O que é armazenagem e estocagem?

Perguntado por: Mateus Rodrigues de Neto  |  Última atualização: 5. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)

A armazenagem tem como principal função armazenar os materiais e movimentá-los para percorrer os fluxos logísticos necessários para recepção, manutenção e entrega de produtos. Já a estocagem é o ato de formar estoque e mantê-lo armazenado em local e condições adequadas, enquanto não precisa ser movimentando.

O que é armazenamento e estocagem?

Afinal, armazenagem remete muito mais a processos, métodos e planejamento, enquanto estoque é mais associado a conjuntos de itens, alocado em determinado lugar. Portanto, para finalizar, podemos dizer que a armazenagem é a guarda de todos os estoques, independentemente do tipo, origem e fim dos itens estocados.

Qual é o conceito de armazenagem?

O que é armazenagem? Armazenagem é o ato de armazenar estoques, ou seja, refere-se aos produtos ou matérias primas que são movimentados para atender às demandas da empresa, em uma estrutura física apropriada. O conceito está mais ligado à proteção e conservação dos produtos.

Qual a diferença entre armazém e estoque?

O armazém representa a estrutura de um depósito. Já o estoque se trata dos itens guardados dentro desse espaço físico. Sendo assim, o estoque é o conjunto dos itens que serão guardados no depósito.

O que se refere o termo estocagem?

Estoque, ou estocagem, se refere à guarda permanente ou temporária de matérias-primas e produtos semiacabados ou até mesmo mercadorias prontas para o consumo. O estoque está presente em diversas atividades, desde indústrias até lojas de varejo.

Diferença de Armazenagem e Estocagem

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as formas de estocagem?

10 tipos de estoque para você conhecer e usar na sua empresa!
  • Estoque consignado.
  • Estoque de antecipação.
  • Estoque de proteção.
  • Estoque de ciclo.
  • Dropshipping.
  • Estoque inativo.
  • Estoque regulador.
  • Estoque de canal ou trânsito.

Como deve ser feita a estocagem?

A estocagem deve ser feita pensando principalmente, em como os produtos podem ser acessados e bem armazenados, a fim de que não tenham nenhum dano físico. Esse é um dos principais assuntos de quem estuda e entende demandas de logística.

Como funciona o processo de armazenagem?

Basicamente, o processo de armazenagem envolve sete atividades macro. São elas: recebimento, conferência, estocagem, endereçamento, separação, embalagem e expedição. A seguir, você vai compreender como cada uma funciona.

Quais as 7 etapas do processo de armazenagem?

Quais são as 7 etapas do processo de armazenagem?
  1. Recebimento. O primeiro ponto na operação de armazenagem é o recebimento de mercadorias. ...
  2. Conferência e endereçamento. ...
  3. Estocagem ou armazenamento. ...
  4. Identificação dos produtos. ...
  5. Separação de mercadorias. ...
  6. Embalagem. ...
  7. Expedição.

O que é FIFO na logística?

O que é a metodologia FIFO? FIFO é a sigla para “First In, First Out”, ou, em português, “o primeiro a entrar é o primeiro a sair”. Em outras palavras, trata-se de uma sequência de entrada de itens no estoque de forma a sempre priorizar que saiam antes aqueles que chegaram primeiro.

Qual é o objetivo principal da armazenagem?

O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar maior agilidade de circulação e facilitar as operações desde o recebimento até a expedição, segundo Viana (2002).

O que é armazenagem e qual sua importância?

Nas operações logísticas, a armazenagem é representada pela ação de armazenar diferentes produtos/mercadorias da melhor maneira possível. Nestes ambientes, a operação de armazenagem ocorre conforme o peso, estrutura, validade e demais fatores relevantes sobre o produto.

O que é estoque em logística?

O estoque é a parte da logística responsável pelo armazenamento de produtos. Uma gestão de estoque eficiente busca otimizar todas as atividades que envolvem o fluxo de materiais. Tanto de matérias-primas quanto o armazenamento do produto final.

Qual o maior desafio da armazenagem?

