O que é alomorfia dê exemplos?

Perguntado por: Yasmin Joana Nunes Paiva Barros  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Alomorfia é a variação de um morfema sem mudança no seu significado. Em "infeliz" e "imutável", por exemplo, tanto "in" quanto "i" indicam negação.

O que é alomorfia e exemplos?

→ Alomorfia no sufixo

abelhinha / atividadezinha: [inha] ~ [zinha] → duas formas para um significado que indica algo que é menor. casarão / colheraça: [arão] ~ [aça] → duas formas para um significado que indica algo que é grande/maior.

Tem-se alomorfia quando a forma e a mesma apenas o significado varia?

Ouça este artigo: De acordo com o dicionário, alomorfia significa 'passagem de uma forma para outra diferente, metamorfose'. Sendo assim, quando há alomorfia existe uma mudança apenas na forma, porém conserva-se função e significado daquele fonema.

O que é um zero Alomorfo?

Em palavras paroxítonas terminadas em -s ( simples , lápis , ourives , etc.), assim como Matoso, Valter Kehdi fala em alomorfe zero Ø. São nomes que permanecem invariáveis no singular e no plural e a identificação de número só acontece mediante à concordância . Ex.: lápis preto / lápis pretos .

Quais os três tipos de morfemas?

O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.

MORFEMA, MORFE E ALOMORFE

43 questões relacionadas encontradas

Quais os dois tipos de morfemas?

-Morfemas gramaticais- aqueles que só possuem significação no universo da língua. 1. RADICAL - elemento mórfico que funciona como base do significado e que nos remete a um conceito existente na realidade. Desinências verbais: indicam, nos verbos, as flexões gramaticais de tempo, modo, número e pessoa.

O que é um morfema cumulativo?

Entende-se por morfema cumulativo aquele que traz em si mais de uma noção gramatical . Em português , as desinências modo-temporal e número-pessoal são morfemas cumulativos. Em cantávamos, por exemplo , o morfema -va- traz a noção de modo ( indicativo ), tempo ( pretérito ) e ainda aspecto ( imperfeito ou inconcluso ).

Como identificar os morfemas de uma palavra?

O que é morfema?
  1. Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. ...
  2. comer – comia – comem – comilão: com é o morfema lexical da palavra comer. ...
  3. 1) prefixo - apresenta-se antes de um vocábulo existente:
  4. respeito → desrespeito.
  5. 2) sufixo - apresenta-se após o radical ou tema de uma palavra:

O que é um morfema vazio?

morfema vazio

Definição: Morfema ao qual n o est associado um significado espec fico. Exemplo: -fer- em aferir, conferir, referir, deferir, inferir, preferir, transferir.

O que é um morfema lexical?

Morfemas Lexicais

São os Radicais das palavras. São eles quem permitem a grande variedade de palavras com significados diferentes de uma língua. Trata-se de uma unidade de significação que permite a formação de diversas palavras as quais atribuem nomes às variadas situações, pessoas, sentimentos, objetos etc.

O que engloba morfologia?

Morfologia é a parte da gramática que estuda a estrutura, a formação e a flexão das palavras. O estudo da estrutura compreende o reconhecimento e a descrição dos elementos constitutivos do vocábulo: raiz, radical, tema, vogal temática, prefixo, sufixo e desinência.

Qual a diferença de morfologia?

Veja a diferença entre os três: morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.

Quais são os morfemas?

Tem mais depois da publicidade ;) Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação.

O que é Alomorfe do radical?

é a forma base e a desinência -ve (cantáveis, amáveis, etc.), o alomorfe. Na alomorfia ocorre mudança de forma (morfe), mas não de significado. O radical do verbo pedir é ped– (pedir – ir = ped-), mas em algumas formas o verbo pedir apresenta o alomorfe peç– (eu peço e não eu pido).

Quais são os principais morfemas?

Morfemas Aditivos
  • prefixos: anteposição à base lexical: pôr-repor; quieto-inquieto.
  • sufixos, interfixos e desinências: posposição à base lexical.
  • infixos: intercalação no interior da estrutura da base.
  • circunfixos: anteposição e posposição simultaneamente à base (parassintéticos)

O que é morfemas e fonemas?

Como na fonetica e na fonologia podemos analisar os fones, que são realizações concretas, e os fonemas, que são representações mentais e distinguem significados, assim na morfologia podemos distinguir entre os morfes, que são realizações concretas, e os morfemas, que são as menores unidades de significado.

O que é um prefixo e sufixo?

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

O que são sufixos e prefixos exemplos?

Prefixo: morfema que vem antes do radical, para formar novas palavras (ex. na palavra infeliz, in- é um prefixo e feliz é o radical); Sufixo: morfema posto após o radical, formando novas palavras também (ex. em lealdade, leal é o radical, ao passo que -dade é um sufixo).

O que é um Gramema?

Gramemas. São morfemas relacionados ao mundo da gramática, ou melhor, sua significação é lingüística.

Qual o nome do morfema acrescentado as palavras?

Afixos: são os morfemas que se unem ao radical para formar novas palavras. Quando os afixos aparecem antes do radical são chamados de prefixos (infeliz, refazer, desmentir); quando aparecem depois do radical são chamados de sufixos (crueldade, felizmente, lealdade).

Qual é a diferença entre morfema e palavra?

Os morfemas são constituintes morfológicos mínimos, também dotados de significado, mas que ocorrem como partes de palavras (diz-se que são unidades não autónomas): por exemplo, a sequência cas- de casa ou casinha é um morfema, mais precisamente é um radical, ao qual está associada a noção de «casa»; o sufixo -inh- é um ...

Qual a diferença de radical e sufixo?

Os prefixos aparecem antes do radical, modificando seu significado. Ex.: infeliz. Os sufixos aparecem depois do radical, também modificando seu significado. Ex.: felicidade.

Como se dividem os morfemas?

Existem dois tipos de morfemas: lexicais e gramaticais. Os morfemas lexicais podem ser definidos como um ser ou fato da realidade, do mundo exterior á língua. Os morfemas gramaticais podem ser definidos como de fato a gramática da língua, de fato a parte interna da palavra.

Artigo anterior
Quando devo pagar o CIDE?
Artigo seguinte
É pronome ou artigo?