O que é aditivo concentrado?
Perguntado por: Sofia Guerreiro Marques | Última atualização: 21. Mai 2025Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)
Por isso, entenda: Aditivo Concentrado – é a substância química pura, a base de monoetilenoglicol, ou seja, não possui água na sua composição. O Aditivo Concentrado precisa ser diluído antes de ser colocado no veículo.
Para que serve o aditivo concentrado?
Atua na dissipação do calor, aumentando o ponto de ebulição e reduzindo a temperatura de congelamento do fluído. Protege o sistema de arrefecimento contra a corrosão, cavitação e oxidação.
Qual a diferença do aditivo concentrado e pronto para uso?
Tipos de aditivos: concentrado X pronto para uso
De modo geral, não existe uma diferença na função entre esses tipos de aditivos, o que muda é exatamente a composição. Aditivo de radiador concentrado tem apenas o aditivo em sua forma bruta, ou seja, precisa ser diluído antes de ser colocado no radiador.
Pode colocar aditivo concentrado puro no radiador?
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo.
O que acontece se não diluir o aditivo?
Na reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água.
O aditivo certo para o seu radiador: concentrado ou pronto para uso?
Como diluir o aditivo concentrado?
A diluição dos aditivos do tipo CONCENTRADO deve ser feita com água desmineralizada, destilada ou deionizada. O uso de água da rede, água de poço ou qualquer outra água que não possua alta pureza compromete o desempenho do aditivo e pode levar a falhas no sistema de arrefecimento.
Pode colocar água por cima do aditivo?
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.
O que é aditivo para radiador concentrado?
O Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico Cockpit protege o sistema de arrefecimento do veículo. Tem uma formulação balanceada de aditivos que protegem contra ferrugem e corrosão, que podem causar superaquecimento do sistema.
É melhor colocar água ou aditivo no radiador?
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
Quando não usar aditivo no radiador?
Quando realizar a troca do aditivo? As próprias montadoras indicam realizar a troca nos intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada um ano.
Quantos litros de aditivo concentrado?
Aplicação: Produto deve ser utilizado sem diluição para atender à norma NBR 14.261. Pode ser utilizado também diluído na proporção indicada de 33%. Exemplo: para um sistema de 6 litros, utiliza-se 4 litros de água para 2 litros do aditivo.
Qual o melhor aditivo para colocar no radiador?
- Aditivo Radiador Autoshine (Melhor no Geral)
- Aditivo para Radiador Paraflu Bio Orgânico (Melhor Custo Benefício)
- Wurth Fluido para Radiador W-Max 1L (Melhor para Resfriamento Extra)
- Aditivo para Radiador Delphi RL10008 (Melhor para Estabilidade Térmica)
Quantos litros de aditivo vai no radiador de um carro?
O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.
Pode completar a água do radiador com aditivo?
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Quanto tempo esperar para colocar aditivo no radiador?
Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.
Porquê usar água destilada no radiador?
Vale reforçar que esse líquido não atua como um produto de limpeza. Pelo contrário, ele tem o poder de prevenir a corrosão e o acúmulo de impurezas. Portanto, é uma ótima opção para ampliar a vida útil das peças do seu automóvel.
Pode colocar água filtrada no radiador do carro?
E se não tiver água destilada? Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento. Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.
Quanto tempo dura o fluido do radiador?
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.
Como Desmineralizar a água da torneira?
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
Qual a diferença entre o aditivo ROSA E o verde?
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
Pode usar qualquer aditivo no radiador?
Dica de ouro: sempre dê preferência aos aditivos orgânicos para o líquido de arrefecimento do motor. Isso porque ele agride menos o motor devido aos seus componentes serem naturais. Mas, na dúvida, retire completamente o líquido antigo antes de colocar o novo a fim de evitar quaisquer danos ao sistema do seu carro.
Quem nunca usou aditivo pode usar?
Posso colocar o aditivo para radiador agora? ' Essa é uma dúvida comum e que não exige preocupação, pois mesmo que o aditivo nunca tenha sido usado no radiador sempre tem uma primeira vez e isso não apresenta malefícios, a menos que o fluido não seja recomendado ou de baixa qualidade.
Como usar o aditivo para radiador concentrado?
- Drenar o sistema de arrefecimento e lavar o mesmo até sair água limpa.
- Em um recipiente a parte preparar a solução com no mínimo 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.
- Remontar o sistema e completar com a solução preparada.
O que acontece se encher muito o reservatório de água?
Com as rodas de tração livres, você acaba sobrecarregando os freios, que podem superaquecer, perdendo a eficiência.
Pode usar água da torneira no radiador?
Consequentemente, aceleram a oxidação e a deteriorização das peças. Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
Como ver o valor do IPVA 2022?
Quanto é o adicional de turno?