O que é a vida útil econômica de um bem?

Perguntado por: Artur Nelson de Correia  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

A vida útil econômica de um bem corresponde a um ativo imobilizado de propriedade da empresa ou mesmo utilizado por meio de Arrendamento Mercantil Financeiro que deve ser depreciado de uma forma consistente e devidamente aprovada .

O que é vida útil econômica?

A vida útil econômica seria a vida útil real, estabelecida pela empresa, tempo em que o bem prestaria utilidade à mesma.

Quais as diferenças entre vida útil e vida econômica de um bem?

A vida útil refere-se à expectativa do prazo de geração de benefícios econômicos para a entidade que detém o controle, riscos e benefícios do ativo e a vida útil econômica, à expectativa em relação a todo fluxo esperado de benefícios econômicos a ser gerado ao longo da vida econômica do ativo, independente do número de ...

Qual a definição de vida útil?

Vida útil é comumente definida como o período de tempo no qual a estrutura ou o componente estrutural pode cumprir sua função projetada sem custos importantes de manutenção, ou seja, deverá estar sob manutenção preventiva mas, não deverá sofrer manutenção corretiva durante esse período, em outras palavras não poderá ...

Quais são as causas que influenciam a vida útil do bem?

A vida útil de um bem é limitada por dois motivos: deterioração, que é o processo físico de desgaste pelo uso; e, obsolescência, que se refere à perda de utilidade em consequência do desenvolvimento de equipamentos e processos mais aperfeiçoados, mudança de modelos ou outras causas não relacionadas com a condição ...

DEPRECIAÇÃO - Vida Útil e Vida Econômica

16 questões relacionadas encontradas

São fatores que influem na vida útil dos veículos?

Um dos fatores que mais impactam a usabilidade e o preço de venda de um veículo é a maneira como ele é cuidado. Para o dono do veículo, cuidados mais precisos influenciam diretamente a dirigibilidade, o consumo de combustível, a durabilidade das peças e o conforto enquanto o veículo é dirigido.

Quais são os fatores que influenciam e devem ser monitorados periodicamente para maior vida útil do motor?

A periodicidade dos controles é determinada de acordo com os seguintes fatores:
  • número de pontos de medição e de máquinas a serem controladas;
  • duração da utilização da instalação;
  • função estratégica do equipamento;
  • materiais disponíveis para a execução de serviços.

O que é vida útil na contabilidade?

A vida útil econômica de um ativo é o período durante o qual se espera que ele seja utilizado pela empresa nas suas operações, portanto deve ser avaliado considerando as reais condições de uso e outros fatores que possam aumentar ou diminuir sua vida útil.

O que é vida útil de um produto?

O que significa exatamente a vida útil? Que há uma estimativa de quanto tempo pode ser usado sem perder suas características essenciais. Esta estimativa muitas vezes é proporcionada às empresas fabricantes para fornecer informação ao consumidor.

O que é a vida útil de um projeto?

A NBR 15575 (ABNT, 2013) define Vida Útil de Projeto (VUP) como o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e ...

Pode-se afirmar que a diferença entre vida útil e vida econômica de um bem está relacionada com?

Pode-se afirmar que a diferença entre vida útil e vida econômica de um bem está relacionada com: Resposta Selecionada: ... O valor de aquisição de um bem.

Como saber o tempo de vida útil de um bem?

É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.

Como definir vida útil de um equipamento?

Para saber como calcular a vida útil dos equipamentos de TI, multiplicamos o prazo de vida em anos com o número de horas trabalhadas em um ano. Por exemplo, um tablet com 3 anos de duração, se trabalhado 8 horas por dia, durante 253 dias em um ano, tem vida útil de 6.072 horas.

O que é depreciação econômica?

Ao nível da contabilidade, entende-se como depreciação a perda de valor monetário dos elementos que constituem o ativo de uma empresa, que por sua vez corresponde ao conjunto dos seus bens e direitos num determinado momento e que consubstanciam uma parte, normalmente importante, do seu património.

Quais são os tipos de depreciação?

Existem três métodos de depreciação:
  • Método Linear. Um montante igual do valor do ativo é depreciado a cada ano.
  • Método Redução Percentual. Um percentual do custo do capital é deduzido a cada ano.
  • Depreciação por uso. A depreciação é feita pelo tempo de uso de um equipamento.

O que significa fim de vida útil?

“Final da vida útil” ou “final do ciclo de vida” de um produto significa que o produto foi descontinuado e não é mais oferecido “para venda”.

O que é vida útil utilizada no cálculo da depreciação?

A vida útil é o tempo que leva entre a aquisição do produto e o momento em que ele deixa de gerar caixa ou começar a representar um custo. Já o valor residual é o valor que sobra, em relação ao custo de aquisição, quando a vida útil do bem termina. É possível que, em caso de desgaste total, o valor residual seja zero.

O que é Ciclo de Vida do produto suas 5 fases?

O Ciclo de Vida de um Produto mostra a sua jornada completa, com começo, meio e fim. Suas 5 fases são: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

Como calcular a vida útil de uma máquina?

Fórmula para calcular a taxa de depreciação

Para identificá-la coloque os anos da vida útil em ordem crescente (1, 2, 3…) e some. Para uma vida útil de cinco anos, a soma é 1+2+3+4+5=15. No método linear a fórmula é Da = (VN-VR) ÷ N.

Qual a relação entre a vida útil de um bem e a taxa de depreciação?

O valor do bem no fim de sua vida útil é chamado de valor residual ou valor sucata. No caso dos bens que são comprados usados, a taxa anual de depreciação deverá considerar a metade da vida útil admissível para o bem adquirido novo ou o restante da vida útil.

Como aumentar a vida útil do motor do carro?

7 passos para aumentar a vida útil do motor do carro
  1. Mantenha o fluido de arrefecimento e do óleo em níveis adequados. ...
  2. Substitua o filtro de óleo periodicamente. ...
  3. Troque o óleo periodicamente. ...
  4. Verifique o nível da água do radiador. ...
  5. Fique atento às luzes do painel. ...
  6. Faça o alinhamento e balanceamento das rodas.

O que é preciso para aumentar a vida útil dos pneus?

6 dicas de conservação para aumentar a vida útil dos pneus
  1. Calibre os pneus periodicamente. Adquira o hábito de calibrar os pneus do seu carro a cada 15 dias. ...
  2. Faça o rodízio dos pneus. ...
  3. Mantenha os pneus alinhados e balanceados. ...
  4. Evite a sobrecarga. ...
  5. Tenha bons hábitos ao volante. ...
  6. Evite vias em más condições.

Qual a vida útil de veículos?

Sobre a depreciação de carros, especificamente, conforme a tabela da Receita Federal, os automóveis destinados ao transporte de pessoas têm vida útil de 5 anos e taxa de depreciação de 20% ao ano.

Qual o fator que mais afeta a vida útil dos pneus dos equipamentos de carga e transporte?

Rodízio de pneus

Já no transporte de cargas, os jogos traseiros são os que mais sofrem impactos. De qualquer forma, há uma distribuição desigual das tensões. Então, é natural que alguns pneus se desgastem além dos outros. Para lidar com a situação, o melhor é fazer um rodízio.

O que é vida útil de um pneu?

Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.

Artigo anterior
Qual o melhor dilatador muscular?
Artigo seguinte
O que é a fruta castanhola?