O que é análise de jurisprudência?

Perguntado por: Ana Marques de Figueiredo  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

A Análise de Jurisprudência permite a iden- tificação da posição dos decisores em relação ao problema e/ou a suas eventuais inclinações em relação às demais possibilidades de solução que porventura não tenham sido adotadas.

O que é uma análise de jurisprudência?

A jurisprudência é um conjunto de decisões que refletem o entendimento de um tribunal acerca de uma matéria específica, levando em consideração como foram interpretadas as leis em casos que possuam similaridades.

O que é jurisprudência e para que serve?

Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis A jurisprudência pode ser entendida de três formas, como a decisão isolada de um tribunal que não tem mais recursos, pode ser um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais, ou as súmulas de jurisprudência, ...

O que é jurisprudência exemplo?

Jurisprudência é um importante termo jurídico que se refere ao conjunto de decisões e entendimentos que os tribunais têm acerca de um tema. Ou seja, é uma espécie de histórico de decisões tomadas pelos tribunais, sobre temas semelhantes que apontam para uma mesma direção.

Como funciona a jurisprudência?

Jurisprudência é o resultado de uma série de decisões proferidas por tribunais que versam sobre uma matéria em determinado sentido. É a aplicação da lei ao caso concreto e tem o papel de uniformizar o entendimento de todos os tribunais, garantindo segurança jurídica e auxiliando advogados e advogadas em suas petições.

Como entender jurisprudência - Prof. Fran - Descomplicando o Direito

36 questões relacionadas encontradas

Como se forma uma jurisprudência?

Após um Tribunal estabelecer o seu entendimento majoritário sobre alguma matéria, todos os demais julgadores passarão a invocar essa jurisprudência para firmar seu entendimento no mesmo sentido em questões semelhantes. Certamente será utilizado pelos advogados se lhes favorecer.

Quanto à jurisprudência como fonte do Direito?

Costuma-se dizer que a jurisprudência é fonte secundária ou subsidiária do direito, porque o juiz julga segundo a lei vigente, não lhe sendo lícito inovar a legislação a pretexto de interpretar.

Como faço para pesquisar jurisprudência?

Para isso, basta acessar o site do tribunal em questão e procurar o link “Jurisprudência”, digitar o assunto desejado e pesquisar tudo o que estiver relacionado ao tema. Todos os tribunais possuem esses mecanismos de buscas.

Como citar jurisprudência no corpo do texto?

Para citar uma jurisprudência em seu trabalho, a ABNT considera elementos essenciais:
  1. Jurisdição: país, estado ou cidade (em letras maiúsculas).
  2. Órgão judiciário: é o nome da corte ou tribunal.
  3. Turma e/ou região: colocar entre parênteses, se houver.
  4. Tipo de documento: nome do documento (Ex: Súmula).

Qual a diferença entre julgado e jurisprudência?

Embora ambos sejam frutos da jurisdição, a jurisprudência é um conjunto decisório e não somente um julgado utilizado como fundamento para julgados posteriores. […] o precedente é objetivo, já que se trata de uma decisão específica que venha a ser utilizada como fundamento do decidir em outros processos.

Qual o papel da jurisprudência nos dias atuais?

A jurisprudência apresenta relevância cada vez mais acentuada no Direito[1]. Ela pode ser entendida como o conjunto de decisões uniformes e constantes dos tribunais, proferidas para a solução judicial de conflitos, envolvendo casos semelhantes[2].

Como se faz uma análise jurídica?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Como citar jurisprudência no corpo do texto ABNT?

A norma que regulamenta a citação de jurisprudências é a ABNT NBR 6023.
...
Perceba que os elementos obrigatórios para citar jurisprudência em TCC são:
  1. Jurisdição e o órgão judiciário competente;
  2. Título e o número da jurisprudência;
  3. Partes envolvidas (opcional);
  4. Relator;
  5. Local;
  6. Data;
  7. Dados da publicação.

Qual o melhor site para pesquisar Jurisprudência?

Qual o melhor site para fazer pesquisa de jurisprudências?
  1. JusBrasil. No site Jusbrasil, há um link específico para a pesquisa jurisprudencial. ...
  2. Digesto. Outra ferramenta que compila a pesquisa de jurisprudências sob vários temas é a Digesto. ...
  3. Legjur. ...
  4. Google.

Como fazer pesquisa de Jurisprudência no STJ?

As súmulas do STJ estão disponíveis para download no link Jurisprudência, bastando selecionar a opção Súmulas na listagem contida no lado esquerdo da página. As súmulas podem ser, ainda, pesquisadas por tema, bastando digitar as palavras-chave com os conectivos na caixa "Pesquisa Livre" e selecionar a opção súmulas.

Por que a jurisprudência é uma fonte do direito?

A jurisprudência é a fonte mais geral e extensa de exegese, indica soluções adequadas às necessidades sociais, evita que uma questão doutrinária fique eternamente aberta e dê margem a novas demandas: portanto diminui os litígios, reduz ao mínimo os inconvenientes da incerteza do Direito, por que de antemão faz saber ...

O que prevalece a lei ou a jurisprudência?

Nos países que adotam a lei comum, o direito é costumeiro e, portanto, não há dúvidas de que a jurisprudência é fonte do direito. Entretanto, naqueles países em que impera o sistema Romano-Germâmico, onde a lei prevalece como fonte primária do direito, é duvidosa a aceitação da jurisprudência entre as fontes.

Qual a importância da jurisprudência para o direito?

A jurisprudência, enfim, tem um importante papel social. Ela representa a interpretação dada pelos Juízes para as leis. Auxilia na solução de lacunas do direito. Ainda, determina para onde caminha o Direito.

Como citar jurisprudência em petição ABNT?

Para citar a jurisprudência, você deve pegar a ementa do caso, que é o resumo dos fatos mais essenciais de uma decisão. Depois que achar a ementa, você copia e cola na sua petição da mesma forma que o julgador pôs, incluindo o recuo, dando destaque para a sua citação.

Como citar parecer jurídico ABNT?

AUTOR (Pessoa física ou Instituição responsável pelo documento). Ementa, tipo, número e data (dia, mês e ano) do parecer. Dados da publicação que publicou o parecer. BRASIL.

Quem pode elaborar um parecer jurídico?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

Como fazer um relatório de um processo judicial?

Coloque o número da ação, da vara e o nome das partes. Logo abaixo, escreva a instância em que o processo está e descreva brevemente os fatos que ocorreram. Finalize esclarecendo a probabilidade de êxito do processo diante das provas apresentadas ou no entendimento dos tribunais (provável, possível ou remota).

Como fazer um parecer jurídico trabalhista?

O que deve conter em um parecer jurídico?
  1. análise do tema que foi solicitado;
  2. ideais e referências doutrinárias de especialistas jurídicos;
  3. referências jurisprudenciais contendo as tendências de posicionamento dos tribunais;
  4. indicação de dispositivos legais e legislações correlacionadas com o assunto;

Qual a importância da uniformização da jurisprudência?

A uniformização de jurisprudência enseja uma pacificação dos precedentes jurisprudenciais quanto ao tema e, por essa razão, fortalece a segurança jurídica e a credibilidade do Poder Judiciários junto aos jurisdicionados, a par que evita decisões conflitantes para idênticas situações que ameaçam a confiança no princípio ...

Artigo anterior
Quantos amperes tem um ar condicionado de 10.000 BTUs?
Artigo seguinte
Qual a melhor soda cáustica para fazer sabão líquido?