O que é aprendizagem subjetiva?
Perguntado por: Carlota Bianca Branco Lopes | Última atualização: 9. März 2022Pontuação: 4.4/5 (35 avaliações)
Sendo a subjetividade social e a individual momentos diferentes de um mesmo sistema. Segundo Mitjáns Martinez e González Rey (2012), durante o processo de aprendizagem tanto são expressos sentidos subjetivos produzidos em momentos anteriores que se configuram na ação do aprender, quanto são produzidos outros sentidos.
O que significa a aprendizagem como processo subjetivo?
Nesse processo são produzidos sentidos subjetivos tanto do participante quanto do pesquisador. Desse modo, a comunicação direta entre o pesquisador e o participante da pesquisa torna-se a via principal para que o participante mantenha-se implicado com a investigação.
Qual o conceito de subjetiva?
Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.
O que é afirmação subjetiva?
Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.
O que é representação subjetiva?
Do ponto de vista da sociologia, a subjetividade se refere ao campo de ação e representação dos sujeitos – sempre condicionados a circunstâncias históricas, políticas e culturais. ... Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.
O que é OBJETIVIDADE e SUBJETIVIDADE?
O que é a realidade subjetiva?
O que eu defino como realidade subjetiva é a realidade totalmente dependente do sujeito, como se a mente deste produzisse a realidade (tipo o solipsismo) e não houvesse referencial concreto, uma vez que a própria mente do indivíduo cria a realidade.
Como se dá o processo da subjetividade?
A subjetividade, portanto, é constituída por fatores internos e externos, na qual a forma de o indivíduo se perceber está relacionada com o modo como os homens estabelecem as relações sociais em um contexto específico, decorrente de condições histórico-sociais.
O que é descrição subjetiva exemplo?
Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador. Ele entrou na sala, conversou com todos de uma forma muito simpática e conquistou o cargo.”
O que é uma interpretação subjetiva?
Distingue-se a interpretação subjetiva e objetiva. A interpretação subjetiva tem por fim a verificação da vontade real dos contraentes, enquanto a interpretação objetiva visa a esclarecer o sentido das declarações que continuem dúbias ou ambíguas por não ter sido possível precisar a efetiva intenção das partes.
Como ser subjetivo?
Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.
O que é subjetividade do aluno?
Portanto, a subjetividade é assumida como um “complexo sistema de formações e subsistemas psicológicos, estreitamente relacionados entre si, no que seus conteúdos e sua expressão funcional se manifestam em múltiplas e diferentes formas, tendo sentidos psicológicos diferentes” (p. 85).
Como o professor deve considerar a subjetividade no processo de ensino e aprendizagem?
A constituição da subjetividade do professor tem sido, por vezes, relegada a um segundo plano ou mesmo ignorada no cotidiano escolar e nos processos de formação inicial e continuada. ... A preocupação com a formação de profissionais que atuam em áreas de desenvolvimento humano tem sido um desafio no âmbito acadêmico.
Qual é a importância da subjetividade e da autonomia para a aprendizagem?
Representam uma fonte de conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo, contribuindo para o desenvolvimento de recursos cognitivos e afetivos que favorecem o raciocínio, tomada de decisões, solução de problemas e o desenvolvimento do potencial criativo.
O que é interpretação objetiva?
A interpretação objetiva diz respeito a ter elementos objetivos, distintos da manifestação expressa do agente, para o observador saber qual o seu intento ao agir. Não que a manifestação do agente deva ser desprezada. Mas ele pode mentir ou enganar-se. Ou sequer saber o que deseja, por confuso e inseguro.
O que é responsabilidade subjetiva?
A responsabilidade subjetiva é o dever de indenizar os danos causados diante de uma ação ou omissão, dolosa ou culposa. Para memorizar, lembre-se de que os quatro elementos devem estar presentes: culpa ou dolo, ato ilícito, dano, nexo de causalidade. No Código Civil, a responsabilidade subjetiva é a regra.
O que é o direito subjetivo e objetivo?
As principais diferenças entre direito objetivo e direito subjetivo são: direito objetivo é sinônimo de ordenamento jurídico enquanto direito subjetivo é sinônimo de prerrogativa; ... o direito objetivo garante os direitos subjetivos.
Como caracterizar a descrição subjetiva?
- Pode ser definida como aquela em que as opiniões, perspectivas e sentimentos do autor interferem explicitamente no processo descritivo.
- Um movimento literário que exaltava as descrições subjetivas foi o Romantismo.
Como fazer descrição objetiva?
Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.
O que é descritivo exemplos?
Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
Como a subjetividade está presente em nosso cotidiano?
Dessa forma, expomos nossa subjetividade quando expressamos nosso ponto de vista pessoal, de acordo com aquilo que conhecemos e vivemos no dia a dia. ... Dito isso, fica claro que é através da nossa subjetividade que construímos os relacionamentos com o “outro”.
O que é subjetividade para a Psicologia Social?
Entende-se subjetividade como um processo no qual o sujeito se apresenta como resultado da convergência de vetores de produção que ganha forma ao se conectar a múltiplos elementos como as relações familiares, a mídia, a cultura, a arte, a violência social, entre outros.
Qual o papel da subjetividade no desenvolvimento humano?
A análise do desenvolvimento da subjetividade requer adentrar no movimento contínuo de produção de sentidos subjetivos para identificar os impactos, as rupturas e as construções que estes são capazes de desencadear no sujeito.
O que é uma verdade objetiva?
A verdade objetiva é aquela que pode ser empíricamente comprovada e que costuma ser comum a todo mundo ou a todo um grupo social determinado. Como por exemplo os conceitos matemáticos que podem ser fácilmente provados.
Como a realidade é percebida?
Percepção da realidade: ilusão e ambiguidade
O estudo da visão humana pode ser feito pelo seu lado anatômico, fisiológico ou até mesmo psicológico, entre outros. ... Quando vemos, ouvimos, sentimos, e os sentidos correspondem àquilo que realmente é, dizemos que percebemos a realidade.
O que é realidade texto?
Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela filosofia, ciência ou qualquer outro sistema de análise.
Quantos folículos se desenvolvem a cada ciclo?
Onde morava a maioria da população do Brasil em 1950?