Não é possível a progressão de regime nos crimes hediondos por expressa vedação legal?

Perguntado por: Gabriel Joaquim Costa Nogueira  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

2º, § 1º[2], a referida lei vedava a progressão de regime para os condenados por crimes hediondos e a ele equiparados. Essa vedação foi objeto de amplo debate pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu pela constitucionalidade do referido dispositivo de 1992 a 2006, quando se deu o giro pela inconstitucionalidade.

Como fica a progressão de regime nos crimes hediondos?

Supremo reafirma entendimento sobre progressão de regime em crime hediondo. O percentual a ser aplicado para a progressão de regime de condenado por crime hediondo ou equiparado, sem morte, que seja reincidente por crime comum é de 40%.

É vedada a progressão de regime aos crimes hediondos?

A súmula nº 698 do STF perdeu a razão de ser com a declaração de inconstitucionalidade da vedação à progressão de regime prevista na Lei dos Crimes Hediondos, com a consequente alteração realizada pela Lei n. 11.464, de 2007.

O que veda a progressão de regime?

Apesar de todas as vantagens do sistema de progressão de regimes da pena privativa de liberdade, a Lei 8.072/1990 (Lei dos Crimes Hediondos) vedava o direito ao condenado, independentemente do tempo já cumprido ou de seu comportamento. Previa a antiga redação do art.

É vedada a progressão de regime?

É vedada a progressão de regime do réu condenado por tráfico de drogas, devendo aquele cumprir a totalidade da pena em regime fechado.

Progressão de regime nos Crimes Hediondos e Não Hediondos

33 questões relacionadas encontradas

Quando cabe progressão de regime?

§ 2o A progressão de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se-á após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente.

Quem pode pedir progressão de regime?

Muitas vezes também chamada de progressão de pena (vale dizer que esse termo não é o correto), a progressão de regime é um direito de todo cidadão que foi condenado por algum crime com pena privativa de liberdade, previsto no art. 33 § 2 do Código Penal.

O que significa vedado o livramento condicional?

Não podem obter livramento condicional os: a) condenados pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se forem primários; b) condenados reincidentes em crime hediondo ou equiparado com resultado morte.

Como passar do regime fechado para o semiaberto?

O art. 114 da LEP ainda fala em dois requisitos: estar trabalhando ou comprovar a possibilidade de fazê-lo imediatamente; apresentar, pelos seus antecedentes ou pelo resultado dos exames a que foi submetido, fundados indícios de que irá ajustar-se, com autodisciplina e senso de responsabilidade, ao novo regime.

Qual a diferença de livramento condicional e progressão de regime?

O livramento condicional, é uma forma de liberdade antecipada em que o preso será posto em liberdade antes do término do cumprimento de pena já a progressão de pena também é uma forma de liberdade antecipada, porém, ela acontece de forma progressiva, isto é, o preso que está no regime fechado passa para o semiaberto e ...

Qual o regime inicial para crimes hediondos?

O artigo 2º, § 1º da Lei Federal nº 8.072/90 giza que a pena por crime previsto como sendo hediondo será cumprida inicialmente em regime fechado.

É possível livramento condicional para condenados por hediondos?

É cabível livramento condicional para os crimes hediondos e equiparados? - André Peniche. Sim. Depois de cumpridos mais de 2/3 da pena em regime fechado, se o apenado não for reincidente específico em crimes hediondos, poderá fazer jus ao livramento condicional.

O que são considerados crimes hediondos?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Qual a diferença da progressão de regime prisional nos crimes comuns e dos crimes hediondos?

A pena por crime previsto neste artigo será cumprida inicialmente em regime fechado, já nos crimes comuns ele irá variar conforme a pena do crime cometido, podendo ser aberto, semiaberto e fechado.

Como ocorre a progressão de regime nos casos dos crimes hediondos cometidos antes de 2007?

Segundo o ministro, condenado por crime hediondo antes da lei de 2007 (ou seja: antes de 29.3.07) pode progredir de regime depois do cumprimento de um sexto da pena, porque ele está submetido ao sistema penal anterior à Lei n°. 11.464/2007.

O que a Lei estabelece quanto à progressão do regime de pena no caso dos condenados pelos crimes hediondos e equiparados a hediondos?

Com a entrada em vigor da Lei nº 11.464/2007, que alterou a disposição declarada inconstitucional pelo STF, determinou-se que o cumprimento de pena aos condenados por crime hediondo teria início em regime fechado e “progressão de regime após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3 ...

Qual a única possibilidade de um condenado sair direto do regime fechado para o aberto?

112 da Lei de Execução Penal. Isso quer dizer que o condenado não poderá passar direto do regime fechado para o regime aberto, sem passar obrigatoriamente pelo regime semiaberto.

Quanto tempo fica no regime fechado?

O critério prioritário é o do tempo total da pena, com sua tabela clássica: (a) mais de oito anos, regime fechado; (b) mais de 4 e até 8 anos, regime semiaberto; (c) igual ou inferior a 4 anos, regime aberto.

Quais os requisitos para que João possa requerer a progressão do regime fechado para o semiaberto?

Para a progressão entre regimes de cumprimento de pena, por exemplo, do regime fechado para o semiaberto, o condenado deve ter cumprido no mínimo 1/6 (um sexto) da pena determinada pela sentença.

Quanto tempo dura condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

Quanto tempo dura a liberdade condicional?

Prazo de livramento condicional deve respeitar tempo máximo de pena, diz STJ. Uma vez concedido o livramento condicional, sua duração deve corresponder ao tempo restante da pena privativa de liberdade a ser cumprida. Esse período não pode exceder o limite de cumprimento de pena previsto no artigo 75 do Código Penal.

Qual é mais vantajoso regime aberto ou livramento condicional?

Assim, na hipótese de cometimento de falta grave, o livramento condicional claramente é mais vantajoso do que aguardar o direito ao regime aberto.

Como fazer a progressão de regime?

O cálculo para a progressão de regime é feito de acordo com cada caso e a fração de pena a ser cumprida para progressão é diferente, sendo: Réu primário condenado por crime simples: 1/6. Ou seja, são 12 anos de pena, mas a fração para réu primário e crime simples é de 1/6, então o cálculo é: 12 x 1/6 = 12/6 = 2.

Como protocolar pedido de progressão de regime?

Indo ao ponto, o pedido de progressão de regime será interposto por simples petição que deverá ser dirigida ao juízo da vara de execução penal competente. Deverá conter a qualificação completa do apenado e uma breve síntese do pedido.

Como funciona o sistema de progressão?

Progressão é a passagem do servidor de uma referencia salarial para outra dentro da mesma classe (desenvolvimento horizontal). As modalidades de progressão são a de por estabilidade, antiguidade, titulação (cursos) e por avaliação de desempenho.

Artigo anterior
Como usar o Insert no notebook?
Artigo seguinte
Porque ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro?