O que é argumentação explique?

Perguntado por: Gabriel Rúben de Branco  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Argumentação consiste em uma atividade discursiva (falada ou escrita) utilizada no intuito de influenciar determinado interlocutor por meio de argumentos. Os argumentos demandam uma estrutura composta por: a) apresentação e organização de ideias; b) estruturação do raciocínio em defesa de um ponto de vista (tese).

O que é a argumentação?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

O que é argumentação e exemplos?

Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. ... Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.

O que é argumento resposta?

Significado de Argumento

Meio usado para persuadir, para tentar convencer alguém, fazendo com que esta pessoa mude de ponto de vista ou de maneira de agir. Pensamento através do qual é possível entender, deduzir algo. Discussão verbal; briga, contenda. [Por Extensão] Sumário de um livro, de uma peça de teatro etc.

O que são os argumentos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O que é um argumento?

32 questões relacionadas encontradas

Que são argumentos *?

Um argumento é um conjunto de afirmações conectadas das quais pelo menos uma (a premissa) pretende oferecer razões para mostrar que a outra (a conclusão) é verdadeira. Assim, para termos um argumento precisamos de premissas e conclusões. Vamos ver o que isso quer dizer analisando vários exemplos de argumentos.

Quais são os tipos de argumentos e exemplos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

São exemplos de textos argumentativos?

Para entendermos melhor o que são os textos argumentativos, vamos dar alguns exemplos: ensaios filosóficos que defendem uma ideia com argumentos; ensaios científicos que explicam propostas a partir de dados, estudos e provas; monografias históricas com visões de determinados fatos; artigos de opinião; manifestações de ...

Quais são os tipos de argumentos?

Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
  2. Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação. ...
  6. Argumento por enumeração.

O que é argumentação segundo a filosofia?

Ela consiste em um modo de organização de raciocínios com o objetivo de evidenciar ou contradizer uma proposição (JAPIASSÚ; MARCONDES, 2001). ... Segundo Alves (2005), a argumentação filosófica visa ao convencimento racional, enquanto as demais formas de argumentação têm por objetivo a persuasão retórica.

O que é a argumentação em filosofia?

A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.

O que é argumentação na Bncc?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estudantes precisam desenvolver a competência de “Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o ...

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Como classificar um argumento?

Os argumentos podem ser válidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser válidos, com premissas falsas e conclusão falsa. Os argumentos podem ser válidos com premissas falsas e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser inválidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira.

Como identificar os argumentos de um texto?

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

Como escrever um texto argumentativo exemplo?

Características
  1. Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
  2. Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
  3. Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
  4. Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

O que é um texto descritivo exemplo?

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

O que é um texto expositivo exemplo?

O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. ... Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.

Como colocar um exemplo na redação?

Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.

Como citar um exemplo em uma redação?

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Como se faz um argumento?

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

O que são argumentos dentro de um texto científico acadêmico?

O argumento, por sua vez, é a explicitação dessa conclusão, explicando as razões (justificativas) que guiaram o processo de inferência. Para leitores mais próximos à filosofia, percebem que estou chamando de justificativa o que normalmente chamamos de premissas.

Quais são os tipos de argumentos na filosofia?

Para conhecer mais sobre esses tipos de argumentos, veja os artigos Argumento dedutivo, Argumento indutivo, Argumento por analogia e Argumento de autoridade.

Como começar o argumento 1?

As melhores maneiras de começar uma frase
  1. Mostrar contraste ou oposição: porém, mas, em vez de, apresar de, contudo, entanto, pelo contrário.
  2. Adicionar um ponto: e, além disso, igualmente, da mesma maneira, de igual maneira.
  3. Apresentar causa e consequência: Dessa maneira, assim, por essa razão, desse modo.

O que são argumentos em uma redação?

O texto argumentativo é aquele em que defendemos um ponto de vista com o objetivo de convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte. Esse convencimento é feito mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas com base em um raciocínio coerente e consistente.

Artigo anterior
Que ocupa posição elevada?
Artigo seguinte
Quais os pensamentos de Pitágoras?