Quais os 7 principais desafios da Armazenagem e Logística?
  1. Separação das mercadorias com maior eficiência. ...
  2. Processos mais velozes. ...
  3. Refinamento da análise de dados. ...
  4. Limitação de recursos. ...
  5. Gerenciamento de riscos dos fatores externos. ...
  6. Gestão do estoque. ...
  7. Conservação dos produtos.

Qual a importância de ter um estoque?

O estoque tem um papel importante para o sucesso do negócio e é essencial estar atento às suas mercadorias, para descobrir se haverá uma queda no giro do estoque e qual será o comportamento de compra de seus clientes, para adaptar sua empresa aos novos hábitos de compras das pessoas.

Quais os 3 principais sistemas de armazenagem?

Quais os 4 principais tipos de sistemas de armazenagem?
  1. Sistema de Armazenamento WMS. WMS é a sigla de Sistema de Gestão de Armazenagem, é um dos mais usados atualmente. ...
  2. Porta pallets convencional. É composto por estruturas metálicas, ordenadas em fileiras e com corredores entre elas. ...
  3. Estantes de armazenamento. ...
  4. Flow rack.

Quais são os princípios básicos de armazenagem?

A armazenagem deve proporcionar a implantação ou adaptação de arranjo físico. Os fluxos de entrada e saída devem ser os mais simples possíveis para aumentar a produtividade, agilidade e evitar gargalos ou paradas no processo.

O que é a logística de armazenagem?

A logística de armazenagem funciona como um regulador de estoque. Isto é, envolve uma série de ações para garantir que a conservação e o armazenamento dos itens seja feito corretamente. Ela é imprescindível para qualquer empresa porque permite a ela esse controle,ajudando a ter mais economia e resultado.

Quais são as principais técnicas de armazenagem?

Quais os tipos de armazenagem logística que temos hoje no Brasil?
  • Armazenagem própria. ...
  • Armazenagem terceirizada. ...
  • Armazenagem contratada. ...
  • Sistema de armazenamento WMS. ...
  • Estantes. ...
  • Estrutura. ...
  • Mão de obra. ...
  • Operação.

Quais são as 4 principais funções específicas de um armazém?

A seguir, vamos abordar de forma macro os 4 principais processos de armazenagem. São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.

Qual a diferença entre FIFO e Fefo?

Enquanto o método FEFO se refere a validade do produto, o FIFO prioriza aquele que primeiro deu a entrada no estoque. Perceba que lote de entrada é uma coisa e validade do produto é outra. Geralmente, após atender as necessidades de validade (FEFO), utiliza-se o FIFO para gerenciamento do armazém.

Como fazer um estoque?

Gestão de estoque: 8 dicas práticas para reduzir perdas e aumentar seu lucro
  1. Crie uma rotina de inventários. ...
  2. Crie códigos para identificar seus produtos. ...
  3. Defina o melhor modelo de reposição. ...
  4. Determine uma quantidade máxima e mínima dos produtos no estoque. ...
  5. Defina processos e rotinas. ...
  6. Monte uma previsão de pedidos.

Como armazenar seu estoque?

Gestão de estoque: como fazer o armazenamento correto?
  1. Tenha uma estrutura apropriada. O mais importante na montagem de um estoque é ter um espaço definido para os itens. ...
  2. Crie padrões e regras de organização. ...
  3. Identifique e controle os itens armazenados. ...
  4. Planeje. ...
  5. Faça a gestão de estoque e aumente a produtividade.

O que é estoque exemplos?

Um estoque é o ambiente no qual todas as mercadorias, produtos, materiais e outros itens indispensáveis para o funcionamento da empresa são armazenados. Além disso, nesse espaço também ficam alguns insumos finalizados, prontos para o envio ao consumidor final.

Quais são as funções do sistema de estocagem?

Os sistemas de estocagem e manuseio possuem algumas funções. As instalações de estocagem são projetadas a partir de quatro funções primárias: manutenção, consolidação, fracionamento e combinação de estoques.

Artigo anterior
Porque não limpam o rio Tietê?
Artigo seguinte
Como colocar o Google Drive na área de trabalho?