O que é aterros?

Perguntado por: Benjamim Castro de Abreu  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto.

Como são os aterros sanitários?

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

O que é aterro de lixo?

O Aterro Sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento.

Onde ficam os aterros sanitários?

O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza.

Quais são os tipos de aterros sanitários?

No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.

O que é Aterro sanitário

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de aterro?

Os Tipos de Aterros
  • Aterro Sanitário: Local para onde são enviados os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal. ...
  • Lixão:Forma inadequada de acumulo de resíduos sólidos, caracterizado por simplesmente ser descarregado no solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

Quantos tipos de aterro existem?

Aterros sanitários, aterros controlados e lixões: entenda o destino do lixo no Paraná | Biogás.

O que acontece com o lixo que fica embaixo da terra?

No aterro, o lixo é compactado e coberto por terra, criando várias camadas. ... Ao se decompor, o lixo sofrerá um processo químico e emitirá gás carbônico, metano e outros gases que contribuem para poluição da camada de ozônio.

Como é feito um aterro sanitário?

  1. O aterro começa com a escavação de um grande buraco. ...
  2. Tratores compactam a terra do fundo do buraco. ...
  3. Para drenar o percolado (líquido que sai do lixo misturado à água da chuva) a cada 20 metros são instaladas calhas de concreto, que levam a mistura nojenta até a lagoa de acumulação.

Como é o lixão?

O lixão é uma forma inadequada de disposição dos resíduos. É uma simples disposição dos resíduos no solo a céu aberto, sem nenhuma proteção com o meio ambiente e a saúde pública. ... Além disso, há uma drenagem das águas pluviais e um tratamento de chorume e gases oriundos da decomposição dos resíduos.

O que é a incineração do lixo?

A incineração é um tipo de tratamento do lixo que através da combustão gera energia térmica, que posteriormente pode ser transformada em energia elétrica. Ao incinerar o lixo é gerado vapor. Este vapor movimenta as pás ligadas a uma turbina.

Como é feito o aterro controlado?

É a fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Nele é feita uma contenção do resíduo, que é coberto por uma camada de argila e grama. Também é feita a recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de resíduo, diminuindo a sua absorção pela terra. ...

O que é o chorume?

O chorume, também conhecido como lixiviado ou líquido percolado, é um líquido escuro gerado pela decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários e lixões ou em composteiras.

O que o aterro sanitário evita?

Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.

O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?

Independente do tipo, a decomposição dos resíduos depositados nos aterros sanitários gera como subprodutos o chorume e o biogás (metano), que precisam ser tratados para não causar contaminação.

Qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário?

O tratamento do lixo urbano é a principal diferença entre lixões e aterros sanitários. O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos que não puderam ser reciclados.

Quanto custa para construir um aterro sanitário?

Segundo dados de um estudo elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a construção de um aterro de grande porte, com capacidade para receber 2 mil toneladas/dia de lixo e ou uma população de 2,5 milhões de pessoas não sai por menos de R$ 525,8 milhões.

Como fazer para transformar um lixão em aterro sanitário?

Para que este lixão atenda as exigências de um projeto de aterro sanitário, algumas medidas deverão ser tomadas, como o monitoramento geotécnico, da qualidade das águas subterrâneas e superficiais e da liberação de gases.

O que é aterro sanitário Brainly?

Resposta: A) Um aterro sanitário é um espaço destinado á deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais construções e consiste em camadas alternada de lixo e terra que evita mau cheiro e o proliferação de animais.

Quais são as vantagens e desvantagens da incineração do lixo?

Uma das principais vantagens da incineração é que ela reduz o volume do lixo. ... A energia calorífica proveniente do processo de incineração pode ser transformada em vapor ou em eletricidade. Dentre as desvantagens da incineração do lixo estão. O processo de incineração exige a presença de pessoas treinadas.

Qual o impacto que a manutenção de aterros provoca no meio ambiente?

Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens; Limite de quantidade de camadas de lixo; Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças; Alto custo econômico na implantação e na manutenção.

Quais são as formas de descarte mais conhecidas para o lixo?

Os principais descartes de lixo realizados no Brasil são: lixão, aterro sanitário e incineração. O debate sobre o descarte de resíduos não deve se limitar à reciclagem do lixo doméstico.

O que são aterros como podem ser classificados?

Os aterros industriais são classificados conforme o nível de periculosidade dos resíduos. Segundo a norma da ABNT NRB 10.004, resíduos podem ser classificados de acordo com os riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, nas classes I (perigosos) e II (não perigosos).

Quais são as características de um aterro controlado?

O aterro controlado é um local preparado para receber resíduos sólidos. ... No aterro controlado não é realizado nenhum tratamento do lixo descartado. Também, não é realizado nenhum processo de impermeabilização do solo ou controle dos gases gerados pela decomposição como nos aterros sanitários.

O que diferencia os aterros entre si?

A diferença é que o aterro industrial destina-se a armazenar os resíduos sólidos produzidos pelas indústrias dos mais variados segmentos. Aterro sanitário é o local de destino dos resíduos urbanos provenientes da coleta de lixo e de alguns resíduos industriais não perigosos (Classe II).

Artigo anterior
O que significa precederemos no dicionário?
Artigo seguinte
O que significa a palavra fintei?