O que é ADM doença?

Perguntado por: Daniela Marta Neves  |  Última atualização: 26. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

A encefalomielite aguda disseminada (ADEM) é doença desmielinizante, classicamente de curso monofásico, com provável etiologia auto-imune. Manifesta-se com quadro neurológico multifocal, em geral de início súbito e evolução em dias, podendo inclusive levar ao coma.

O que causa a doença ADEM?

Segundo o neurologista que acompanha a jovem, Fidel Meira, a maior parte dos casos acometidos pela doença foi provocada por infecção viral ou bacteriana. Os principais sintomas são lentidão nos movimentos, diminuição dos reflexos e paralisia dos músculos, "dependendo de qual área o vírus atingiu".

O que é encefalomielite disseminada aguda?

A ADEM, ou encefalomielite disseminada aguda, é uma doença inflamatória rara que afeta o sistema nervoso central, alterando os movimentos do corpo e podendo causar paralisia. Embora rara, esta doença é mais comum após uma infecção provocada por um vírus ou bactéria, mas também pode acontecer após a vacinação.

Como tratar ADEM?

O tratamento baseia-se na pulsoterapia com metilprednisolona, seguidos de prednisolona. Como opção para pacientes córtico-resistentes ou em recidivas utiliza-se a imunoglobulina humana endovenosa.

O que significa encefalomielite?

A encefalite é a inflamação do cérebro que ocorre quando um vírus infecta diretamente o cérebro ou quando um vírus, uma vacina ou outra coisa ativa a inflamação. A medula espinhal também pode ser envolvida, resultando num quadro chamado encefalomielite.

Entenda o que é uma doença autoimune e seus perigos | ANA BEATRIZ

36 questões relacionadas encontradas

O que a encefalite pode causar?

Com a evolução da infecção para encefalite, os seguintes sintomas podem aparecer: confusão, agitação, desmaio, extrema sensibilidade à luz, rigidez do pescoço e costas, amnésia, dor de cabeça intensa, febre, mal estar, boca torta, dificuldade na fala, sonolência, vômitos, paralisia, fraqueza muscular e convulsões.

Quais as sequelas que a encefalite pode causar?

Uma das complicações mais graves é a encefalite, uma inflamação severa no cérebro que pode ocorrer em decorrência de uma infecção por vírus, como é o caso da dengue. Se não tratada, pode resultar em sequelas motoras e da fala, além de paralisia. Em alguns casos, pode levar ao óbito.

Como é transmitida a encefalomielite equina?

Por isso, o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal mantém a vigilância e o nível de atenção em todo o Estado. Até hoje, o Rio Grande do Sul nunca teve registro da doença. A encefalite equina do oeste é causada pelo vírus do gênero Alphavirus e a transmissão ocorre pela picada do mosquito vetor Culex spp.

O que é encefalite autoimune tem cura?

A encefalite autoimune é uma inflamação do cérebro que surge quando o sistema imune ataca as próprias células cerebrais, prejudicando o seu funcionamento e provocando sintomas como formigamento no corpo, alterações visuais, convulsões ou agitação, por exemplo, que podem ou não deixar sequelas.

Quais os sintomas de ADEM?

Habitualmente, a ADEM apresenta curso monofásico, com início súbito de sintomas como febre, cefaléia e sinais meníngeos. Pode evoluir com quadro multifocal com convulsões, síndromes deficitárias, ataxia, síndrome medular, paralisia de nervos cranianos, coreoatetose, estupor e coma.

Qual a pior encefalite?

A meningite é uma doença grave, porém as chances de recuperação sem sequelas são altas e seus sintomas geralmente envolvem apenas febre alta, fortes dores de cabeça, náusea e vômitos e confusão mental. Já a encefalite herpética é uma doença extremamente grave.

Qual vacina para encefalomielite?

FLUVAC INNOVATOR® EWT. Produto combinado que imuniza seus animais contra encefalomielite equina Leste e Oeste, influenza equina tipo A2 e tétano.

Qual a gravidade da encefalite?

Fatos sobre a encefalite:

– É uma condição neurológica devastadora, que pode deixar os sobreviventes com uma lesão cerebral permanente.

Quais os tipos de doenças desmielinizantes?

Doenças desmielinizantes do sistema nervoso central
  • Esclerose múltipla (junto com outras doenças similares chamadas doenças desmielinizantes inflamatórias idiopáticas)
  • Mielite transversa.
  • Doença de Devic.
  • Leucoencefalopatia multifocal progressiva.
  • Neurite óptica.
  • Leucodistrofias.
  • Síndrome de Van der Knaap.

Como ocorre a desmielinização?

Muitos nervos são revestidos com mielina. A mielina é um material isolante. Quando está desgastado ou danificado, os nervos podem se deteriorar, causando problemas no cérebro e em todo o corpo. Os danos à mielina ao redor dos nervos são chamados de desmielinização.

Quais os sintomas de encefalite autoimune?

O quadro é marcado por sintomas neuropsiquiátricos (delírio, alterações de humor, cognição, personalidade), além de crises epilépticas focais ou generalizadas. A encefalite antirreceptor anti-NMDA é uma encefalite autoimune e é a mais comum deste grupo.

O que é morte por encefalite?

A encefalite é uma inflamação e infecção do cérebro desencadeada geralmente por um vírus e que pode ser fatal. O número de mortes causadas por encefalite tem caído ao longo dos anos. Acomete pessoas de qualquer faixa etária, mas tem predileção pelos extremos de idade (crianças e idosos).

Qual exame detecta encefalite autoimune?

A realização de testes de autoanticorpos e a avaliação da ressonância magnética cerebral podem ajudar no diagnóstico precoce da encefalite autoimune.

Como identificar encefalite?

Quais são os sintomas mais comuns de encefalite?
  1. Confusão mental;
  2. Agitação;
  3. Fraqueza ou até paralisia muscular;
  4. Desmaios;
  5. Convulsões;
  6. Rigidez das costas e do pescoço;
  7. Perda de memória;
  8. Sensibilidade exacerbada à luz.

Como evitar a encefalite?

A melhor maneira de prevenir a encefalite viral é tomar precauções para evitar a exposição aos vírus que podem causar a doença.

Qual isolamento para encefalite?

Está indicado o isolamento do paciente nas primeiras 24 horas de tratamento antibiótico adequado.

O que é a encefalite autoimune?

A encefalite autoimune, é doença inflamatória caracterizada por envolvimento subagudo da memória de curto prazo e de sintomatologia muito diversa (sintomas psicóticos, manifestações clínicas atípicas e crises epilépticas) o que torna o diagnóstico diferencial um verdadeiro desafio.

Quanto tempo dura os sintomas da encefalite?

A fase aguda normalmente dura uma a duas semanas, desaparecendo depois a febre e os restantes sintomas de um modo gradual. Algumas pessoas podem demorar meses a recuperar por completo. Quando ocorre lesão cerebral, pode afetar a audição, a memória, o controlo muscular, a sensibilidade, a fala ou a visão.

Quais os sintomas da encefalomielite em equinos?

Os sintomas da encefalomielite equina são febre, apatia, depressão, inicialmente. Conforme a doença progride, surgem sintomas neurológicos como incoordenação motora, andar desorientado, andar em círculos, cegueira, ranger de dentes e pressionar a cabeça contra objetos.

Quem teve encefalite pode voltar a ter?

Encefalite é um termo que indica inflamação do cérebro e como pode ter várias causas, pode sim se repetir.

Artigo anterior
O que é mililitros e exemplos?
Artigo seguinte
Como a mãe da noiva deve se vestir no casamento civil?