O que é accountability?
Perguntado por: Tomé Santos | Última atualização: 2. Februar 2022Pontuação: 5/5 (3 avaliações)
Responsabilização remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras. Também conhecida como prestação de contas, significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve responder pelas suas acções.
Qual é o conceito de accountability?
Assim, segundo Spinoza (2012), o termo accountability pode ser traduzido como controle, fiscalização, responsabilização, ou ainda prestação de contas.
O que é accountability nas empresas?
Sem uma tradução específica, accountability vem do inglês e tem como sinônimo, no português, a palavra responsabilização. Não no sentido pejorativo, mas, sim, como algo relacionado a comprometimento organizacional, visando a impulsionar os resultados de forma transparente e idônea.
Quais os tipos de accountability?
A accountability horizontal ocorre quando um poder ou órgão fiscaliza o outro. Já a accountability vertical se refere ao controle que a população exerce sobre os políticos e os governos. A accountability vertical é relacionada com a capacidade da população de votar e se manifestar de forma livre.
O que se entende por problemas de accountability no setor público?
O termo tem origem inglesa e sua tradução está associada à “prestação de contas”. Assim, em linhas gerais, Accountability consiste no dever que um órgão e/ou Instituição tem de prestar contas, em decorrência das responsabilidades oriundas de uma delegação de poder.
O que é Accountability?
Qual a importância de accountability na administração pública?
O termo accountability diz respeito ao dever de prestação de contas pelo administrador público, tem como premissa a transparência dos atos de gestão do governo, permitindo a responsabilização dos gestores pelos resultados entregues à sociedade.
Qual a importância da accountability?
A prática de accountability é determinante, assim, para um relacionamento vantajoso com os diferentes stakeholders de um Organização, já que denota uso responsável dos recursos captados. ...
Quais seriam os princípios do accountability?
O conceito de accountability refere-se à estrutura jurídica e de comunicação, à estrutura organizacional e estratégia, aos procedimentos e às ações para garantir que: - As EFS cumpram as obrigações legais do seu mandato de auditoria e produção de relatórios necessários dentro de seu orçamento.
O que é accountability e responsividade?
A accountability surge nesse contexto como importante ferramenta de controle, cobrança e responsabilização do agente público. Ela é um atributo do sistema que vai possibilitar controle, a obrigação da transparência, responsabilidade e responsividade, aqui, em especial no âmbito político e administrativo.
Como se realiza a accountability?
- Deixe claro o que você espera de seus colaboradores.
- Tenha metas e objetivos muito bem definidos.
- Defina os caminhos para alcançar os resultados propostos.
- Avalie as habilidades necessárias.
O que é accountability na Controladoria?
Accountability é um conceito que define, basicamente, responsabilidade e prestação de contas. Mas saiba que o termo é muito mais amplo e essencial para os resultados de uma empresa. ... O compromisso em relação às atividades corporativas e à conduta dentro de uma organização é o pilar essencial da accountability.
O que é profissional accountable?
Na prática, um profissional accountable é aquele que gera resultados através de ações pró-ativas em prol de algo maior.
O que é a descrição do negócio?
1 Descrição de Negócio Tem como objetivo definir a estrutura e o funcionamento do Negócio, para que seja compreendida a sua função na cadeia de geração de valor. Sua estrutura deve contemplar: Os Clientes atendidos pelo negócio. Os Produtos oferecidos para esses clientes.
O que é governabilidade na administração pública?
A governabilidade refere-se às condições políticas, a capacidade e legitimidade que um governo tem, isto é, está vinculada a ação do governo em si, de “governar”.
O que se entende por accountability vertical e horizontal?
Estudar accountability envolve a análise de diferentes meios de controle e consequente responsabilização, dividindo-se em duas vertentes principais já descritas acima: horizontal que aborda a ideia de divisão de poderes, equilíbrio e controle entre eles e a vertical cujo instrumento principal é a eleição, acrescido dos ...
Quais são os princípios básicos da governança corporativa?
Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Estes valores estão alinhados com o interesse de preservar o valor da empresa a longo prazo por parte dos gestores.
Quais os princípios da LGPD?
- Finalidade. Como já comentamos, a LGPD obriga que as empresas tenham propósitos bem determinados ao tratar dados pessoais. ...
- Adequação. ...
- Necessidade. ...
- Livre acesso. ...
- Qualidade dos dados. ...
- Transparência. ...
- Segurança. ...
- Prevenção.
Quais são os princípios da governança pública?
São princípios da governança pública, conforme art. 3º do Decreto n. 9.203, de 22 de novembro de 2017, são: capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência.
Como a accountability contribui para o controle social?
A prática do exercício permanente da accountability e do controle social pode elevar a governança na medida em que se amplia a confiança mútua entre Estado e sociedade. Quanto melhor governança, mais eficiente tende a ser o governo e, conseqüentemente, mais benefícios serão gerados para a sociedade.
O que significa accountability no terceiro setor?
De acordo com Mota (2006) a accountability consiste na relação obrigacional que determina que quando uma organização recebe verbas de alguém a mesma deve prestar esclarecimentos de seus atos. Dentro do terceiro setor destacam-se as organizações não-governamentais (ONGs).
Como a accountability pode melhorar a gestão dos serviços públicos?
Assim, a accountability procura aperfeiçoar os serviços públicos e capacitá-los de meios capazes de ir ao encontro das necessidades e exigências dos cidadãos, caracterizando-se pelas seguintes funções: aferir se os objetivos e a sua utilidade se encontram em uníssono; permitir a melhoria do desempenho dos agentes ...
Qual a importância dos conselhos de políticas públicas para a gestão e administração pública?
Os conselhos constituem um importante instrumento de consolidação da democracia representativa e de controle de políticas públicas, especialmente desde a Constituição de 1988. ... O Controle Social é o controle exercido pela sociedade sobre o governo.
Como a accountability pode ser utilizado como mecanismo de melhoria na gestão pública?
Assim, accountability resgata a necessidade dos detentores de mandato de informarem e justificarem suas ações e serem punidos ou premiados em função delas (PINHO e SACRAMENTO, 2009). Tais debates fortaleceram iniciativas de acompanhamento da gestão pública pela sociedade civil.
Como descrever um comércio?
- Responda perguntas. Na hora de fazer uma descrição para determinado serviço você deve sempre pensar como um cliente. ...
- Escreva em tópicos. Uma dica que pode ser bem aproveitada é descrever o seu serviço em tópicos. ...
- Use depoimentos de clientes. ...
- Tire boas fotos.
Como fazer uma descrição de mercado?
Utilize uma palavra ou expressão simples, harmoniosa e fácil de lembrar. Lembre-se de que o nome do produto é a sua marca. Um produto com um bom nome pode ser rapidamente encontrado no Mercado e os seus clientes podem recomendá-lo facilmente aos colegas deles. Nosso serviço não permite produtos com o mesmo nome.
Como se chama o amor impossível?
Qual é o mais difícil de aprender inglês ou português?