O que é arte do grotesco?
Perguntado por: Francisco Gil Santos | Última atualização: 24. August 2024Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)
A categoria estética do grotesco se caracteriza pela presença de elementos estranhos, fantásticos e irreais, combinados freqüentemente na constituição de aspectos aparentemente inerentes à realidade, porém revelando um afastamento dela, fato que aparenta a categoria com o cômico.
O que é o grotesco na literatura?
Resumo: O grotesco, para Wolfgang Kayser, é um conceito que possui como essência estética a deformi- dade. Esta deformidade, normalmente, se revela por meio da escritura do corpo e imagens que causam abjeção.
Qual significado de belo e grotesco na arte?
Feio, belo e grotesco na Estética FilosóficaO conceito de grotesco está geralmente atrelado a um contexto de questionamento e contraposição às ideias de harmonia, proporção e beleza de-senvolvidas e valorizadas na Estética Clássica por Platão e Aristóteles a respeito da obra de arte e a fruição do sujeito que a percebe ...
Quem criou o grotesco?
A expressão grotesco surgiu no século XIV quando foram descobertos artefatos e ruínas soterradas em Roma, tais como corredores e salões do antigo complexo palacial Casa Dourada, uma construção requisitada pelo imperador Nero após o grande incêndio que consumiu boa parte da cidade em 64 d.C. (o qual se atribui a ele).
Qual o papel do feio ou grotesco na arte?
O grotesco, pois, é tomado como contraponto da estética clássica, reconhecida por valorizar o lado harmonioso e racional do objeto artístico. A arte grotesca, em contrapartida, parece buscar o feio para revelar faces ocultas do humano, não presentes na idealização positiva de si.
Arte Visual: o grotesco na arte
Qual o conceito de feio na arte?
“Quando o Feio surge na Arte, é um meio de nos fazer admirar a vitória do gênio sobre o dado, de fazer o Belo brilhar mais, e, sobretudo, de nos fazer captar, de modo intuitivo, o sentido da vida, de contemplar coisas que a vida ordinária não nos permite admirar.” (Ob. cit., p. 319-320.)
Qual é o sinônimo de grotesca?
2 grutesco, brutesco. Exemplo: No grotesco, os frisos eram enfeitados com animais, seres humanos, objetos, plantas e outros elementos fantásticos. Caráter tipográfico de traço uniforme: 3 bastão, bastonete, lineal, etrusco.
Quais as características do grotesco na arte?
Esse estilo recém descoberto era baseado em formas, como figuras delirantes, máscaras e animais. O ornamento grotesco, geralmente, se caracteriza pela criação de universos fantasiosos, cheios de seres humanos e não-humanos, fundidos e bizarros.
O que é o realismo grotesco?
A partir da terminologia adotada e utilizada reiteradamente pelo próprio Bakhtin ao longo de sua obra, podemos dizer que, por realismo grotesco, o autor refere-se ao sistema de imagens da cultura cômica popular que existe em oposição à cultura oficial da Idade Média.
Qual a sensação do grotesco?
O grotesco é um tipo de criação que às vezes se confunde com as manifestações fantasiosas da imaginação e que quase sempre nos faz rir. É algo que se tem feito presente na Antiguidade e nos tempos modernos (...) atravessa de fato tempos diversos, à maneira de uma constante supratemporal (2002, p.
Por que o barroco era considerado um estilo grotesco?
Durante muito tempo, o estilo barroco foi considerado por muitos críticos da arte uma expressão artística “exagerada”, algo que beirava a bizarrice. Acostumados com as regras e métricas bem estabelecidas, muitos que criticavam a tendência não conseguiam compreender a essência do barroco.
Onde o termo grotesco pode ser empregado?
Além disso, o grotesco também se manifesta em obras que exploram o inconsciente, os sonhos e as fantasias. Estas representações muitas vezes mergulham em territórios mitológicos e alegóricos, oferecendo uma visão alternativa e muitas vezes perturbadora da realidade.
O que é a arte para Platão?
Por isso a arte para Platão é uma distração da verdadeira essência das coisas. Para o filósofo, a arte é a reprodução do mundo, que por sua vez, é a representação de ideias no mundo manifesto e por isso a arte distancia a mente da realidade e consequentemente do Belo.
O que é grotesco e sublime?
O Sublime a partir do romantismo é visto nas forças poderosas da natureza, o Sublime é uma mescla de assombro, horror e deleite. Já o Grotesco inunda cada canto da fantasia do artista, desvenda a própria natureza sombria do homem e a coloca nas infinitas representações do macabro, monstruoso e sombrio.
O que significa a palavra Ballet grotesco?
O grotesco se afirma na arte na época romântica como insistência para visualização do sensível, antítese para a hegemonia estética do belo e do sublime, tão bem representado na figura da bailarina do século XIX.
Qual é a principal obra do realismo?
Machado de Assis foi o principal autor do Realismo brasileiro. Suas principais obras são: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
Qual o estilo do realismo?
O realismo foi uma escola estética com expressões em diversos campos da arte, como a literatura, as artes plásticas e a dramaturgia. Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo. Valorizava a objetividade, o factual e as situações cotidianas.
O que é o grotesco na filosofia?
Neste sentido, Aristóteles nos faz lembrar que o propósito da arte não é gostar, mas sim representar. Na cultura popular, algo grotesco está relacionado a tudo que tem características extravagantes e exageradas. Em poucas palavras, trata-se de algo de mau gosto e grosseiro.
Qual é a principal característica da obra de arte?
Porém, existem obras de arte que também podem apresentar uma utilidade prática. Principais características de uma obra de arte: Desperta algum tipo de sentimento e experiência sensorial no espectador. É marcada por informações estéticas ou conceituais.
Quais são as características de uma obra de arte?
- Nome do artista, se conhecido; ou 'Anónimo'.
- Tema ou título da obra (sempre que conhecido).
- Local de produção.
- Data de produção.
Qual o sinônimo de grosseira?
1 grosso, grosseirão, rude, descortês, malcriado, ignorante, indelicado, mal-educado, impolido, incivil, ríspido, bruto, boçal, selvático.
O que era feio para Platão?
Do ponto de vista ontológico, o feio é, para Platão, o quase-nada. Sendo o mundo sensível apenas o aparentemente real, mera sombra das ideias, e o ideal o verdadeiramente real, o feio, o informe, não tem uma existência real por não lhe corresponder nenhuma forma, nenhum modelo universal.
Como fazer para retirar queixa da Lei Maria da Penha?
Qual pagode mais tocado?