O que é alfabetização para Emília Ferreiro?

Perguntado por: Vitória Érica Sá  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)

Segundo Ferreiro (1996, p. 24) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem duvida, em um ambiente social. Mas as praticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.”.

O que é o processo de alfabetização?

A alfabetização consiste no processo de aprendizagem do sistema de representação dos sons da fala, ou seja, como transformamos os fonemas (sons) em grafemas (letras).

O que é alfabetização Segundo autores?

Segundo Soares (2006, p. 15): "Alfabetizar significa adquirir a habilidade de decodificar a língua oral em língua escrita [...]. A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas".

Quais as principais abordagens de Emilia Ferreiro para a alfabetização?

Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).

O que Paulo Freire fala sobre a alfabetização?

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

Pensadores na Educação: Emilia Ferreiro e as práticas de alfabetização

30 questões relacionadas encontradas

O que diz a teoria de Paulo Freire?

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

Qual é o papel do professor no processo de alfabetização e letramento citado por Freire?

Esse modelo é baseado na visão de que o professor é o centro do processo e detentor do conhecimento das matérias, sendo o responsável por depositar aquilo que sabe em seus alunos.

Qual a abordagem de Emilia Ferreiro?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

Quais são os métodos de alfabetização?

O bê-á-bá dos métodos de Alfabetização
  • MÉTODO ALFABÉTICO OU SOLETRAÇÃO. COMO É: É considerado o mais antigo dos métodos. ...
  • MÉTODO FÔNICO OU FONÉTICO. COMO É: Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. ...
  • MÉTODO SILÁBICO. ...
  • PALAVRAÇÃO. ...
  • SENTENCIAÇÃO. ...
  • MÉTODO GLOBAL.

Quais são as fases do processo de alfabetização?

São as chamadas hipóteses.
  • Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ...
  • Silábica:
  • Silábico-alfabética:
  • Nível Alfabético:

O que significa alfabetizar letrando Segundo Soares?

Segundo Magda Soares (2012, p. 47), o ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne alfabetizado e letrado ao mesmo tempo.

O que Magda Soares fala sobre alfabetização na educação infantil?

Magda Soares (2009) nos diz que na educação infantil, as crianças devem ter acesso tanto às atividades de introdução ao sistema alfabético e suas convenções, a alfabetização, como também práticas sociais de uso da leitura e da escrita, o letramento. Isto não quer dizer que devemos deixar o lúdico de lado.

Quais autores falam sobre alfabetização e letramento?

  • Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Paulo Freire.
  • Alfabetização e letramento. Magda Soares.
  • Reflexões sobre alfabetização. Emília Ferreiro.
  • Alfabetização: um processo em construção. ...
  • Coleção didática da alfabetização. ...
  • Além da alfabetização. ...
  • Alfabetização em três propostas. ...
  • Psicanálise da alfabetização.

Qual a importância do processo de alfabetização?

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

Como se inicia o processo de alfabetização?

Desde a gestação, o bebê escuta o som da voz da sua mãe e é inserido na linguagem. Podemos dizer que o processo de alfabetização começa aí, através dessas experiências e também daquelas em que a criança é exposta após o nascimento. A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem.

Qual é o objetivo da alfabetização?

Alfabetização é a aquisição da escrita e da linguagem, na apropriação, no domínio do código linguístico do alfabeto e sua utilização para comunicação, é definida como um processo no qual o indivíduo constrói seu conhecimento, tendo um tempo para começar e terminar.

Qual é o melhor método de alfabetização?

Método fônico é o mais eficaz para alfabetizar, afirmam cientistas.

Quais os métodos de alfabetização que influenciaram a educação brasileira?

O primeiro método que influenciou a alfabetização brasileira era denominado de “método sintético”. Este método priorizava a leitura utilizando as “Cartas do ABC” e só depois se introduzia a cópia de documentos manuscritos.

Qual o método mais rápido para alfabetizar?

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.
  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Qual a metodologia proposta por Ferreiro em suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita?

O método analítico insiste no reconhecimento global das palavras ou orações, ou seja, ensinar do mais complexo para o mais simples, se opondo ao que seria “normal” para a construção do conhecimento que acontece gradualmente, como já afirmamos anteriormente.

O que o construtivismo defende?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

Quais os objetivos da pesquisa desenvolvida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Ferreiro e Teberosky ao investigar sobre a lecto-escrita mostraram que e como as crianças constroem diferentes níveis/hipóteses, muito lógicas e curiosas, em relação à escrita antes de estarem alfabetizadas.

Qual o papel do professor no processo de alfabetização?

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.

Qual o papel do professor no processo de alfabetização Segundo a Bncc?

Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).

Como o professor deve alfabetizar na perspectiva do letramento?

A alfabetização na perspectiva do letramento consiste em ensinar a ler e escrever no contexto de práticas sociais de leitura e escrita. Em tal contexto “é falso o pressuposto de que a criança vai aprender a ler e escrever só pelo convívio com textos” (SOARES, 2003, p. 18).

Artigo anterior
O que fazer quando o executado não paga?
Artigo seguinte
O que são variáveis C++?