O que é absolvição própria e imprópria?

Perguntado por: Duarte Guerreiro de Macedo  |  Última atualização: 11. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

Absolvição própria do inimputável: Se na sentença é reconhecida a autoria, a prática de crime e a inimputabilidade, o acusado é absolvido e é aplicada medida de segurança (absolvição imprópria).

O que é absolvição própria?

Sentença Absolutória Própria

Trata-se da decisão que reconhece a improcedência da pretensão punitiva acusatória (MP ou querelante). A conclusão aqui é que o acusado não é culpado pelos crimes que lhe foram imputados.

O que é absolvição imprópria?

A absolvição sumária imprópria ocorre quando o juiz isenta o agente de pena na primeira fase do Procedimento do Júri, entretanto, o vincula a uma medida de segurança. Esta hipótese é possível quando o réu utiliza a sua inimputabilidade como única tese defensiva.

O que é sentença absolutória própria e imprópria?

A sentença absolutória imprópria impõe um óbice à liberdade, seja na forma detentiva ou restritiva, o que difere das sentenças absolutórias próprias, que, no caso, não aconselham a pretensão punitiva do Estado, sem a aplicação de medida de segurança.

Quais são os tipos de absolvição?

I – provada a inexistência do fato; II – provado não ser ele autor ou partícipe do fato; III – o fato não constituir infração penal; IV – demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Saiba Mais - Absolvição imprópria

30 questões relacionadas encontradas

O que é uma sentença imprópria?

A sentença penal absolutória imprópria é a sentença aplicada ao inimputável em casos de doentes mentais, sua finalidade legal é absolver o inimputável em razão da ausência de culpabilidade, e logo em seguida, de modo preventivo e curativo, aplicar-lhe uma medida se segurança.

O que é uma sentença absolutória própria?

É AQUELA EM QUE O JUIZ, APESAR DE ABSOLVER O RÉU EM RAZÃO DE SUA INIMPUTABILIDADE, APLICA AO MESMO MEDIDA DE SEGURANÇA.

É considerado inimputável?

Sob a perspectiva biopsicológica, considera-se inimputável aquele que, em razão de sua condição mental (por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado), era, ao tempo da conduta, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Quando pedir absolvição sumária?

Ela pode ocorrer em casos de acusações infundadas, em que a acusação não apresenta provas suficientes para incriminar o réu, ou em casos em que as provas apresentadas pela acusação são ilegais ou foram obtidas de forma ilícita.

Qual a diferença entre absolvição e absolvição sumária?

A absolvição anômala ocorre quando o julgador reconhece a existência do crime, mas não aplica a pena. A absolvição da causa deriva da perempção da ação. A absolvição sumária é o ato judicial pelo qual não é imputado fato criminoso ao réu, isentando-o de pena e excluindo-o do julgamento perante o Tribunal de Júri.

O que é culpa imprópria exemplo?

d) Culpa imprópria (culpa por extensão, culpa por assimilação ou culpa por equiparação), na qual o agente quer o resultado, estando sua vontade viciada por erro que poderia evitar, observando o cuidado necessário.

Qual a diferença entre imputável é inimputável?

Contudo, entende-se que o imputável é aquele que possuía capacidade de entendimento no momento da ação. E o inimputável, é aquele que no momento da ação, em razão de enfermidade mental não tem capacidade de entendimento e autodeterminação, o que não leva a ele ser imputado pelo seu ato cometido.

Como funciona a absolvição?

A absolvição é um direito garantido pela Constituição brasileira, que estabelece que ninguém pode ser considerado culpado até que se prove o contrário. Isso significa que, para que um réu seja condenado, é necessário que existam provas suficientes que comprovem sua culpa.

O que deve constar na sentença absolutória?

Lançada a decisão absolutória, nela deverá constar, obrigatoriamente, seu fundamento, que será por um dos incisos desse dispositivo. A absolvição pode se verificar ou porque está provada a inexistência do fato imputado e descrito na denúncia, ou porque não há prova da existência desse fato.

Qual a diferença entre sentença condenatória e absolutória?

1. Condenatórias: quando julgam procedente, total ou parcialmente, a pretensão punitiva. 2. Absolutórias: quando não acolhem o pedido da condenação.

O que é absolvição por falta de provas?

"O artigo 386, VI, do Código de Processo Penal estabelece que o juiz absolverá o réu, mencionando a causa na parte dispositiva da sentença, desde que reconheça não existir prova suficiente para a condenação.

Quando o juiz deve absolver sumariamente o acusado?

O juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar indícios da existência de causa excludente da ilicitude do fato.

Quais motivos autorizam a absolvição sumária?

Chamada por alguns doutrinadores de julgamento antecipado da lide, a absolvição sumária no procedimento comum ocorre nas seguintes hipóteses: a) Existência manifesta de causa excludente da ilicitude. b) Existência manifesta de causa excludente da culpabilidade, salvo inimputabilidade.

Qual a diferença entre absolvição sumária e impronúncia?

A absolvição sumária só deve ser reconhecida em processos próprios da soberania popular, como é o caso do julgamento pelo Júri, quando ficar provado que o réu não é o autor ou partícipe do fato. A ausência de indícios de autoria, por outro lado, leva apenas à impronúncia.

Quem responde por uma pessoa inimputável?

2.3 Inimputabilidade na esfera Penal

Na esfera penal, ao contrário da esfera civil, é o agente quem responde pela prática do ato, e não seu tutor.

Quais doenças são inimputáveis?

Doenças que tornam o indivíduo inimputável
  • EPILEPSIA. ...
  • HISTERIA. ...
  • NEURASTENIA. ...
  • PSICOSE MANIÁCO-DEPRESSIVA. ...
  • MELANCOLIA. ...
  • PARANOIA. ...
  • ALCOOLISMO. ...
  • ESQUIZOFRENIA.

Qual idade se torna inimputável?

“ São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.” Do mesmo Jaez o artigo 27 do Código Penal: “ Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.”

Quando cabe absolvição imprópria?

3. A absolvição imprópria pressupõe, necessariamente, a imposição de uma medida de segurança - espécie de sanção penal cuja natureza é essencialmente preventiva - ao réu inimputável - aquele que, a despeito de ter praticado uma conduta criminosa, não pode cumprir pena.

É possível o réu apelar da sentença absolutória?

"O réu absolvido pode apelar da decisão definitiva absolutória para obter a modificação do fundamento legal de sua absolvição quando preenchidos os necessários pressupostos do recurso que são o interesse e a sucumbência" (LIMA, Roberto Brito de.

Quais são as excludentes de culpabilidade?

Em contrapartida, a excludente de culpabilidade corresponde à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa. Isso ocorre quando o sujeito: apresenta doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental (art.

Artigo anterior
Quais são as doenças que podem ser causadas pela poluição do ar?
Artigo seguinte
Como funciona o contrato de doação?