O que é arquivo de primeira idade ou corrente?
Perguntado por: Cristiano Batista de Barbosa | Última atualização: 11. März 2022Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)
Arquivo de primeira idade ou corrente: Constituído por documentos que são consultados frequentemente, e estão em setores de trabalho, ou seja, próximos do seu produtor. Ainda estão vigentes, cumprindo funções administrativas e auxiliando na tomada de decisões.
O que é um arquivo corrente?
São chamados de arquivos correntes, como o próprio nome sugere, os documentos ativos e bastante utilizados no momento atual. Trata-se de papéis que estão estreitamente vinculados aos objetivos imediatos da empresa, sendo até necessários para a execução de suas atividades-fim.
O que significa arquivamento corrente?
"Arquivar Corrente" é a funcionalidade que encerra a tramitação do documento e dá início à contagem de seu prazo de guarda. "Desarquivar Corrente", por sua vez, é a funcionalidade que reativa o documento, permitindo retomar sua tramitação.
Quais são as idades dos arquivos?
- Três idades do arquivo. ...
- Corrente (1ª idade) ...
- Intermediário (2ª idade) ...
- Permanente (3ª idade) ...
- Fases da gestão de documentos. ...
- Tabela de temporalidade. ...
- A destinação final dos documentos.
Quais são as três idades dos arquivos?
A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).
Teoria das 3 idades - Arquivologia para concursos - André Sandes
Quais as 3 fases dos documentos?
- Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
- arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
- intermediária; e fase permanente.
Quais são as classificações dos arquivos?
Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.
Quais são os arquivos de Primeira Idade?
Arquivo de primeira idade ou corrente: Constituído por documentos que são consultados frequentemente, e estão em setores de trabalho, ou seja, próximos do seu produtor. Ainda estão vigentes, cumprindo funções administrativas e auxiliando na tomada de decisões.
Qual o ciclo de vida dos documentos?
O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.
Quais documentos devem compor um arquivo corrente?
Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.
Quais são os métodos de arquivamento?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Método temático.
Quais os procedimentos realizados para a classificação de documentos correntes?
O documento corrente é aquele necessário ao desenvolvimento das atividades de rotina de uma instituição e, por conseqüência, os procedimentos realizados para a sua classificação, registro, autuação e controle da tramitação, expedição e arquivamento tem por objetivo facilitar o acesso às informações neles contidas.
O que é um arquivo inativo?
Arquivo Ativo: mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constantes e atuais. Arquivo Morto: armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência nula. Arquivo Inativo: guarda documentos e papéis que oferecem frequência de uso, consulta ou referência nula.
O que é um arquivo morto?
Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.
Qual a função do arquivo permanente?
A função primordial de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não-corrente, ou seja, concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não-correntes, que possam tornar-se úteis para fins administrativos, pesquisas ...
Qual o ciclo vital dos documentos ou teoria das três idades?
A Teoria das Três Idades corresponde às fases de um documento, compreendidas desde a sua produção até o destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Saiba tudo sobre essa teoria.
Como funciona a teoria das 3 idades?
A teoria das três idades divide os documentos em 3 tipos, de acordo com o tempo de vida. Essa teoria determina a aplicação do arquivo e a destinação de cada documento. ... E a única idade obrigatória pela qual passam todos documentos, que podem migrar tanto para fase intermediaria, quanto para fase permanente.
Como podemos classificar os documentos históricos?
- Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
- Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
- Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
- Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.
Como se classificam os arquivos de acordo com o seu estágio de evolução?
b) De acordo com o estágio de evolução, os arquivos podem ser genéricos, departamentais ou corporativos. c) Os arquivos podem ser privados, públicos ou públicos com acesso restrito.
Quais são as três fases do processo de gestão?
- Pré-análise. Este primeiro passo tem como foco gerar um profundo conhecimento sobre o negócio, sobre sua proposta e sobre o mercado dentro do qual ele se insere. ...
- Planejamento. ...
- Execução. ...
- Checagem. ...
- Ação.
O que são arquivos ativos e inativos?
O arquivo ativo se mantém inconclusivo. Ele pode ser alterado, alimentado e modificado a qualquer momento. O Arquivo inativo é acessado esporadicamente, não é alimentado e não é usado para consulta com frequência. São arquivos que ainda possuem importância, porém o uso é muito pontual.
Quais são os três tipos de arquivos?
- Os arquivos podem ser divididos em:
- Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
- Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
- Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.
Quanto tempo deve ser mantido um arquivo recorrente?
23 da Lei nº 8.036/1990 prevê que os registros permaneçam arquivados por 30 anos, porém o Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que esse período deve corresponder a apenas 5 anos.
Como é feita a classificação das correspondências?
- Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. ...
- Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
- Tipologia. ...
- Natureza do assunto. ...
- Forma. ...
- Formato.
Quais as etapas do protocolo de documentos?
Naturalmente, o setor recebe o nome de PROTOCOLO. Cabe agora deta- lharmos as etapas de controle realizadas pelo protocolo, que são: 1) Recebimento; 2) Registro; 3) Autuação; 4) Classificação; 5) Expedição/Distribuição; 6) Controle/Movimentação.
Como desidratar frutas no forno convencional?
Como perder gordura do rosto rápido?