O que é a vida econômica de um bem?

Perguntado por: Matias Batista  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

Vida econômica é o prazo operacional econômico de um bem. Tempo durante o qual existe a possibilidade de exploração econômica.

Qual é a definição de vida econômica patrimonial?

É o número de anos de funcionamento de um elemento do ativo fixo durante o qual a empresa considera o investimento rentável do ponto de vista econômico. O ativo deixará de ser rentável por ser deficiente ou ficar obsoleto.

Qual a diferença entre vida útil e vida econômica de um bem?

Basicamente, a vida útil é definida como o limite máximo possível de uso do bem, enquanto a vida econômica corresponde ao seu tempo de utilização, no qual ele é capaz de produzir o máximo possível e ao menor custo para a empresa (SILVA, NOGUEIRA e REIS, 2015).

Por que é importante saber a vida econômica de um bem?

O tempo de vida útil de um bem influencia nos investimentos que a empresa deve realizar, que por sua vez, interfere diretamente no fluxo de caixa. Sendo assim, é necessário realizar a revisão da vida útil do ativo imobilizado, para analisar seu novo potencial produtivo e assim contabilizar sua nova taxa de depreciação.

Como podemos definir a vida útil econômica?

A vida útil econômica é determinada com base na capacidade do ativo de gerar fluxos de caixa futuros para a empresa, ou seja, pode ser diferente da vida útil fiscal, pois a análise é feita com base na estimativa do período em que o ativo pode gerar benefícios econômicos para a empresa.

DEPRECIAÇÃO - Vida Útil e Vida Econômica

35 questões relacionadas encontradas

Quem define a vida útil de um bem?

É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação.

O que é a vida útil de um produto?

Um ciclo de vida útil do produto é o período de tempo em que um produto é útil e funcional para os consumidores. Prolongar esse ciclo de vida é benéfico tanto para os fabricantes quanto para os consumidores, pois reduz os custos de produção, minimiza o desperdício e ajuda a preservar os recursos naturais.

Como calcular a vida útil de um imóvel?

A depreciação de imóvel é um cálculo contábil que considera que, ao longo dos anos, acontece a perda de valor do bem. Ou seja, os anos diminuem o valor pago no imóvel novo. Para fins tributários, a Receita Federal estabelece que a vida útil do imóvel é de 25 anos e a taxa anual de depreciação é de 4%.

O que é vida útil de um imobilizado?

Para o entendimento do processo é necessário que os seguintes conceitos sejam conhecidos: Vida Útil – (i) é o período de tempo que a empresa espera utilizar um determinado ativo; ou (ii) o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a unidade espera obter pela utilização do ativo.

Como saber a vida útil de um ativo?

A vida útil econômica é determinada com base na capacidade do ativo de gerar fluxos de caixa futuros para a empresa, ou seja, pode ser diferente da vida útil fiscal, pois a análise é feita com base na estimativa do período em que o ativo pode gerar benefícios econômicos para a empresa.

Qual é a vida útil?

Vida útil: é o período no qual um bem novo pode ser considerado útil e proveitoso às suas atividades, não significando, contudo, sua provável duração física.

Como calcular a vida útil de um produto?

Como calcular a vida útil de um produto? Por exemplo, um tablet com 3 anos de duração, se trabalhado 8 horas por dia, durante 253 dias em um ano, tem vida útil de 6.072 horas. O cálculo ficou assim: 3 x (8 x 253) = 6.072. A depreciação é a perda do valor de um bem ao longo dos anos.

Como é realizada a medida da vida útil?

Basicamente é realizado da seguinte forma: suponhamos que um notebook tenha um prazo de vida de 3 anos. Durante um ano, ele foi usado 8 horas por 250 dias. O valor total das horas de uso deverá ser multiplicado pela vida útil. Neste exemplo, o notebook teria uma vida útil de 6.000 horas.

Qual a taxa de depreciação?

Na depreciação linear, a taxa de depreciação é 100% dividida pelo tempo de vida útil do ativo. Assim, se um ativo tem vida útil de 10 anos, sua taxa de depreciação é de 10% ao ano, por exemplo. A partir disso, é possível calcular a depreciação anual de uma ativo, que será descontado na dedução fiscal.

Como avaliar depreciação?

Depreciação anual = (custo de aquisição – valor residual) / anos de vida útil. Para realização deste cálculo, utilizamos o valor da aquisição, que é identificado pela nota de compra e o valor residual, juntamente com os anos de vida útil, que são valores estimados.

Qual a vida útil de móveis e utensilios?

Móveis e utensílios em geral: 10 anos; Veículos em geral: 5 anos; Computadores e periféricos: 5 anos; Ferramentas: 6 anos.

O que o CPC 27 cita sobre a depreciação?

A depreciação é reconhecida mesmo que o valor justo do ativo exceda o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil. A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.

Quais os ativos imobilizados que não sofrem depreciação?

Existem alguns bens que não sofrem depreciação, como os terrenos e as obras de arte. A depreciação se dá a partir da vida útil do bem que se está depreciando. Sendo assim, para cálculo da depreciação é imprescindível o estudo de revisão de vidas úteis.

Quando é considerado imobilizado?

O Ativo Imobilizado é um ativo, pois representa bens duráveis que a empresa possui e utiliza para gerar renda ao longo de sua vida útil, como terrenos, máquinas e softwares. Já o passivo representa as obrigações da empresa com terceiros, como contas a pagar e empréstimos.

Qual a vida útil de um apartamento?

Muitos não sabem, mas qualquer edificação tem seu tempo de vida útil, e os prédios de apartamento, por exemplo a sua de em média, 40 anos.

Qual a vida útil de uma casa?

O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos.

Qual a depreciação de um imóvel?

Nossa legislação prevê uma depreciação de 4% ao ano para imóveis. Isso significa que um imóvel desvaloriza 4% todo ano do ponto de vista fiscal e tributário. Esse percentual se baseia na estimativa de vida útil de 25 anos determinada para imóveis pela Receita Federal.

Qual é o tempo de vida útil de um celular?

podem conter uma vida útil parecida, podendo chegar a durar por até 6 anos, conforme o site. Vale lembrar que isso são apenas estimativas e dependem de vários fatores que já citamos. Além disso, é importante destacar que a vida útil de um celular pode ser influenciada pela evolução tecnológica.

Qual é a diferença entre vida útil e vida econômica de uma máquina ou equipamento?

💡 1 Resposta. A vida útil de um ativo é o período de tempo em que se espera que o ativo seja utilizado pela empresa antes de ser descartado ou vendido. Já a vida econômica é o período de tempo em que o ativo é capaz de gerar benefícios econômicos para a empresa.

Qual é a vida útil de uma bateria?

Pra começar, é importante dizer que a duração da bateria automotiva pode variar bastante, mas geralmente a sua vida útil é de 2 a 5 anos.

Artigo anterior
Como fazer o flash voltar a funcionar?
Artigo seguinte
Qual o nome do jogo que tem o impostor?