O que é avaliação da aprendizagem para Jussara Hoffmann?

Perguntado por: Vera Almeida  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

Para Jussara avaliação mediadora significa prestar atenção no aluno, conhecer suas dificuldades, reconhecer seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados, para a educadora cada aluno é único. Segundo ela deve-se guiar o aluno procurando desafiar e leva-lo a conquistar autonomia moral e intelectual.

O que é avaliação de aprendizagem para Jussara Hoffmann?

Avaliação Mediadora, de acordo com Jussara Hoffmann (2009), exige prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras, guiando-o por um caminho voltado à autonomia moral e intelectual, pois estamos vivendo um momento caracterizado por uma infinidade de fontes de ...

O que é a avaliação da aprendizagem?

A avaliação da aprendizagem deve fornecer informações precisas sobre o processo pedagógico, permitindo aos docentes definir mudanças ou alterações no projeto educativo, a fim de garantir que a educação ocorra de forma justa, igualitária e democrática.

Qual o objetivo da avaliação da aprendizagem?

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular .

Qual é objetivo da avaliação?

Basicamente, a avaliação apresenta três funções: diagnosticar, controlar e classificar. Relacionadas essas três funções, existem três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

Jussara Hoffmann e Avaliação Mediadora

39 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da avaliação da aprendizagem?

A finalidade da avaliação escolar não deve ser somente a de medir o conhecimento adquirido pelo aluno, mas deve ser utilizada como meio para a sua formação pedagógica A maioria de nossos alunos hoje convivem em ambientes familiares que acabam prejudicando sua aprendizagem na escola como, por exemplo: a violência, a ...

O que é avaliação da aprendizagem Segundo luckesi?

Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica.

O que é o ato de avaliar a aprendizagem?

O ato de avaliar implica a busca do melhor e mais satisfatório estado daquilo que está sendo avaliado. A avaliação da aprendizagem, deste modo, nos possibilita levar à frente uma ação que foi planejada dentro de um arcabouço teórico, assim como político.

Quais são os procedimentos avaliativos indicados por Hoffman?

Para Hoffmann o procedimento avaliativo a natureza do fundamento, significa aprender a questionar, no caminho de elaboração de uma prática de natureza dialética, o que significa que deve intermediar a relação entre professor e aluno, sendo que o ultimo deve ser o sujeito dessa prática.

Quais são as principais características da avaliação formativa Segundo Hoffmann?

AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA CLASSIFICATÓRIA

Segundo Hoffmann (1993a, p. 87) a avaliação: [...] tem se caracterizado como disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva do professor e dos enunciados que emite a partir dessa correção.

Quais são os tipos de avaliação?

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

Quais as propostas da avaliação mediadora?

A avaliação mediadora propõe um modelo baseado no dialogo e aproximação do professor com o seu aluno de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sócio-cultural de seus alunos, nesta perspectiva de avaliação o erro é considerado como parte do processo na construção do ...

Como é feita a avaliação formativa?

O QUE É AVALIAÇÃO FORMATIVA? A principal função dessa avaliação é se destacar das avaliações internas nos moldes tradicionalistas, classificatórios. Para isso, precisa avaliar o aluno continuamente e em ocasiões diferentes. Ao mesmo tempo, deve produzir dados para o professor.

Qual o modelo mais adequado à educação referente a avaliação?

Contudo, o método de avaliação mais utilizado é o sistema de provas, sistema pelo qual os alunos, em sua maioria, são massacrados e ameaçados de reprovação. ... Assim, o método de avaliação se torna repreensivo, desgastante, uma vez que o aluno se torna apenas reprodutor daquilo que ele “aprendeu de cor”.

Quais são as duas condições prévias do ato de avaliar?

Duas condições prévias são necessárias a todo pesquisador, assim como a todo avaliador: disposição psicológica de acolher a realidade como ela é e escolha da teoria com a qual fará sua aventura de investigar. ... Para isso, é necessário tomar a realidade investigada da forma que se apresenta e nada mais!

Por que e para que avaliar?

Avalia-se para construir conhecimento sobre a própria realidade da Instituição, identificando pontos fracos, pontos fortes e potencialidades, além de compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

O que é uma auto avaliação?

A autoavaliação é um processo que vem em seguida do autoconhecimento. São ferramentas que podem mudar seu jeito de pensar e agir e que, se acompanhadas da execução plena de um bom plano de ação, podem significar uma transformação da sua vida.

Quando é realizada a avaliação formativa?

A avaliação formativa tem como principal função controlar e identificar a evolução de aprendizado dos alunos. É realizada várias vezes ao longo de todo o ano letivo, analisando se os alunos estão atingindo as metas e os objetivos de ensino.

Quais as características da avaliação formativa?

Características da avaliação formativa

A avaliação formativa propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno. O resultado desse acompanhamento são informações que alimentam e direcionam de forma significativa a ação pedagógica, aproximando de maneira considerável professor e aluno.

Quais são os tipos de avaliação formativa?

Tipos de avaliação formativa
  1. Autoavaliação. A autoavaliação é um dos principais tipos de avaliação formativa. ...
  2. Testes tradicionais. Os próprios testes tradicionais também podem ser utilizados como tipos de avaliação formativa. ...
  3. Seminários. ...
  4. Simulados. ...
  5. Trabalhos em grupo.

São ações pertinentes a avaliação mediadora?

São ações pertinentes à avaliação mediadora: Observação e reflexão. A reflexão e materiais adaptados. A ação-reflexão e estruturação escolar.

Qual a diferença entre avaliação formativa e mediadora?

Uma concepção formativa e mediadora

Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório. A intenção é a classificação, mesmo ocorrendo a prática de uma série de tarefas menores ou parciais.

Quais são as principais dificuldades que os professores encontram para propor a avaliação mediadora?

Segundo as investigações de Hoffman, para os professores os fatores que impedem a utilização da avaliação mediadora é que para realizá-la é necessário um atendimento individual para cada aluno, uma aproximação maior com cada um e nos padrões atuais torna-se difícil, devido ao número de alunos em cada classe e o tempo ...

Quais são os 4 tipos de avaliação?

Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.
  • Avaliações diagnósticas:
  • Avaliação formativa:
  • Avaliação comparativa:
  • Avaliação somativa:

O que é avaliação formativa e somativa?

As avaliações somativas são essenciais para informar e situar os estudantes da escola como um todo. Enquanto a avaliação formativa é utilizada para um processo contínuo e longo, onde o erro não é nada mais que um fator que faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Artigo anterior
Como se escreve o nome calça?
Artigo seguinte
Qual é a droga mais segura?