O que é a taxa de desconto do VPL?

Perguntado por: William Paiva de Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (70 avaliações)

A Taxa de Desconto do VPL (Valor Presente Líquido) ou TMA (Taxa Mínima de Atratividade) é a taxa de rendimento que indica o mínimo que um investidor aceitaria ganhar quando faz um investimento.

Qual é a taxa de desconto?

A taxa de desconto é o indicador utilizado para comparar o retorno de um determinado investimento, seja em títulos, seja na compra de uma empresa ou apenas de suas ações. Ele está relacionado ao estudo de viabilidade econômica de um negócio e não deve ser confundida com o retorno do investimento (ROI).

O que é taxa de desconto de uma empresa?

A Taxa de Desconto consiste em um indicador utilizado para comparar o retorno de determinado investimento, ela também pode ser calculada a partir do WACC. Durante o processo de valuation de empresas são utilizados diversos indicadores financeiros que são essenciais para determinar as suas condições.

Qual taxa usar na VPL?

O cálculo do VPL é feito atualizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor atual. Na fórmula se utiliza uma taxa de desconto que pode ser a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).

O que é VPL para que serve?

Para que serve o VPL? O Valor Presente Líquido é utilizado para medir a viabilidade econômica de um projeto, sendo um dos métodos mais confiáveis e práticos para esse tipo de análise. Quando comparamos com outros métodos de análise, esse método se destaca do ponto de vista econômico.

Valor Presente, VPL, Taxa de Desconto, TMA, Valor Futuro, TIR

31 questões relacionadas encontradas

Por que o cálculo VPL é necessário?

Para que serve o VPL? O VPL é um cálculo utilizado para que sua empresa entenda se determinado investimento que ela pretende fazer é viável ou não. Ou seja, é com ele que sua empresa definirá se aplicar determinada receita em um projeto futuro trará retorno ou se o investimento será deficitário — e, portanto, inviável.

Para que serve o VPL e TIR?

VPL e TIR. O Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno permitem analisar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, a partir das estimativas dos investimentos iniciais e retornos futuros (fluxos de caixa).

Como calcular VPL exemplo?

Fórmula do VPL

Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).

Como funciona o método de cálculo do VPL?

Para calcular o VPL, utiliza-se o valor do investimento inicial, o período de análise, a estimativa de entrada de caixa para cada período, a taxa de desconto, as entradas de caixa já descontadas e, por fim, a soma das entradas descontadas menos o investimento inicial.

Como analisar o VPL?

Interpretando o resultado do cálculo de VPL
  1. VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável;
  2. VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável;
  3. VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

O que é fator de desconto?

Se o preço de uma mercadoria deve ser diminuído em 20%, o fator multiplicador é 0,80, pois 100% menos 20% é igual a 80%. Logo 0,80 é chamado fator de desconto (ou redução).

O que é taxa de desconto no fluxo de caixa?

Por meio do Fluxo de caixa descontado, é possível trazer, para o presente – mediante uma taxa de desconto – o fluxo de caixa futuro da sua empresa. Esta taxa de desconto costuma ser composta por todos os custos do capital e pelos riscos do empreendimento.

Quanto maior for a taxa de desconto?

É fácil entender que quanto menor forem as taxas de desconto maior será o preço justo, e quanto maior a taxa de desconto menor.

Como calcular a taxa do desconto?

Na prática, a taxa de desconto é composta pela média de todos os custos de recursos utilizados pela empresa ponderados pelo montante correspondente a cada recurso. Para calcular esse indicador, basta utilizar a fórmula: WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) x (1-IR)

Como calcular o desconto?

Para calcular porcentagem de desconto basta você pegar o valor sem desconto (V) do produto e multiplicar pela porcentagem (%). Para obter o valor final com desconto (Vf), pegue o valor sem desconto (V) e subtraia pelo resultado da conta anterior, que é o valor descontado (Vd).

Como calcular a taxa de desconto simples?

A = N – d, lembrando que d = N * i * n. É importante ressaltar que as operações de desconto comercial devem ser efetuadas em períodos de curto prazo, já que em períodos longos o valor do desconto pode ser maior que o valor nominal do título.

Por que o VPL é considerado um método superior de avaliação dos fluxos de caixa de um projeto?

Isso ocorre porque deve ser considerado o valor do dinheiro no tempo! O VPL é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a taxa mínima de atratividade (TMA) da empresa ou projeto.

Como calcular taxa de desconto ajustada ao risco?

O beta é calculado dividindo a covariância entre o retorno do ativo e o retorno no mercado pela variação nos retornos no mercado. Esta fórmula calcula a relação entre os retornos do investimento e os retornos do mercado.

Como calcular a taxa de desconto de um fluxo de caixa?

Para calcular o fluxo de caixa descontado é necessário considerar a taxa de desconto, que é composta pelos custos do capital e pelos riscos do empreendimento, e a estimativa do fluxo de caixa. Sendo assim, o fundo de caixa descontado é o valor que sua empresa irá gerar no futuro, com o desconto dos riscos e do tempo.

Como calcular taxa de desconto fluxo de caixa?

Cálculo do fluxo de caixa descontado

A = representa o resultado do cálculo A = (1 + g) / (1 + r), g = taxa de crescimento. r = taxa de desconto.

Como fazer valuation por Fluxo de Caixa Descontado?

A fórmula que usaremos para calcular o valuation através do método FCD é a seguinte: FCD = FC1 / (1+r)¹ + FC2 / (1+r)² + FC3 / (1+r)³ … O FCD é a soma de todos os fluxos de caixa descontados futuros que a sua empresa deverá produzir. FC é o fluxo de caixa total para um determinado ano.

Como calcular o fator?

Veja as fórmulas referentes ao fator de multiplicação.
  1. Fator de multiplicação para aumento.
  2. Fator de multiplicação = 1 + taxa de aumento / acréscimo / inflação.
  3. Fator de multiplicação para desconto.
  4. Fator de multiplicação = 1 – taxa de desconto / diminuição / decréscimo.

O que é um fator multiplicador?

Segundo ele, além da regra de três, é possível usar o fator multiplicativo para calcular o aumento de valor de uma certa porcentagem. Esse fato, equivalente a um mais a porcentagem, pode ser descoberto ao calcular o valor inicial e o valor final da equação.

Artigo anterior
Qual é a função do sistema esquelético e muscular?
Artigo seguinte
Qual tipo de pedra para bancada é mais barato?