O que é atividade de segurado especial?

Perguntado por: Alexandra Cardoso de Leite  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

O Segurado Especial é o trabalhador rural que, individualmente ou em regime de economia familiar, exerce atividade agropecuária em pequena propriedade rural ou como pescador artesanal, ou até mesmo em outras atividades rurais definidas pela lei.

O que é atividade segurado especial?

O segurado especial é o trabalhador rural que exerce suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar, tirando o sustento próprio e/ou de sua família a partir desta atividade. ... Também existe a possibilidade do segurado especial explorar o turismo em sua terra, mas ela não pode superar 120 dias.

Como é feita a contribuição do segurado especial?

Funciona do seguinte modo: toda vez que o segurado especial vender a sua produção à uma empresa, por exemplo, será aplicado um percentual de contribuição em cima do valor do negócio. Atualmente, é aplicado o percentual de 1,3% sobre o valor bruto da comercialização da produção rural.

Quais benefícios o segurado especial tem direito?

O segurado especial possui acesso a uma gama de benefícios previdenciários: Salário-maternidade; Pensão por morte e auxílio-reclusão aos dependentes; Seguro-defeso (compensação por períodos de proibição de pesca);

Qual é o valor máximo do benefício previdenciário auferido pelo segurado especial em 2021?

Empregado, empregado doméstico, e trabalhador avulso

Como o Teto do INSS no referido ano é R$ 7.087,22 e você ganha acima disso, o seu salário de contribuição será baseado no Teto do INSS e não nos R$ 7.500,00. Agora se você recebe menos que o Teto, as coisas complicam um pouco.

Trabalhador Rural Segurado Especial da Previdência Social (INSS) - Previdência em Tópicos #T01E31

16 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos para a concessão da aposentadoria por idade ao segurado especial?

A Reforma da Previdência alterou a regra da Aposentadoria Híbrida, tendo como requisitos, a partir de 13/11/2019:
  • 65 anos completos para homens e 60 anos completos para mulheres;
  • 20 anos de tempo de contribuição para os homens e 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres.

Qual a diferença entre produtor rural pessoa física e segurado especial?

O Segurado Especial é um produtor rural pessoa física que trabalha em regime de economia familiar. Possui um regime previdenciário próprio, mas para isso deve comprovar sua condição.

O que descaracteriza a condição de segurado especial?

-A condição de segurado especial, em regime de economia familiar, foi descaracterizada em virtude da execução concomitante das atividades rural e urbana.

O que é segurado especial eSocial?

eSocial Simplificado – Segurado Especial: Nova funcionalidade está disponível. O Segurado Especial é um trabalhador rural que exerce atividade agropecuária individualmente ou em regime de economia familiar, ou como pescador artesanal, ou mesmo em outras atividades que são definidas pela lei.

Como faço para saber se estou segurado pelo INSS?

Para adquirir a qualidade de segurado é necessário estar matriculado na Previdência Social e ter todos os pagamentos em dia. Os filiados ao INSS mencionados acima, enquanto estiverem efetuando recolhimentos mensais, automaticamente possuem esta qualidade e são considerados “segurados” do INSS.

Quanto tempo perde a qualidade de segurado do INSS?

Em regra geral, os segurados podem ficar sem contribuir para a Previdência por até 12 meses sem perder o direito aos benefícios do INSS, o chamado “período de graça”. Entretanto, o prazo cai para seis meses para os trabalhadores que efetuam a contribuição na categoria facultativo.

O que são empregadores segurados especiais?

O Segurado Especial são os trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada (exceto contratações esporádicas). Nesta categoria incluímos também os cônjuges, os companheiros e os filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural.

Quais são os tipos de segurados da Previdência Social?

Todo cidadão que contribui mensalmente para a Previdência Social (INSS) é chamado de segurado e justamente por isso tem direitos a benefícios e serviços oferecidos pelo INSS, tais como aposentadoria, auxílio-doença e reabilitação profissional. Os segurados podem ser obrigatórios ou facultativos.

