O que é Colendo Tribunal?

Perguntado por: Violeta Maria de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

Por sua vez, o adjetivo colendo, derivado do latim colendus, significa venerável, respeitável. Surgiu para reverenciar órgãos fracionários dos tribunais (conselhos, câmaras, seções e turmas).

Qual a diferença entre Colendo e egrégio?

3) Ora, por tradição, egrégio normalmente é o tratamento conferido, no Poder Judiciário, a um tribunal considerado em seu todo; já colendo se destina a seus órgãos fracionários (câmaras, turmas e seções).

Como se referir ao STJ Colendo?

Egrégio, colendo, areópago, pretório, douto, augusto

Todos esses termos, especialmente egrégio e colendo, são usados para se referir respeitosamente a tribunais e outros órgãos colegiados.

Como chamar o tribunal?

2) Uma distinção é de relevo nesse assunto: os pronomes de tratamento são formas com as quais são nomeadas as pessoas. E, no que tange às autoridades do Poder Judiciário, confere-se o tratamento de Vossa Excelência para Ministros dos Tribunais Superiores, Membros de Tribunais, Juízes e Auditores da Justiça Militar.

Como se referir ao Superior Tribunal de Justiça?

Senhor Ministro A Sua Excelência o Senhor Ministro... Membro do STJ, STM, TSE e TST Vossa Excelência V. Exa.

Processo Penal | Kultivi - Tribunal do Júri: Quesitação | CURSO GRATUITO

24 questões relacionadas encontradas

Quando utilizar Egrégio?

O adjetivo egrégio, derivado do latim egregius, significa nobre, notável, ilustre, insigne, admirável. É usado para reverenciar os Tribunais, em especial os de segunda instância, ou seja, os Tribunais de Justiça (dos Estados e do Distrito Federal) e os Tribunais Regionais (Federais, Eleitorais e do Trabalho).

Quando se usa Egrégio?

Egrégio
  1. Muito distinto; insigne; nobre; ilustre.
  2. Admirável; notável.
  3. Na linguagem forense, diz-se dos tribunais superiores e dos juízes que o compõem.

Quando se usa Excelentíssimo?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.

Como abreviar Egrégio?

Há, porém, exceções: intransitivo – intr./int.; distrito – distr./dist.; etnografia – etnogr./etnog.; egrégio – eg., entre outras. 1.3. Quando a abreviatura conserva a sílaba acentuada da palavra, o acento permanece: séc., pág., fís., mús.

Qual a abreviatura de Vossa Excelência?

Entrou nos costumes e é, pois, perfeitamente aceita hoje em dia a fórmula Vossa Excelência (abreviada V. Exa. ou V. Exª.)

Qual o pronome de tratamento para oficial de justiça?

Reproduzimos aqui a parte que diz respeito ao Judiciário: Tratamento: Vossa Excelência. Vocativo: Excelentíssimo Senhor.

Como se referir ao oficial de justiça?

Ex.: Vossa Excelência, Sr.

O que significa a palavra Colendo?

Significado de colendo

Merecedor de veneração, de respeito; venerável, respeitável: colendo diretor, professor, presidente.

Como se dirigir ao presidente do tribunal de Contas?

Excelentíssimo Senhor Presidente, Em cumprimento ao que determina a Lei nº.

O que significa AGTE e AGDO?

AGTE: UNIÃO FEDERAL. AGDO: MUNICIPIO DE MATRIZ DE CAMARAGIBE. ADV/REPTE: FELIPE SARMENTO CORDEIRO.

O que significa MD em um ofício?

Às autoridades tratadas por Vossa Excelência, fica abolido o uso dos tratamentos: - Digníssimo ( DD. ) - Mui Digno ( M.D. ) Fica dispensado também o uso de Ilmo(s).

Como abreviar combinado?

conta-corrente, com cópia(s), combinado com = c/c contadoria = contad.

Quando se usa ilustríssimo senhor?

Não é apropriado o uso do tratamento digníssimo (DD) para autoridades, pois a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo redundante a sua repetição. É desnecessário o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares.

O que significa a palavra Excelentíssimo?

1. Muito excelente. 2. Forma de tratamento cerimonioso que se dá a pessoas que têm ou a que se dá excelência (abreviatura: Ex.mo).

Quando usamos pronomes de tratamento?

O uso dos pronomes de tratamento
  1. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
  2. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência.

Como devo me dirigir a um advogado?

4) Respondendo, de modo específico, à indagação do leitor, o tratamento que se deve destinar aos advogados e a um Presidente da OAB é Vossa Senhoria e Ilustríssimo.

É correto dizer MM Juízo?

Assim o endereçamento ao invés, por exemplo, de ser: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. O correto agora é: Meritíssimo Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. (Art.

O que é egrégio sinônimo?

Ilustre: 1 eminente, ilustre, benemérito, distinto, emérito, grande, insigne, memorioso, nobre. Admirável: 2 famoso, célebre, renomado, admirável, divino, esplêndido, estupendo, exímio, fascinante, ínclito, magnífico, notável, surpreendente.

Como se dirigir a um juiz por E-mail?

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.

Como se dirigir a um juiz em um ofício?

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.

Artigo anterior
Como montar um tema?
Artigo seguinte
Quais são os exames solicitados pelos urologistas?