O que é amônia no corpo humano?

Perguntado por: Maria Mónica de Andrade  |  Última atualização: 4. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

A amônia (amoníaco) é um resíduo produzido pelo organismo, no intestino, durante a digestão de proteínas. Ao ser processada no fígado, a amônia é transformada em outro resíduo chamado uréia. Quando não processada ou eliminada adequadamente, a amônia é acumulada na corrente sanguínea.

Qual o efeito da amônia no corpo humano?

Ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe. O Amoníaco concentrado produz em contato com a pele necrose dos tecidos e profundas queimaduras. Contato com os olhos resulta em lacrimejação, conjuntivites, irritação na córnea e cegueira temporária ou permanente.

O que acontece quando a amônia está alta?

Por se tratar de uma substância potencialmente tóxica para o sistema nervoso central, o acúmulo de amônia causa encefalopatia hepática, coma hepático nos estados terminais de cirrose hepática, insuficiência hepática, necrose hepática aguda e subaguda, e síndrome de Reye.

Quem produz amônia no corpo humano?

A amônia (NH3) é um composto nitrogenado encontrado no sangue humano. Ela é uma substância resultante do catabolismo de proteínas, gerada pela ação de enzimas bacterianas do intestino sobre os aminoácidos ingeridos na alimentação (1).

O que significa excesso de amônia no sangue?

Hiperamonemia é uma doença metabólica caracterizada por excesso de amônia no sangue. É uma condição clínica que, nos casos mais graves, pode provocar lesão cerebral e morte. Suas causas podem ser primárias ou secundárias. A amônia é uma substância que contém nitrogênio, produto do metacatabolismo de proteínas.

Excretas Nitrogenados - Amônia, Ureia e Ácido úrico - Sistemas Excretor - Fisiologia Humana

25 questões relacionadas encontradas

Como eliminar o excesso de amônia no corpo?

O tratamento mais utilizado atualmente é a dieta com restrição de proteína, em que conseguimos controlar a ingestão de aminoácidos e consequentemente a produção de amônia. Junto com a dieta utilizamos outras ferramentas, como o benzoato de sódio, substância que ajuda a retirar a amônia do sangue.

Quais os sintomas da amônia?

Se ingerido, o gás provoca queimaduras na boca, faringe e laringe, além de favorecer grande salivação. Já em caso de exposições crônicas pode ocorrer sangramento nasal e/ou dos lábios, grave conjuntivite química, bronquite crônica com redução respiratória e danos aos rins.

Qual o órgão que transforma amônia?

Se a amônia ou outros compostos normalmente metabolizados pelo fígado se acumularem em regiões como o cérebro, por exemplo, pode levar a encefalopatia hepática, o que pode gerar alterações neurológicas e mentais e até mesmo levar à morte.

O que o fígado faz com a amônia?

A amônia é produzida principalmente no intestino e deveria ser transformada em uréia (ou glutamina, a partir de glutamato) pelo fígado e eliminada pelas fezes e urina. Essa amônia em excesso, no cérebro, afeta os neurotransmissores e portanto o funcionamento cerebral.

Porque o corpo produz amônia?

Em humanos, a formação da amônia ocorre durante a síntese de ATP a partir de ADP; pela utilização de AAs como doadores de esqueletos de carbono (desaminação e/ou transaminação) e pela microbiota entérica.

O que elimina amônia?

O lactulose é o único remédio usado para reduzir a amônia no corpo.

Qual exame detecta amônia?

EXAME – DOSAGEM DE G6PD.

O que fazer para diminuir a amônia?

5 Dicas Para Evitar e Resolver um Pico de Amônia
  1. Dica 1: Dê manutenção regular no seu sistema de filtragem.
  2. Dica 2: Tenha sempre uma solução emergencial.
  3. Dica 3: Revise o sistema de filtragem, ele pode não estar sendo suficiente.
  4. Dica 4: Não faça muitas trocas parciais grandes e seguidas.

O que é amônia na urina?

A amônia é uma substância originada da ação enzimática de bactérias intestinais e por células durante o processo de digestão de proteínas. Em condições normais a amônia é metabolizada no fígado em uréia e excretada pela urina. Porém, se acumlada dá origem a doenças como a Encefalopatia hepática.

Como age uma pessoa com encefalopatia?

Além disso, normalmente a pessoa fica sonolenta e confusa e os movimentos e a fala se tornam enrolados. A desorientação é um sintoma comum. Menos frequentemente, as pessoas com encefalopatia tornam-se agitadas e hiperativas.

Quais são os sintomas da encefalopatia hepática?

Quais são os sintomas de encefalopatia hepática?
  • confusão mental;
  • tremores corporais (especialmente nas mãos);
  • sonolência excessiva ou mudanças nos padrões de sono do paciente, como insônia;

Tem amônia nas fezes?

Na verdade, a amônia vem depois que as fezes foram feitas e também da urina, pois é um elemento dessa excreção que se torna a amônia: o ácido úrico. Contudo, a razão do problema com a amônia não é a ave defecar ou urinar, mas sim a combinação disso com o resto ambiente.

O que é crise de encefalopatia?

A encefalopatia hepática é uma doença caracterizada pelo mau funcionamento do cérebro devido a problemas no fígado como insuficiência hepática, tumor ou cirrose, havendo alterações do comportamento, do sono, inchaço abdominal, olhos amarelados e confusão mental, por exemplo.

Como identificar encefalopatia?

O diagnóstico da encefalopatia depende de exames clínicos, laboratoriais e de imagem. Isso pode incluir tomografia, eletroencefalograma e ressonância magnética, a depender da suspeita médica.

Quais seres produzem amônia?

A amônia pode ocorrer tanto naturalmente como ser produzida pelo homem e é encontrada em todos os ambientes, ar, água e solo; e em plantas e animais, inclusive no homem.

Onde contém amônia?

Essa amônia artificial pode ser encontrada em diversos produtos como plásticos, pesticidas, fertilizantes e até em produtos de limpeza comuns dentro de casa. Os produtos que mais contêm amônia são os limpadores de vidro e limpa pisos sintéticos. Mesmo assim, a amônia pode apresentar sérios perigos para a nossa saúde.

Onde a amônia é encontrada?

Amônia é produzida em várias plantas da Yara ao redor do mundo, combinando diretamente o hidrogênio e o nitrogênio com um catalisador.

Como é o cheiro de amônia?

A amônia é um gás incolor, tóxico e de odor pungente. Ocorre na natureza, principalmente pelo decaimento anaeróbico de matéria vegetal e animal, sendo também detectada no espaço sideral.

Quais os riscos da amônia?

A amônia também é corrosiva, podendo, em função da sua concentração, causar irritações e, até mesmo, queimaduras na pele. Já o contato da pele com o gás liquefeito, pode gerar o congelamento do membro. Outro problema muito sério, que precisa ser evitado a todo custo é o contato da amônia com os olhos.

O que provoca amônia na água?

O principal fator que determina a proporção de amoníaco em relação ao amónio na água é o pH. A atividade do amoníaco também é influenciada pela força iónica e pela temperatura da solução.

Artigo anterior
Como saber o tamanho de um arquivo em PDF?
Artigo seguinte
Quando não se paga uma dívida o nome do devedor?