O que é pessoa física exceto segurado especial?

Classificação tributária 21 – Pessoa Física, exceto segurado especial. As pessoas físicas que exercem atividade econômica, ainda que possuam CNPJ, e que contratem segurados, devem utilizar o CAEPF (antiga matrícula CEI), como estabelecimento vinculado ao seu CPF.

O que não descaracteriza a condição de segurado especial?

Não se caracteriza como segurado especial a pessoa física, proprietária ou não, que explora a atividade agropecuária ou pesqueira, por intermédio de prepostos, com ou sem o auxílio de empregados. ... Não descaracteriza, ainda, a condição de segurado especial, de acordo com o art.

O que descaracteriza o segurado especial rural?

É muito comum o entendimento de que para ser caracterizada a condição de segurado especial o trabalhador rural deve se encontrar quase que em estado de miserabilidade, em uma pequena porção de terras, sem qualquer bem móvel e sem a utilização de maquinário agrícola.

Não é segurado especial o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento exceto se decorrente de?

Não se insere na condição de segurado especial o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento, salvo no caso de percepção dos benefícios de pensão por morte, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, cujo valor não supere o do menor benefício de prestação continuada da previdência social.

O que é um produtor rural pessoa física?

Diferença entre produtor rural pessoa física e jurídica

A pessoa física trata-se, por exemplo, de um produtor rural, que tenha uma propriedade e decidiu começar pequenas produções de frutas e vegetais. Já a pessoa jurídica é o conjunto de pessoas físicas, que representam uma empresa.

Qual a tributação do produtor rural pessoa física?

Os produtores rurais podem ser tributados pelo imposto de renda como pessoa física, conforme o Decreto 9.580/2018. O resultado da exploração da atividade rural deve ser apurado pela escrituração do livro caixa com todas as receitas, despesas e investimentos. ... Neste caso, a alíquota fica limitada a 20% da receita bruta.

Qual a classificação tributária de produtor rural pessoa física?

Deve informar a classificação tributária igual a 21 e preencher com indicativo 2 o indicador de opção da forma de tributação da contribuição previdenciária; ... Cadastrar uma lotação tributária tipo 21 com o código de FPAS 787 e código de terceiros 0003.

O que é preciso para aposentadoria por idade?

Benefício para o trabalhador que:
  • comprovar a carência mínima de 180 contribuições;
  • tiver 15 anos de tempo de contribuição;
  • tiver a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 60 anos, se mulher.

Quais são os requisitos para a aposentadoria por idade antes e após a EC 103 2019?

Segundo a Emenda Constitucional nº 103/19, artigo 40, §1º, inciso III modifica-se apenas o requisito etário da mulher que passa a ser 62 (sessenta e dois) anos de idade, para concessão de aposentadoria por idade urbana. No entanto, mantém-se a idade de 65 anos para o homem.

Quais as novas regras para aposentadoria por idade?

Na regra que estabelece uma idade mínima, por exemplo, em 2021, a mulher conseguia se aposentar com 57 anos e os homens com 62 anos. Neste ano, a idade mínima sobe e passa a ser de 57 anos e seis meses, para mulheres, e 62 anos e seis meses, para os homens.

Quem são os segurados?

Assim, o trabalhador que mensalmente paga o INSS (Previdência Social) é chamado de segurado e, por isso, tem direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS.

Quem são os segurados na folha de pagamento?

- O nome do segurado: empregado, trabalhador avulso, autônomo e equiparado, empresário, e demais pessoas físicas sem vínculo empregatício. - Cargo, função ou serviços prestados. - Parcelas integrantes da remuneração. - Parcelas não integrantes da remuneração (diárias, ajuda de custo, etc.).

Artigo anterior
Faz mal tomar dois remédios ao mesmo tempo?
Artigo seguinte
Quais os malefícios do alisamento?