O que é a tutela jurisdicional efectiva?
Perguntado por: Hélder Jaime Figueiredo Cunha | Última atualização: 26. Juli 2024Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)
O direito à tutela jurisdicional efetiva traduz a necessidade de uma proteção eficaz que poderá ser concedida por meio de uma sentença transitada em julgado ou por outro tipo de decisão judicial. Assim, não basta assegurar o ingresso ao poder judiciário, mas garantir decisões justas e úteis aos jurisdicionados.
O que é uma tutela jurisdicional efetiva?
O princípio da tutela jurisdicional efetiva é um direito fundamental previsto na Constituição da República Portuguesa (CRP) que implica, em primeiro lugar, o direito de acesso aos tribunais para defesa de direitos individuais, não podendo as normas que modelam este acesso obstaculizá-lo ao ponto de o tornar impossível ...
Em que consiste a tutela jurisdicional?
É possível dizer, de maneira resumida, que a tutela jurisdicional funciona como o amparo do Estado para pacificar, dirimir e, consequentemente, solucionar conflitos por meio da aplicação da legislação a casos concretos para obter um resultado prático do processo.
O que é obter tutela jurisdicional?
A tutela jurisdicional, numa definição sintética, é a função do Estado de dirimir, pacificar e, por conseguinte, resolver conflitos que surgem no seu âmbito de atuação político-jurídico seguindo um procedimento de aplicação de leis aos casos concretos de modo a aproximar-se o máximo possível de um decisum justo.
Quais são os 3 tipos de tutela?
- Tutelas Provisórias no Processo Civil.
- Tutela de Evidência e Tutela de Urgência.
Direito fundamental à tutela jurisdicional efetiva (direito de ação no Neoconstitucionalismo)
Quais são os tipos de tutela jurisdicional?
1) a tutela jurisdicional de cognição ou conhecimento; 2) a tutela jurisdicional de execução; e 3) a tutela jurisdicional de assecuração ou cautelar. Essas três formas de tutela guardam fidelidade com aquela característica "substitutiva" da jurisdição, intermediadora de conflitos e mantenedora da paz e da ordem.
O que diz o artigo 294 do CPC?
A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.
Quem tem direito a tutela jurisdicional?
“Todos podem agir em juízo para tutela dos seus direitos e interesses legítimos.” Na Carta da Alemanha de 1949, denomi- nada Constituição de Bonn, a garantia está locada em seu artigo 1038, que prevê: “Todos têm o direito de ser ouvi- dos legalmente perante os tribunais...”
Quem pede e contra quem se pede à tutela jurisdicional?
Partes. Parte é quem pede e contra quem se pede tutela jurisdicional. A petição inicial deve identificar quem são as partes no processo (art. 319, II).
Quais os requisitos da tutela?
Deste modo, para a concessão da tutela antecipada, o legislador elencou três requisitos: i) probabilidade do direito; ii) perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, e; iii) reversibilidade dos efeitos da decisão.
Quando se aplica a tutela?
Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.
O que quer dizer jurisdicional?
É uma das funções do Estado. A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).
Quando ocorre a tutela?
Para ser tutor de alguém é necessário que aconteça algum fato que acabe gerando a necessidade da tutela, como o falecimento ou ausência dos pais do menor ou a destituição ou perda do poder familiar dos pais em relação ao menor. Essas situações estão previstas no art. 1728 do Código Civil: Art.
O que é decisão de tutela?
É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito. Está regulamentada no livro V do Código de Processo Civil, que trata das “Tutelas Provisórias” e descreve todos os seus tipos e requisitos.
O que acontece quando o juiz concede a tutela antecipada?
Significa que um juiz ou uma juíza permitiu que o autor obtenha antecipadamente algo que foi pedido no processo. De todo modo, a ação continuará tramitando até o seu julgamento final.
Qual recurso cabe contra tutela?
O Recurso Cabível Contra a Sentença que Antecipa a Tutela é a Apelação em Jurisprudência.
Como pedir tutela no meio do processo?
Como pedir tutela de urgência no curso do processo? O requerimento da tutela de urgência pode ser formulado tanto pelo autor, quanto pelo réu (em ações dúplices ou na reconvenção) ou mesmo o Ministério Público.
Qual a diferença de jurisdição e tutela jurisdicional?
Alexandre Cãmara, que nos mostra que a jurisdição é uma das funções do Poder estatal a qual todos os indivíduos, sem distinção, têm direito que seja prestada. Tutela jurisdicional é uma das formas com que o estado assegura, dá proteção a quem seja titular de um direito subjetivo ou outra posição jurídica de vantagem.
Qual a diferença entre prestação jurisdicional e tutela jurisdicional?
Importante é a distinção entre tutela jurisdicional e prestação jurisdicional. A primeira implica essencialmente a efetiva proteção e satisfação do direito. A segunda consiste mais propriamente no serviço judiciário, que se instrumentaliza por meio do processo para a solução da lide.
Quem está sujeito a tutela?
Serão obrigatoriamente sujeitos a tutela, os menores que se encontrem nas seguintes situações, se os pais: houverem falecido; estiverem inibidos do poder paternal quanto à regência da pessoa do filho; estiverem há mais de 6 meses impedidos de facto de exercer o poder paternal, como seja o caso de falta de conhecimento ...
O que diz o artigo 513 do CPC?
513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.
O que diz o artigo 374 do Código de Processo Civil?
É impróprio o magistrado, de oficio, ordenar que a pessoa física prove hipossuficiência. .) _________________________________________________ Art. 374 , do CPC/15 : Não dependem de prova os fatos: IV - em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade.
O que diz o artigo 485 do Código de Processo Civil?
485 inciso I do Novo CPC; Abandono da causa - quando o processo ficar parado por mais de 1 ano por desinteresse das partes, ou quando o autor abandonar a causa, não promovendo as diligências determinadas por mais de 30 dias - conforme incisos II e III do Art.
O que é jurisdicional exemplo?
É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).
Quando se extingue a tutela?
Cessa a condição de tutelado: I - com a maioridade ou a emancipação do menor; II - ao cair o menor sob o poder familiar, no caso de reconhecimento ou adoção.
Quem tem retardo mental leve tem direito ao Loas?
Quem usa ativador de cachos precisa usar creme de pentear?