Como deve ser a rotina do coordenador pedagógico?

Perguntado por: Gustavo Nuno Jesus de Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

Na rotina de um coordenador pedagógico, algumas tarefas são: preenchimento de pautas de reuniões de pais e professores, revisão de portfólios, registros de classe e planejamentos, relatórios de conselhos de classe, tabulações de avaliação de desempenho dos alunos e registros das observações de aulas dos docentes.

Como organizar o trabalho do coordenador pedagógico?

Confira abaixo dicas para melhorar a rotina da coordenação pedagógica:
  1. 1) Registre suas atividades em listas. ...
  2. 2) Priorize suas atividades. ...
  3. 3) Faça pausas ao longo do dia. ...
  4. 4) Organize seu local de trabalho. ...
  5. 5) Termine seus afazeres.

Qual deve ser o perfil do coordenador pedagógico?

O coordenador atua como articulador do projeto pedagógico da escola, por isso coordena outros professores e os instruiu em prática na sala de aula. Além disso, ele é responsável por elaborar planos de formação, organizar reuniões de equipe, elaborar pautas e relatórios sobre a aprendizagem dos alunos.

O que o coordenador deve fazer no primeiro dia de aula?

Nos primeiros dias, também é preciso reservar momentos para ler os diversos documentos ligados ao fazer pedagógico, como os planejamentos do ano anterior e os registros das formações.

O que pode ser feito no primeiro dia de aula?

O que fazer no primeiro dia de aula?
  1. Recepção na entrada.
  2. Lembre-se das famílias no primeiro dia de aula.
  3. Apresentação do professor.
  4. Acolhimento de novos alunos.
  5. Quem é o professor?
  6. Encontre alguém que…
  7. Painel de fotos.
  8. Jogo dos favoritos.

Atribuições do Coordenador Pedagógico

45 questões relacionadas encontradas

O que o coordenador deve observar em sala de aula?

Defina o foco da observação, que deve ser centrado num ponto em que a escola deseja investir. É importante que este ponto seja um objetivo passível de mudança e que a observação não fique centrada na figura do professor.

Qual é o perfil de um coordenador?

O coordenador é um ser humano dinâmico e deve se adaptar ao ambiente onde ele está inserido. Ele é quem começa a ter uma visão global da empresa, tornando capaz de assumir cargos de maiores relevâncias na empresa.

Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?

Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.

Quais as competências de um coordenador pedagógico?

Saiba mais sobre o papel desse profissional:
  1. Garantir a formação continuada dos docentes. ...
  2. Verificar a conexão entre teoria e prática. ...
  3. Incentivar o trabalho em grupo. ...
  4. Ouvir e guiar os professores. ...
  5. Garantir a boa comunicação. ...
  6. Inserir novas formas de pensar às práticas escolares. ...
  7. Ser líder.

O que devo fazer para ser uma boa coordenadora?

Dicas de como ser um bom coordenador de equipe
  1. Trabalhe sua liderança. Ser um líder é mais do que apenas ter um cargo superior ao de outros funcionários. ...
  2. Tenha ética. ...
  3. Evolua constantemente. ...
  4. Seja multitarefa. ...
  5. Seja imparcial.

Qual o papel do coordenador pedagógico na escola?

O coordenador pedagógico tem uma função de destaque nas instituições. Isso porque suas funções são de articulação, de formação e de transformação. Esse profissional age como mediador entre o currículo e os professores, bem como entre pais de alunos e corpo docente.

Como o coordenador pedagógico pode ser o melhor formador de professores?

O coordenador precisa estar articulado com uma equipe gestora qualificada, que se preocupa com a gestão democrática e paticipativa. Desse modo, a equipe deverá qualificar cada vez mais e melhor os professores por meio da formação continuada, enfatizando a reflexão do trabalho pedagógico no ambiente escolar.

O que é preciso para ser um coordenador pedagógico?

Não existe uma formação pré-definida para o coordenador pedagógico de uma escola. Geralmente, esse profissional vem do curso de Pedagogia. Porém, qualquer outra pessoa com diploma de licenciatura ou experiência docente pode ser nomeada para tal cargo em uma instituição de ensino.

O que é competência pedagógica?

É a competência que permite ao sujeito aprendente enfrentar e regular adequada- mente um conjunto de tarefas e de situações educativas. Neste sentido, competência será um constructo teó- rico que se supõe como uma construção pessoal, singular, específica de cada um.

O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática.

O que não é função do coordenador pedagógico?

Como evitar O coordenador deve orientar a organização de eventos quando esses tiverem relação com os projetos didáticos desenvolvidos pelos professores. Mas veja bem: orientar não é executar. Ele não precisa bancar o relações-públicas ou o promoter.

Quais são os princípios da prática pedagógica?

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

O que é preciso para coordenar uma equipe?

Confira como coordenar uma equipe na agência
  1. Conheça os seus funcionários. ...
  2. Segmente o trabalho. ...
  3. Defina objetivos. ...
  4. Dê feedbacks para a equipe. ...
  5. Valorize o clima organizacional. ...
  6. Promova o desenvolvimento. ...
  7. Ofereça recompensas por resultados.

Quais os tipos de coordenador?

Os 5 tipos de coordenador
  • MAIORIA DE RESPOSTAS A. AJUDANTE. Ainda lhe falta clareza sobre suas atribuições. ...
  • MAIORIA DE RESPOSTAS B. TEÓRICO. ...
  • MAIORIA DE RESPOSTAS C. BOMBEIRO. ...
  • MAIORIA DE RESPOSTAS D. AMIGO. ...
  • MAIORIA DE RESPOSTAS E. PARCEIRO.

O que se deve observar em uma sala de aula?

Tire uma cópia das anotações feitas e entregue a ele antes da devolutiva para que possa se preparar para a conversa, que deve ser sempre individual e, no máximo, uma semana após a data da observação. Inicie o bate-papo citando tudo de positivo que você viu, demonstrando com isso que reconhece o bom trabalho feito.

O que colocar nas observações de um plano de aula?

É importante que a observação não seja centrada na figura do professor, mas na aprendizagem dos alunos. - Marcar a data e realizar o planejamento da atividade junto com o professor, garantindo que ele entenda por que motivo a aula será observada.

O que o professor precisa observar?

A observação, se realizada de maneira respeitosa e atenciosa, pode ser benéfica tanto para o professor como para o aluno, pois possibilita ao observando a aquisição de novos conhecimentos e formas de aprendizagem; Ao observador, a descoberta de novas técnicas, métodos, ideias e recursos.

Qual o valor do salário de um coordenador pedagógico?

No cargo de Coordenadora Escolar se inicia ganhando R$ 1.386,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.188,00. A média salarial para Coordenadora Escolar no Brasil é de R$ 2.759,00. A formação mais comum é de Graduação em Educação.

É necessário uma formação em serviço própria específica para o coordenador pedagógico?

Coordenador pedagógico também precisa de formação continuada - Formador também precisa de formação.

Artigo anterior
Qual a natureza jurídica da ação de alimentos?
Artigo seguinte
Quais os alimentos de difícil digestão?