial, enquanto a meia-vida biológica se refere ao tempo para que o organismo elimine metade dos radionuclídeos, introduzidos através de radiofármacos.

Quais são os fatores que influenciam a biodisponibilidade?

Com relação aos fatores que alteram a biodisponibilidade, são abordados aqueles relacionados ao paciente que abrange os fatores relacionados ao trato gastrintestinal, os relacionados ao sítio de absorção, os fatores genéticos, peso corporal, idade, sexo e alterações fisiológicas provocadas por doenças.

O que significa aumentar a biodisponibilidade?

A biodisponibilidade de nutrientes diz respeito à quantidade que o organismo consegue absorver e aproveitar. Isto é, existem maneiras de potencializar ou diminuir a absorção, o que pode impactar negativa ou positivamente a sua saúde. Se a biodisponibilidade de nutrientes for elevada, os alimentos têm um maior valor.

Como a biodisponibilidade afeta o tratamento?

Levando isso em consideração, é possível afirmar que uma alta biodisponibilidade da medicação é o ideal para que aquele fármaco tenha uma ação eficaz. Já, se a biodisponibilidade for baixa, esse fator pode afligir a saúde do paciente.

Artigo anterior
Qual o conceito de qualidade segundo Ishikawa?
Artigo seguinte
O que é a fundamentação teórica?