O que é acessibilidade no atendimento ao cliente?

Perguntado por: Cláudia Yasmin Leite Marques Loureiro  |  Última atualização: 13. Februar 2022
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A acessibilidade no atendimento é um desafio para o Customer Experience (CX) , conjunto de percepções que os clientes têm sobre uma marca desde o momento em que interagem com ela. Para as empresas, um atendimento acessível a todos os tipos de consumidores pode significar uma maior capacidade de conversão em vendas.

O que é acessibilidade no atendimento?

A acessibilidade no atendimento corresponde à boa prática de proporcionar aos seus clientes uma aproximação, com um tratamento personalizado, facilitando a comunicação e a interação da sua marca com clientes que sejam pessoas com deficiência.

O que é um atendimento inclusivo?

Queremos dizer que o atendimento inclusivo também significa oferecer uma experiência mais igualitária a um número maior de pessoas que estão no mapa da jornada do cliente. ... Trata-se de aproximar os consumidores não apenas dos produtos e dos serviços, mas também (e principalmente) da experiência.

Como deve ser o atendimento ao cliente com deficiência?

Fale diretamente com a pessoa, e não de lado ou atrás dela. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Quando falar com um cliente com deficiência auditiva ou surdo, tente ficar num lugar iluminado.

O que é acessibilidade?

No senso comum, acessibilidade parece evidenciar os aspectos referentes ao uso dos espaços físicos. Entretanto, numa acepção mais ampla, a acessibilidade é condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social.

Neo Explica: Acessibilidade no Atendimento ao Cliente

24 questões relacionadas encontradas

O que é acessibilidade de um exemplo?

Eliminação das barreiras ambientais físicas nas residências, nos edifícios, nos espaços e equipamentos urbanos. Os exemplos mais comuns de acessibilidade arquitetônica são a presença de rampas, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, entre outras.

O que quer dizer falta de acessibilidade?

A ausência de acessibilidade está acontecendo neste instante em diversos ambientes, como, por exemplo, nas calçadas sem piso tátil e com desníveis e degraus, impossibilitando as pessoas cegas ou com baixa visão e as pessoas que usam cadeiras de rodas de se locomoverem com segurança e autonomia; em salas de cinema por ...

Como o cliente com deficiência auditiva surdez deve ser atendido?

Mantenha contato visual com a pessoa com deficiência auditiva. É importante que exista contato visual com a pessoa surda. Evite circular e fazer movimentos bruscos durante a comunicação e escolha um local tranquilo para o atendimento, evitando lugares muito movimentados que propiciem a interrupção da comunicação.

Como garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência?

Para diminuir as barreiras físicas que existem atualmente, é importante que projetos arquitetônicos e urbanísticos sigam a Lei de Acessibilidade e atendam às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os princípios do desenho universal.

Qual a forma correta de conduzir um cego?

Como conduzir uma pessoa cega:

 Ao passar por portas ou corredores estreitos, posicione seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa segui-lo;  Sempre que se ausentar do local, informe a pessoa; caso contrário, ela poderá ficar falando sozinha.

Por que o atendimento inclusivo é tão importante?

Tornar o atendimento mais inclusivo é um fator que gera muitos benefícios para qualquer negócio. Além disso, aumenta o número de clientes, melhora a imagem da empresa diante a sociedade.

Como tornar o atendimento de pessoas com necessidades especiais confortável é confiável?

Dicas para o bom atendimento a pessoas com deficiência
  1. Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar.
  2. Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos.
  3. Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada.

Como deve ser feita a comunicação com pessoas com deficiência auditiva?

7 dicas de como melhorar a comunicação com deficientes auditivos
  1. Seja expressivo. ...
  2. Tente a comunicação escrita. ...
  3. Use frases curtas. ...
  4. Fale de frente para ele. ...
  5. Fale devagar. ...
  6. Não altere o tom de voz. ...
  7. Não fale enquanto estiver mastigando.

O que é acessibilidade para clientes e qual a sua importância para os negócios?

A acessibilidade gera valores de inclusão e diversidade nas empresas, e também contribui para mais oportunidades de emprego no mercado. Segundo reportagem do G1, “a Lei 8.213/1991 estabelece a política de cotas para a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho.

O que é acessibilidade na inclusão social?

A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O que é o atendimento personalizado?

Atendimento personalizado consiste em adaptar o atendimento prestado por sua empresa à linguagem e necessidades do cliente, a fim de entregar soluções ainda mais adequadas e pontuais. É bastante comum os agentes terem um script de atendimento pré-definido a ser seguido.

O que pode ser feito para melhorar a acessibilidade?

Como melhorar a acessibilidade urbana no Brasil?
  1. Ampliar calçadas regulares e com piso tátil.
  2. Aumentar a quantidade de calçadas.
  3. Adaptar semáforos.
  4. Inserir rampas e escadas.
  5. Criar políticas de apoio à mobilidade inclusiva.

O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência?

De que forma melhorar a qualidade de vida do cadeirante?
  1. Prática de atividades físicas. A prática de exercícios traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. ...
  2. Promoção da interação social. ...
  3. Escolha adequada da cadeira de rodas. ...
  4. Adaptação da residência. ...
  5. Cuidados com a alimentação.

Como é possível criar políticas públicas de acessibilidade para as pessoas com deficiência?

As políticas públicas devem ser resultado de uma participação popular, convergindo com um diálogo democrático entre a sociedade e o governo, para que seja implementada ações por parte do Estado que realmente tenha eficácia no bem-estar social dos deficientes, que busquem valorizar a pessoa como cidadã, respeitando suas ...

Como lidar com uma pessoa com deficiência auditiva?

Como lidar com pessoas com deficiência auditiva? Entenda!
  1. Atente-se à forma como identifica a pessoa. ...
  2. Não tenha medo de se comunicar. ...
  3. Utilize a fala a seu favor. ...
  4. Seja expressivo. ...
  5. Não relacione a deficiência com intelecto. ...
  6. Não faça suposições. ...
  7. Pergunte e tenha o coração aberto.

Qual é o termo correto surdo ou deficiente auditivo?

Mas os dois termos estão corretos e, embora exista uma diferença entre um surdo e um deficiente auditivo, ambos compartilham o mesmo problema: a falta da audição. A deficiência auditiva pode ser parcial ou total (dependendo da capacidade de captação dos sons) e congênita ou adquirida.

O que é acessibilidade para deficientes visuais?

"É a possibilidade e condição de alcance e entendimento, para a utilização de segurança e autonomia, de edificações, espaços mobiliário e equipamentos urbanos".

Quais são os recursos de acessibilidade?

Conheça 7 tipos de acessibilidade para tornar nossa sociedade mais inclusiva
  1. Acessibilidade atitudinal. ...
  2. Acessibilidade arquitetônica. ...
  3. Acessibilidade metodológica. ...
  4. Acessibilidade instrumental. ...
  5. Acessibilidade programática. ...
  6. Acessibilidade nas comunicações. ...
  7. Acessibilidade natural.

O que diz a lei sobre a acessibilidade?

Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

O que relata o símbolo da acessibilidade Cite dois exemplos?

A principal função destes símbolos de acessibilidade é ajudar a identificar locais que são acessíveis para pessoas com diferentes características. Por exemplo, a porta de um espaço sinalizada com o símbolo da cadeira de rodas indica que ele é equipado com os recursos necessários para atender pessoas com deficiência.

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