Faz mal tomar dois remédios ao mesmo tempo?

Perguntado por: Neuza Eduarda Azevedo Miranda Melo  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (10 avaliações)

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Qual o intervalo de um medicamento para o outro?

Os horários para tomar o medicamento dependem da forma de absorção e metabolização do principio ativo de cada medicamento. Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado.

Quais medicamentos não podem ser administrados juntos?

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
  1. Antibiótico e Anticoncepcional. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

Quais remédios não devem ser misturados?

Combinações Perigosas: veja os remédios que não devem ser misturados
  1. 1 – Anti-inflamatórios e Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) ...
  2. 2 – Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  3. 3 – Anti-inflamatórios e Corticoides. ...
  4. 4 – Paracetamol e Álcool. ...
  5. 5 – Metronidazol e Álcool. ...
  6. 6 – Anticoncepcional e Cigarro. ...
  7. 7 – Anticoncepcional e Antibióticos.

O que acontece se a pessoa tomar vários remédios ao mesmo tempo?

Contudo, tomar muito remédio faz mal. Logo, o que inicialmente parece ser uma solução pode gerar mais transtornos e complicar a sua situação. O uso constante de medicamentos para dor de cabeça pode criar o efeito rebote, que é quando o seu organismo se acostuma com as substâncias.

Remédios: posso tomar "tudo junto"?

34 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu tomar 9 comprimidos?

Possui uma grande margem de segurança em caso de superdosagens, entretanto alguns sintomas adversos frequentemente podem ocorrer: vômitos, alteração na pressão arterial, taquicardia, grande ansiedade, contrações musculares involuntárias e alterações no eletrocardiograma. Em situações extremas pode ocorrer coma e morte.

O que fazer quando uma pessoa toma vários remédios de uma vez?

O que fazer no caso de superdosagem de remédio?
  1. Não provoque vômitos, pois o medicamento pode se espalhar pelo tubo digestivo e piorar ainda mais a situação.
  2. Não ofereça nada para a vítima beber, nem mesmo água ou leite.
  3. Não tente manter a vítima acordada com café ou fazendo-a caminhar.

Quais misturas de remédios mortais?

A seguir listamos cinco interações medicamentosas que podem levar à morte.
  • Varfarina x antidepressivos. ...
  • Paracetamol x bebidas alcoólicas. ...
  • Fluconazol x carbamazepina. ...
  • Amiodarona x sinvastatina. ...
  • Amoxicilina x venlafaxina.

Quais comprimidos tomar para desmaiar?

BulasMed - Referências completas de medicamentos
  • KALLOPLAST. LANOLINA. ...
  • KOLANTYL Comprimidos. ...
  • Dunason. ...
  • RINISONE. ...
  • FUMASIL. ...
  • Vislin. ...
  • Ácido Ascórbico Hypofarma. ...
  • BENZAC WASH.

O que acontece se tomar ibuprofeno e paracetamol juntos?

Apesar de não haver interação medicamentosa entre essas medicações, não há necessidade de tomar em simultâneo o paracetamol e o ibuprofeno. O paracetamol é um analgésico comumente usado para combater febre e dores e pode ser tomado esporadicamente ou durante o período em que apresentar os sintomas.

Pode tomar remédios diferentes no mesmo horário?

“Isso depende do caso clínico de cada paciente, da doença em questão e do medicamento envolvido. Alguns casos necessitam horários mais rígidos, mas em outros pode-se lidar sem problemas com alguma flexibilidade”, completa o cardiologista.

Quanto tempo entre um antibiótico e outro?

A dosagem é medida de acordo com o tempo de vida do medicamento no nosso organismo. Então, quando o médico indica que o antibiótico deve ser tomado em intervalos de 6/8/12 horas, ele está levando isso em conta. Se o paciente toma antes do período indicado, pode ter superdosagem da droga.

Qual intervalo de tempo para tomar remédios diferentes para febre?

Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.

Como contar de 8 em 8 horas?

Na receita médica está escrito “tomar 1 comprimido, por via oral, a cada 8 horas por 7 dias”. Vamos entender o que foi prescrito: 8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1 = 3 comprimidos por dia. 3 comprimidos por dia x 7 dias (de tratamento) = TOTAL = 21 comprimidos.

O que fazer para provocar um desmaio?

O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

O que acontece se eu tomar 4 comprimidos de paracetamol?

Overdoses repetidas da droga provocam danos ao fígado e podem levar à morte. Ingerir paracetamol em excesso repetidamente, mesmo que apenas um pouco acima do limite recomendado, pode ser fatal.

O que fazer para forçar um desmaio?

Ao fazer um bloqueio da respiração por alguns segundos, pressionando o peito ou o pescoço, os jovens buscam desafiar a morte e experimentar estados alterados de consciência. “A queda da oxigenação do cérebro leva a espasmos musculares, dormência dos membros, tontura, vertigens e desmaio.

Quais remédios causam overdose fatal?

Intoxicação por Medicamentos
  • Benzodiazepínicos. ...
  • Fenotiazínicos. ...
  • Butirofenonas e Tioxantenos. ...
  • Antidepressivos Tricíclicos. ...
  • Barbitúricos. ...
  • Carbamazepina. ...
  • Fenitoínas. ...
  • Ácido Valproico.

O que acontece se tomar 8 comprimidos de dipirona de uma vez?

O que acontece se ocorre uma superdosagem? Se alguém ingerir uma quantidade elevada, podem surgir náuseas, vômito, dor abdominal, comprometimento da função renal, vertigem, sonolência, queda brusca da pressão arterial e arritmia cardíaca.

O que é bom para desintoxicar de remédio?

O suco de limão é um excelente remédio caseiro para desintoxicar o organismo porque ele é rico em potássio, clorofila e ajuda a alcalinizar o sangue, eliminando as toxinas do organismo diminuindo assim os sintomas da fadiga e melhorando a disposição para realizar as suas tarefas diárias.

Quanto tempo se leva para ter uma overdose?

Dependendo da dose usada na overdose, os sintomas podem demorar até 2 ou 3 dias para aparecer, no entanto, as lesões vão se desenvolvendo no fígado desde a ingestão do medicamento. Assim, sempre que se ingere uma dose superior acidental, deve-se ir ao hospital, mesmo que não existam sintomas.

Como posso intercalar remédios de febre?

Deve-se aguardar um certo tempo após administrar o primeiro, pois pode demorar algumas horas até que a febre ceda. Sugiro aguardar no mínimo 2 a 3 horas. Depois disso, se a febre não cedeu, ou caso retorne antes de 6h, pode-se administrar um outro antitérmico!

Qual intervalo de tempo para tomar dipirona e paracetamol?

Quanto tempo após tomar paracetamol posso tomar dipirona? Em teoria, pode ser feita a alternância entre as drogas a fim de evitar acúmulo de efeitos colaterais. A posologia é de 06 em 06 horas entre as tomadas.

Quando a febre não baixa o que fazer?

Quando ir a um hospital

É importante medir a temperatura do corpo com frequência para saber se a febre está baixando. Caso ela dure mais do que dois ou três dias e só aumente, é melhor procurar um hospital. Se a febre, mesmo leve, vier com sintomas de falta de ar, também é indicado ir ao médico.

Pode tomar antibiótico duas vezes no mesmo mês?

Pode tomar sim, mas desde que seja com a orientação de um profissional da saúde e seguindo exatamente a forma de tomar prescrita. Nunca comece a tomar antibióticos sem um Medico ou Cirurgião-dentista. Também nunca pare de tomar os medicamentos por conta própria.

Artigo anterior
Como justificar um pedido?
Artigo seguinte
O que é atividade de segurado especial?