O que é Ah SD?
Perguntado por: Sebastião Branco | Última atualização: 3. Februar 2022Pontuação: 5/5 (7 avaliações)
Identificar as pessoas com altas habilidades / superdotação (AH/SD) é fundamental para que se possa permitir a elas que coloquem seu talento em prática, desenvolvendo suas capacidades.
O que é altas habilidades superdotação Ah SD?
126), as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são caracterizadas pelo elevado potencial de “aptidões, talentos e habilidades”, confirmadas em um alto nível de desempenho em diferentes áreas de atividades humanas, que incluem “as áreas intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes”.
Como identificar alunos com AH SD?
A Secretaria Estadual de Educação, de acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Especial (FLEITH, 2007) caracterizam os alunos com AH/SD pelo alto desempenho e/ou elevada potencialidade que eles apresentam em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados.
Qual a diferença de Altas habilidades e superdotação?
Apesar de a área da educação ter adotado, de acordo com nossa legislação, o termo altas habilidades/superdotação, especialistas afirmam que são coisas diferentes. ... inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.
Quais são as causas da superdotação?
As altas habilidades/superdotação são um comportamento biopsicosocial de causas genéticas e ambientais, que reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados ...
AH/SD: CARACTERÍSTICAS COMUNS || 1ª Conversa Franca sobre Altas Habilidades/Superdotação
Quando ocorre a superdotação?
Em geral, as crianças com habilidades acima da média manifestam as diferenças ainda na idade pré-escolar. ... Diferentemente de uma competência que pode ser adquirida com o tempo, o fato de um indivíduo ter Altas Habilidades é entendido como uma aptidão nata, ou seja, a criança já nasce superdotada.
Porque existem crianças superdotadas?
As crianças superdotadas são intelectualmente diferenciadas. Dessa forma, ter pares especiais com o mesmo talento nato ajuda a aumentar os desafios, impulsionando os talentos naturais que elas já possuem”.
Quais são os principais tipos de altas habilidades?
Entre os tipos de altas habilidades/superdotação, apontam-se tra- dicionalmente: o tipo intelectual, que apresenta flexibilidade, inde- pendência, fluência de pensamento, produção intelectual, julgamen- to crítico e habilidade para resolver problemas; o tipo social, que revela capacidade de liderança, sensibilidade ...
Como identificar o aluno com altas habilidades?
De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), esses alunos apresentam algumas características em comum: aprendem fácil e rapidamente; pensam de forma incomum para resolução de problemas; são persistentes e persuasivos; estão sempre curiosos em busca dos porquês das coisas.
Qual o QI para altas habilidades?
O Quociente de inteligência (QI) é um valor obtido por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de uma pessoa. ... Enquanto a média da População apresenta uma pontuação média de QI entrem 100 e 110, pessoas com altas habilidades/ superdotação apresentam QI acima de 130.
Como é feito o diagnóstico de altas habilidades?
- Vocabulário superior ao esperado para a idade.
- Nível de leitura acima da média do grupo.
- Observação acurada.
- Raciocínio incomum.
- Disposição de liderança.
- Relacionamento aberto e receptivo.
- Sensibilidade aos sentimentos dos outros.
- Atenção prolongada e centrada nos assuntos de seu interesse.
Como saber se um adulto e superdotado?
Altas capacidades. Rendimento excepcional, alta capacidade de memória. Outra característica dos superdotados é a sua curiosidade aguçada. Possuem alta capacidade de aprendizagem, se caracterizam por serem originais e criativas, perfeccionistas e detalhistas, Inicia o estudioso.
Quais são as maiores dificuldades encontradas pelos alunos com altas habilidades?
– resistência ocasional à imposição de tarefas; – omissão de detalhes; – não aceitação de atividades de rotina; – dificuldade para aceitar o ilógico, o superficial e conhecimentos mal estruturados e pouco definidos.
O que é ser uma pessoa superdotada?
Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler. ... Pode-se perceber algumas características nos superdotados: Curiosidade; Não pare agora...
Como é o desenvolvimento do superdotado?
A Superdotação Intelectual é caracterizada pelo desenvolvimento de uma habilidade significativamente superior a da média da população em alguma das áreas do conhecimento, podendo se destacar em atividades como: acadêmicas, criativas, de liderança, artísticas, psicomotoras ou de motivação.
Quantas pessoas são superdotadas no mundo?
A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de alunos no País tenham altas habilidades em pelo menos alguma área do conhecimento, e aproximadamente 8 milhões de pessoas no total.
Como comprovar superdotação?
A Resolução n;4/2009, do Ministério da Educação, caracteriza como superdotado ou com altas habilidades aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com áreas intelectual, psicomotora, artes e criatividade, isoladas ou combinadas.
Como funciona o Naahs?
Todos os estados brasileiros possuem um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) que atuam com alunos matriculados na rede regular de ensino que tenham indicativo de altas habilidades ou superdotação. A ação dos NAAHS é estruturada em três vias: atendimento ao professor, ao aluno e à família.
Quais as dificuldades desafios que os professores enfrentam no trabalho com os alunos com altas habilidades?
Ou seja, alguns alunos têm dificuldades de apresentar as características de Altas habilidades\Superdotação por falta de ambientes propícios para despertá-las. Lembrando que, essas pessoas podem ser confundidas como hiperativas ou por outros transtornos de comportamento, quando não valorizadas suas habilidades.
Como a escola pode favorecer o processo de inclusão de alunos com altas habilidades?
Para que o aluno com altas habilidades desenvolva sua habilidade o professor da sala regular deve primeiramente identificar quais as áreas específicas do aluno para promover o crescimento de acordo com o ritmo, os interesses e as necessidades do mesmo; manter uma postura facilitadora no processo de aprendizagem; ...
Como lidar com pessoas com altas habilidades?
- Aprenda a detectar as características de alunos altamente inteligentes.
- Aposte em estratégias segmentadas.
- Estimule a participação de superdotados em concursos.
- Esteja alerta e mantenha contato com os pais.
- Estimule o bom humor.
- Não faça deles um professor substituto.
Por que investir na pessoa com altas habilidades superdotação?
Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Como lidar com alunos com altas habilidades?
- Conheça o potencial de seus alunos. ...
- Dê mais difícil em primeiro lugar. ...
- Diferencie, mas não acrescente. ...
- Use e abuse da variedade. ...
- Mude a abordagem. ...
- Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível. ...
- Estipule atividades em pares. ...
- Conheça os pais de seus alunos superdotados.
Como lidar com uma criança com altas habilidades?
- Procure um especialista e aposte em estratégias segmentadas.
- Aprenda a detectar as características das crianças altamente inteligentes.
- Estimule a participação em concursos.
- Estimule o bom humor.
- Ajude-os a entender que os erros fazem parte do aprendizado.
Como encaminhar um aluno super dotado?
- Saiba reconhecer o potencial de cada aluno. ...
- Ofereça oportunidades para que eles sejam estimulados. ...
- Auxilie na inclusão dos alunos superdotados. ...
- Faça uma parceria com os pais. ...
- Dê espaço para novas formas de pensamento. ...
- Utilize diferentes formas de ensinar.
O que e uma laguna?
O que fazer para adotar um filho?